fbpx

7 Dicas para passar umas férias em família descontraídas 

Férias em família

Para a grande maioria das famílias, o verão é a oportunidade ideal para fugir à rotina e ao stress do quotidiano. As férias em família são o escape para relaxar e criar momentos divertidos, sobretudo, quando se tem filhos. 

Organizar férias em família, dependendo, claro, do tamanho desta, implica sempre alguma logística. O facto de haver filhos já é, por si só, um fator que torna a organização mais complexa. Desse modo, uma boa preparação é fundamental para que tudo corra da melhor maneira. 

 

7 Dicas para umas férias em família tranquilas

Quanto mais numerosa for a família, e mais pequenas forem as crianças, mais complexa será a logística das férias em família. Nesse sentido, deixamos alguns conselhos para organizar estes momentos de modo a que todos possam aproveitar as férias ao máximo. 

 

1. Defina um destino adequado à sua família 

O destino da viagem tem um peso determinante nas férias em família. Ao definir um local para a estadia e os pontos a visitar, é importante que estes se adequem aos mais novos.  

As férias representam também um momento para os mais pequenos relaxarem, por isso, deve procurar sítios que vão ao encontro das preferências deles. O fator idade é, normalmente, determinante para avaliar este ponto, no entanto, para que a escolha seja acertada, envolva os seus filhos neste processo. O importante é que todos se consigam divertir e relaxar. 

 

2. Determine em conjunto os pontos de interesse a visitar

Depois de decidir o destino, defina locais de interesse a visitar, de modo a rentabilizar o tempo disponível. Quer opte por praia, piscina ou cultura, faça uma boa pesquisa prévia.  

Com certeza que já aconteceu ir de férias em família e ter momentos sem saber o que fazer, deixando os mais pequenos entediados. Assim, envolva os filhos neste processo e tenha em conta as sugestões e preferências deles. 

 

3. Faça uma checklist das coisas a levar

Antes de partir de férias em família, já com o destino determinado e os pontos de interesse a visitar, faça uma checklist das coisas a levar.  

Se tem filhos pequenos, esta lista tem ainda maior importância, pois há coisas que não podem mesmo faltar na mala. Nesse sentido, uns dias antes, vá anotando tudo o que é necessário, para que, na altura de preparar a mala, nada fique esquecido. 

 

4. Faça pausas durante a viagem

O calor, combinado com viagens longas, provoca fadiga e aborrecimento, sobretudo nas crianças mais pequenas. Na hora de fazer o plano de viagem, tenha em conta algumas pausas. Aproveite para introduzir pontos de interesse ao longo do percurso, até chegar ao destino final. 

 

5. Consulte as condições climatéricas e tenha sempre um plano B

Não haverá nada pior do que planear umas férias em família e as condições climatéricas porem tudo em causa.  

Como normalmente as reservas são efetuadas com algum tempo de antecedência, torna-se difícil antecipar o estado do tempo. Desse modo, para que a viagem não seja em vão, tenha sempre um plano B com outras atividades para realizar.  

 

6. Modere o uso dos gadgets

Quando vai de férias em família, o mais importante é sair da rotina, aproveitando o tempo com os seus familiares de forma divertida e descontraída.  

Estes momentos são muito importantes para as crianças, pois é aqui que são criadas muitas memórias de infância. Para isso, tendo em conta a importância que as novas tecnologias têm na vida das pessoas atualmente, tente reduzir ao máximo o uso dos gadgets, tanto da parte dos mais pequenos, como também dos adultos. 

 

7. Aposte mais na diversão

As férias em família são provavelmente a melhor oportunidade para passar momentos inesquecíveis com os filhos.  

Nesse sentido, embora seja importante definir regras, tente promover um ambiente descontraído, sem aquelas rotinas que tanto aborrecem durante o ano. Aproveite para fazer atividades ou brincadeiras em conjunto e divirta-se com os mais pequenos. 

 

Se pretende ter umas férias em família e procura outros conselhos sobre como as organizar, subscreva o blog do Externato Champagnat. Vai encontrar diferentes atividades para realizar nestes períodos, locais para visitar e outras dicas importantes para que tudo corra pelo melhor. 

 


 

Deixe uma resposta