fbpx

Como estimular a motivação para estudar no seu filho 

motivação para estudar

O sucesso escolar dos estudantes depende, em boa parte, da motivação para estudar. Ao longo dos ciclos de estudo, o trabalho autónomo tende a ser mais exigente, exigindo aos alunos maior dedicação e resiliência. 

Despertar a motivação para estudar no aluno é um processo que deve começar cedo. É natural haver altos e baixos ao longo do percurso escolar. Sobretudo na adolescência, há fatores que podem prejudicar o foco nos estudantes, sendo fundamental haver uma presença atenta de pais e agentes educativos. 

Por outro lado, sendo fundamental que os miúdos desenvolvam competências de estudo, também é importante garantir condições para isso. O contexto no qual a criança ou adolescente se enquadra é determinante na motivação para estudar. 

Desse modo, a motivação para o estudo não depende apenas de fatores endógenos. É essencial que toda a dinâmica social e escolar em que o aluno se insere também fomente essa vontade e gosto pelo estudo. 

 

O que distingue um aluno motivado para o estudo

A motivação para estudar do aluno é, como se viu, um fator que contribui para o sucesso escolar. Esta predisposição é determinante no processo de ensino/aprendizagem, pois estimula o interesse e a curiosidade pelo conhecimento. 

Assim, um aluno motivado para o estudo: 

  • Envolve-se mais nas tarefas e dinâmicas escolares; 
  • É mais proativo na procura de novos conhecimentos e soluções para as dificuldades; 
  • Tem maior curiosidade face a novos saberes; 
  • É mais seguro perante os desafios que se lhe colocam; 
  • Tem mais ambição e capacidade para se projetar no futuro; 
  • Consegue desenvolver mais competências nos diversos domínios. 

 

3 Fatores fundamentais que motivam o estudo

Há um conjunto de fatores que contribuem para a motivação do aluno para estudar. Todos eles se inter-relacionam e influenciam decisivamente o rendimento e a postura da criança ou adolescente face ao estudo. 

 

1. Realidade escolar

Os métodos pedagógicos, bem como toda a dinâmica escolar e educativa, têm um papel fulcral no modo como os alunos se envolvem no estudo. Estratégias pedagógicas apenas centradas na transmissão do saber, tendem a desmotivar as crianças e adolescentes.  

Por outro lado, dinâmicas pedagógicas inovadoras, ajustadas às realidades atuais e que encaram o aluno como ator, geram mais interesse e motivação. 

 

2. Ambiente familiar

O envolvimento dos pais no processo de ensino/aprendizagem do aluno contribui para uma maior e melhor envolvência das crianças ou adolescentes no estudo. O interesse e proximidade ao percurso escolar, bem como a confiança e demonstração de apoio, são fatores preponderantes neste processo. 

 

3. Características individuais do aluno 

As características pessoais da criança ou adolescente têm também um papel determinante na motivação para estudar. Ao longo do tempo, por diversos fatores, a dedicação para o estudo pode variar.  

Se tem filhos, com certeza que já verificou que os jovens atravessam fases de mais ou menos motivação para estudar. Tudo isso é normal e faz parte do processo de desenvolvimento psicossocial dos miúdos.  

 

5 Dicas para criar motivação para estudar no seu filho

Para ajudar a motivar os seus filhos para o estudo, indicamos-lhe algumas dicas que podem ser úteis. 

 

1. Aposte no reforço positivo

Uma linguagem positiva promove a resiliência e a motivação para estudar. Mesmo nos resultados menos bons, adote um discurso compreensivo e dê pistas para ajudar a criança a fazer melhor no futuro. 

  

2. Demonstre apoio e disponibilidade 

Pais envolvidos no processo educativo e escolar dos filhos transmitem mais confiança e segurança. Saberem que podem contar com os progenitores nas tarefas escolares, dá aos jovens mais motivação para estudar. 

 

3. Garanta boas condições para o estudo

Disponibilizar as melhores condições possíveis para a criança estudar é um fator importante para que ela se envolva mais neste trabalho.  

Em casa, garanta os recursos e meios para o aluno poder dedicar-se ao estudo. Relativamente à escola, opte por uma onde a criança se sinta feliz e que lhe proporcione as melhores oportunidades para aprender.  

 

4. Ajude no desenvolvimento de estratégias de gestão do estudo

A boa gestão do tempo e das tarefas escolares é muito importante. Desse modo, ajude o seu filho a adotar boas estratégias no estudo. Um trabalho mais organizado e menos confuso faz com que a criança tenha mais motivação e vontade de estudar. 

 

5. Apoie a criança a projetar e a refletir em relação ao futuro

Incite o seu filho a refletir acerca do futuro. Incentive-o a traçar metas e objetivos, pois é uma forma de definir caminhos para os atingir. Este trabalho pode ser um excelente fator de motivação para estudar. 

 

Gostaria de saber mais sobre estes assuntos e ler outros conteúdos com sugestões e dicas para promover o sucesso escolar do seu filho? No blog do Externato Champagnat encontra vários artigos sobre este tema. Subscreva-o e acompanhe todas as novidades. 

 


 

Deixe uma resposta