fbpx

Entenda a importância de brincar para as crianças! 

importância de brincar

Já refletiu sobre a importância de brincar para o desenvolvimento saudável das crianças? A brincadeira e os momentos educativos informais são preciosos no crescimento dos mais pequenos. 

Se reparar, o dia a dia do seu filho é preenchido por momentos formais, que ocupam uma grande parte do tempo da criança. Isto acontece porque existe a ideia de que o desenvolvimento e a aprendizagem dependem desses contextos carregados de maior rigor. 

Porém, é importante realçar que, durante os momentos informais, acontece o maior número de aprendizagens significativas. A brincadeira é, desse modo, o espaço de eleição para as crianças terem um melhor entendimento do mundo e aplicarem o conhecimento adquirido noutros contextos educativos. 

Compreendemos a importância de brincar, quando percebemos que, nesses momentos, a criança tem a possibilidade de sociabilizar livremente. É um espaço para aprofundar relações sociais com amigos e colegas da escola, mas também com a família, como os primos ou os irmãos. 

Como proporcionar momentos de brincadeira ao seu filho

Uma reflexão relativamente ao quotidiano das crianças mostra que o tempo que estas têm para brincar livremente não é muito. Acresce o facto de muitos casais optarem por ter filho único, limitando o convívio com outras crianças fora do núcleo familiar. 

Nesse sentido, é importante criar formas para contornar esta limitação. Explore outros contextos, onde a criança tem possibilidade de brincar acompanhada: 

  • Recreios escolares – Apesar de o recreio escolar estar inserido num contexto educativo formal, é um espaço que valoriza a importância de brincar. Neste local, as crianças conseguem desenvolver muitas relações sociais, estimular a criatividade e a imaginação; 
  • Parques urbanos – Muitos espaços urbanos dispõem de parques e jardins com equipamentos para as crianças brincarem. Além de possibilitarem aos habitantes o contacto com a natureza, disponibilizam algumas diversões para os mais pequenos. Nestes locais, é normal haver uma concentração de crianças, sendo por isso um ótimo local para os miúdos sociabilizarem; 
  • Vizinhança – Normalmente, é na vizinhança que as crianças encontram os melhores parceiros de brincadeira. É importante brincar na rua, desde qua existam condições de segurança e a supervisão de um adulto; 
  • Encontros familiares – Os encontros familiares são uma boa oportunidade para as crianças brincarem com os primos, e até mesmo com outros miúdos. Desse modo, se tem uma família alargada, com filhos pequenos, faça com que os encontros sejam mais regulares, para que esta relação entre os mais novos seja significativa.

Qual a importância de brincar com amigos?

Ter tempo e oportunidade para brincar não é suficiente para a criança. É fundamental que estes momentos não sejam solitários, mas partilhados com os pares. 

Descubra 5 motivos que reforçam a importância de brincar acompanhado. 

1. Desenvolve as competências sociais

As horas passadas com amigos e/ou os primos têm um papel muito importante no desenvolvimento social dos mais novos. É entre brincadeiras que se ganham competências e fortalecem relações.  

2. Estimula a partilha e o altruísmo

Quando as crianças têm parceiros de brincadeira, são obrigadas a partilhar espaços e brinquedos. Não podemos negar a importância de brincar no desenvolvimento de valores como a partilha e a generosidade.  

3. As brincadeiras são mais estimulantes

Brincar livremente é determinante para as crianças desenvolverem a criatividade e dar asas ao seu imaginário. Se o fizerem acompanhadas, estes aspetos ganham ainda mais relevância, pois há maior possibilidade de troca de papéis e mais perspetivas no processo imaginativo, que tornam as brincadeiras mais estimulantes.  

4. Contribui para aumentar a autoestima e a segurança

Os amigos e os primos são figuras com quem a criança estabelece os primeiros vínculos fora do núcleo familiar. Estas figuras são fundamentais para os pequenos começarem a criar outras relações, para além de quem coabita com eles. Contudo, é importante que sejam os miúdos a definirem quem são os seus amigos ou parceiros de brincadeira e não os pais. É importante brincar com parceiros, pois proporciona aos miúdos o desenvolvimento da sua autoestima e segurança. 

5. Constroem-se memórias inesquecíveis

Quem é que não tem uma memória de infância ou adolescência de episódios com amigos ou primos? Não deve haver ninguém que não se lembre de uma situação vivida nas brincadeiras de infância, sobretudo com os seus pares. A importância de brincar acompanhado deve ser valorizada, pois é uma fonte de boas memórias e aprendizagens que perduram para a vida.  

Quer saber mais sobre a importância de brincar na infância? Subscreva o nosso blog e conheça as nossas dicas sobre este tema. 


 

Deixe uma resposta