fbpx

6 Benefícios dos campos de férias para os seus filhos 

campos de férias

Os campos de férias são uma ótima solução para ocupar os filhos após o final do ano letivo. A tão esperada interrupção letiva do verão representa, para grande parte dos pais, uma nova preocupação. Encontrar a melhor opção para preencher os tempos livres dos mais novos nem sempre é fácil. 

Há uma grande variedade de ofertas neste setor e os campos de férias são uma dessas opções, podendo ser dinamizados por instituições de caráter diferenciado. Incluem atividades para todos os gostos e diferentes idades, portanto fazem as delícias dos mais pequenos e deixam os pais mais sossegados. 

Os campos de férias destinam-se a crianças e jovens com idades entre os 6 e os 18 anos. Os seus programas de atividades assentam em modelos de educação não formal e informal, com dinâmicas de caráter educativo, cultural, desportivo e recreativo. Podem ter a opção residencial ou não, obedecendo em cada caso a legislação específica. 

 

Atividades para todos os gostos!

 

Os campos de férias podem ser organizados em diferentes áreas de atividade. A variedade é grande, o que permite aos pais e aos filhos elegerem a solução que mais lhes agradar.  

Assim, enumeramos algumas dessas vertentes para que, em conjunto com o seu filho, encontre a melhor opção. 

 

  • Campos de férias desportivos

Este tipo de oferta inclui um grande número de atividades desportivas. Podem ser organizadas ações em torno de uma única modalidade (como no caso dos clubes de futebol) ou de várias. Normalmente, são clubes desportivos a organizar este género de iniciativas infanto-juvenis. São bastante comuns e costumam ser do agrado de crianças e adolescentes com maior apetência pelo desporto. 

 

  • Campos de férias na natureza

Como o próprio nome indica, este tipo de proposta está relacionada com dinâmicas ligadas à fauna e à flora. As atividades decorrem maioritariamente ao ar livre e podem ser muito variadas. Existem quintas que organizam este tipo de campos de férias, permitindo às crianças um contacto mais próximo com a natureza. 

 

  • Campos de férias na praia

Dadas as características geográficas do nosso país, existe uma grande oferta de campos de férias na praia. Para além dos benefícios da proximidade com o mar, as atividades mais comuns estão relacionadas com o surf e o bodyboard. 

 

  • Campos de férias de aventura

Recentemente, têm aumentado os campos de férias com programas de atividades radicais para os mais pequenos. As entidades promotoras disponibilizam atividades e equipamentos apropriados às diferentes idades, para que todos aproveitem os dias de verão da melhor forma e em segurança. 

 

  • Campos de férias universidade júnior

No período das férias de verão algumas universidades organizam atividades para as crianças e adolescentes. Professores e alunos universitários participam em diferentes ações sobre várias áreas do conhecimento científico, apresentando-as aos mais pequenos de forma lúdica e divertida. 

 

6 Benefícios de frequentar um campo de férias

 

Como já foi referido, os campos de férias oferecem muitas vantagens e contribuem para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Além disso, constituem experiências significativas para o seu crescimento. Destacamos 6 dos seus benefícios. 

 

1. Proporcionam novas experiências

Os campos de férias permitem aos mais pequenos conhecer diferentes realidades e fazer novas aprendizagens. Na maioria das vezes, representam experiências nunca antes vividas, tendo por isso um papel importante no seu desenvolvimento. 

 

2. Promovem o desenvolvimento social

Nos campos de férias, os seus filhos conhecem novas pessoas, fazem novas amizades e estabelecem laços com crianças e adolescentes de outras realidades e contextos. Este é um aspeto essencial para o seu desenvolvimento psicossocial. 

 

3. Fomentam a autoestima e a autonomia

O desenvolvimento da autoestima é muito importante, tanto para as crianças como para os adolescentes. Estas atividades de verão estimulam a autoconfiança dos mais novos, o que contribui para aumentar também a sua autonomia e potenciar o crescimento. 

 

4. Permitem desenvolver competências

Muitas vezes, passar um longo período longe da família representa um desafio para os mais novos. Competências como a autonomia, o trabalho de equipa ou a perseverança são desenvolvidas ao frequentarem este tipo de atividades de verão. 

 

5. Estimulam o desenvolvimento físico e mental

Atualmente, há uma preocupação crescente em reduzir o sedentarismo nas crianças e jovens. O período do verão é ideal para contrariar essa tendência e os campos de férias podem contribuir para isso de forma positiva. São muito benéficos para estimular tanto a atividade física como a mental.  

 

6. São experiências significativas

Frequentar campos de férias é normalmente uma experiência enriquecedora para qualquer criança. Os dias são cheios de atividades e de momentos divertidos, proporcionando histórias e memórias que podem tornar-se inesquecíveis. É neste tipo de enquadramento que se aprendem lições valiosas para toda a vida.   

 

Ocupar da melhor forma o tempo dos seus filhos durante as férias é uma preocupação para si? Subscreva agora o nosso blog onde encontrará outras dicas úteis para as interrupções letivas! 

 


 

Deixe uma resposta