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Crianças na praia: Como preparar 5 snacks saudáveis 

crianças na praia

Com a chegada das férias de verão, passar os dias com as crianças na praia ou na piscina é um dos passatempos preferidos dos mais novos. Porém, estes momentos implicam uma boa organização familiar, sobretudo, com filhos mais pequenos. 

Brinquedos, protetor solar, mudas de roupa e lanches, são alguns dos elementos obrigatórios para passar um dia com as crianças na praia. Quem tem filhos sabe que uma boa logística é determinante para um dia tranquilo e divertido. 

Mas é na alimentação que reside, talvez, o ponto mais importante desta equação. Por um lado, é fundamental organizar lanches e/ou refeições do agrado da criança, por outro é importante que os mesmos sejam saudáveis e adequados a esta altura do ano. 

 

4 Alimentos menos recomendáveis para as crianças na praia

 

É natural que, com as brincadeiras na areia e na água, as crianças na praia tenham mais apetite. Nestes momentos, a tentação por lambarices é maior e, nestes locais a oferta até costuma ser grande com as famosas bolinhas de Berlim, as batatas fritas ou os refrigerantes. 

Numa alimentação saudável, estes alimentos só muito esporadicamente devem ser dados aos mais pequenos. Sobretudo no tempo quente, o excesso de açúcares e de gorduras saturadas tem impactos negativos na saúde dos mais pequenos. 

Estes são 4 alimentos que não devem fazer parte da lancheira da praia: 

  • Refrigerantes – As bebidas açucaradas não devem ter lugar na lancheira do seu filho quando vai para a praia. Ao sol, o risco de desidratação é grande, sobretudo quando são ingeridas bebidas desadequadas. 
  • Bolos e doces – Quando as crianças estão na praia, os bolos e doces não são a melhor opção para uma alimentação saudável. Evite estes alimentos, pois são muito ricos em açúcar e gorduras. 
  • Batatas fritas ou outros snacks salgados – Os alimentos salgados são uma péssima solução para alimentar as crianças na praia. Além dos riscos associados ao sal, são muito ricos em gorduras e aumentam a sensação de sede. 
  • Comidas com cremes e molhos – Alimentos com cremes e molhos devem ser evitados. Por um lado o seu valor nutricional na alimentação da criança é baixo. Por outro, com o calor, há o risco de se deteriorarem.  

 

5 Sugestões de snacks e lanches saudáveis para as crianças na praia

 

1. Sandwich de fiambre e hortícolas

Esta é uma boa sandwich para oferecer às crianças na praia, por ser nutritiva e saudável. Há várias alternativas para a preparar, de acordo com as preferências da criança. Vai necessitar de: 

  • Pão de mistura; 
  • Uma fatia de fiambre de peru ou frango; 
  • Hortícolas, como tomate, milho, alface, beterraba, couve roxa, pepino, cenoura, entre outros (escolha 2 ou 3 destes ingredientes que sejam do agrado do seu filho). 

Nesta sandwich é importante evitar molhos, como maionese, mostarda ou ketchup. Para além de não serem opções saudáveis, há sempre o risco de se deteriorarem. A criança pode acompanhar a sandwich com um iogurte líquido, por exemplo.  

 

2. Salada de massa, brócolos e feijão vermelho

Esta receita é indicada caso pretenda passar o dia inteiro com as crianças na praia. É uma ótima solução para o almoço e muito simples de preparar. Como ingredientes necessita de: 

  • Massa (fusilli, penne ou equivalente); 
  • Brócolos; 
  • Feijão vermelho (pode ser enlatado); 
  • Tomate; 
  • Couve roxa; 
  • Ervas aromáticas. 

Coza a massa e os brócolos, escorra bem e misture com o feijão vermelho, também escorrido. Corte o tomate e adicione-o à mistura. Junte por fim a couve roxa laminada. Tempere tudo com ervas aromáticas e um fio de azeite. 

 

3. Wraps de frango, milho, cenoura e tomate cherry

Se pretende um snack completo, esta receita de wraps com tomate cherry, frango, cenoura e milho vai fazer as delícias das crianças na praia. É muito fácil de preparar, necessitando apenas de: 

  • Discos de massa de wrap integral; 
  • Bifes de peito de frango; 
  • Tomate cherry;
  • Cenoura ralada; 
  • Milho. 

Para a preparação, corte os bifes de frango em tiras finas e de seguida tempere com sal e limão. Numa frigideira, coloque um pouco de azeite e grelhe as tirinhas. Corte o tomate cherry aos pedaços e rale a cenoura. No wrap, coloque o frango já salteado, o tomate, a cenoura e o milho. Basta enrolar e está pronto! 

 

4. Espetadas de frutas com queijo

As frutas, além dos benefícios nutritivos que apresentam, são uma ótima forma de complementar a hidratação. Desse modo, uma boa maneira de cativar os mais pequenos a comer fruta, é fazer espetadas com estes alimentos.  

Como ingredientes pode usar frutas variadas, nomeadamente, da época e um queijo com baixo teor de gordura. 

Escolha 3 ou 4 frutas e o queijo e parta-os em pedaços. Depois, com uns palitos de madeira próprios para o efeito, vá criando as espetadas. Tente fazer jogos de cores, pois ficam mais apelativas para as crianças. 

 

5. Bolachas de aveia e banana

Uma excelente solução para saciar as crianças na praia são estas bolachas caseiras, simples de preparar. Os únicos ingredientes necessários são:  

  • 3 bananas maduras; 
  • 150g de flocos de aveia;  
  • 1 ovo; 
  • Uma pitada de canela.  

Misture tudo até obter uma massa consistente e distribua em colheres de sopa sobre papel vegetal. Leve ao forno previamente aquecido a 180° C por 15 minutos para cozer as bolachas. 

 

Estas são algumas das nossas sugestões para que possa criar refeições saudáveis e apetitosas para as crianças nos dias de praia. Para ter acesso a mais sugestões sobre alimentação infantil, subscreva o nosso blog. 

 


 

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