fbpx

6 Rotinas a preparar antes do início do novo ano letivo!

novo ano letivo

Nas férias de verão, muitas das rotinas do período escolar perdem-se. O início do novo ano letivo representa uma dificuldade para as crianças, pois implica uma readaptação à dinâmica das aulas.

Porém, há crianças que anseiam o início da escola para encontrar os amigos e voltar às rotinas escolares. Normalmente, nestes casos, a readaptação é simples, não havendo grandes problemas no retorno às atividades letivas.

É sobretudo quando há transformações consideráveis, como mudanças de escola, ciclo ou residência, que a assimilação das novas rotinas pode ser mais difícil para as crianças.

De maneira geral, em todos os casos, o ideal é umas semanas antes do início do novo ano letivo trabalhar algumas rotinas para tornar o processo mais simples. Nos casos em que as mudanças relativas ao ano anterior sejam mais significativas, é importante dar maior atenção.

 

6 Rotinas para acautelar antes do início do novo ano letivo

Com o início das aulas, a rotina familiar muda drasticamente. E não é só para a criança que estas mudanças são significativas. Pais e restante família têm de se readaptar ao regresso das aulas. Fique com os principais aspetos a preparar antes de a escola iniciar.

 

1. Rotinas de sono

O sono é um fator muito importante para o desenvolvimento das crianças. Durante as férias, é normal que estas rotinas se alterem, nomeadamente na hora de deitar e de levantar. Nesse sentido, antes do início do novo ano letivo, implemente os horários normais em tempo escolar. É fundamental que os mais pequenos cheguem ao início das aulas já com uma boa rotina de sono, de modo a facilitar o regresso à escola.

 

2. Rotinas alimentares

É normal que as rotinas alimentares se alterarem durante as férias. Os horários ou o tipo de comida costumam mudar e, por vezes, causam dificuldades de adaptação com a entrada no novo ano letivo. Pode ainda ser mais problemático quando a criança muda de escola e/ou ATL.

Desse modo, antes de as aulas iniciarem, tente perceber quais as dinâmicas dos lanches, do almoço e as ementas disponíveis. É importante que, uns dias antes, a criança vá adotando as rotinas alimentares. Não se esqueça também de acautelar eventuais restrições alimentares do seu filho na escola.

 

3. Rotinas de estudo

Com a interrupção letiva do verão, há a tendência de as crianças perderem hábitos de estudo. Embora as escolas dediquem as primeiras aulas para testes de diagnóstico e revisão de alguns conceitos, é importante que no início do novo ano letivo o aluno já tenha algumas rotinas de estudo.

Assim, uma ou duas semanas antes de as aulas começarem, estimule o seu filho a fazer alguns exercícios do ano anterior. Outra estratégia que costuma agradar aos mais pequenos é explorar os novos livros escolares.

 

4. Rotinas sociais

É natural que com as férias as crianças vão perdendo o contacto com os amiguinhos da escola.

No caso dos adolescentes, estes vão conseguindo manter o contacto através das redes sociais.

Antes de o novo ano letivo iniciar, estimule nos seus filhos a ligação com os colegas de escola. Estas rotinas sociais são também fundamentais para o bem-estar das crianças e, desse modo, é importante dar espaço para que estas aconteçam.

 

5. Rotina de gestão das tarefas diárias

Durante as férias, a preocupação com a gestão do tempo é muito reduzida. Neste período, as crianças acabam por não ter grandes responsabilidades relativamente às suas tarefas. No entanto, deve estimular essa autonomia para que o período letivo seja mais organizado e fácil de gerir.

Como tarefas, incentive a criança para fazer o seu calendário anual, onde possa apontar os testes, trabalhos e TPC. Pode também organizar os cadernos, os livros e o material para o novo ano letivo.

 

6. Rotina de acompanhamento da criança

Com o novo ano letivo prestes a começar, há rotinas que cabem aos pais. Uma delas é o acompanhamento do percurso educativo dos filhos. Esta é uma tarefa exigente para os progenitores, mas muito importante para o sucesso escolar da criança.

 

O novo ano letivo está aí à porta. Para que seja vivido com tranquilidade, siga as nossas dicas. Para mais conselhos, subscreva o nosso blog!

 


 

Deixe uma resposta