fbpx

6 Sugestões de jogos tradicionais para crianças

jogos tradicionais crianças

O desenvolvimento motor e cognitivo das crianças depende, em boa parte, dos momentos dedicados a jogos e brincadeiras. No período da infância e adolescência, uma grande parte do tempo deve ser dedicada ao lazer, sendo os jogos tradicionais para crianças uma ótima forma de proporcionar bons momentos de diversão.

A cultura portuguesa é rica em vários tipos de jogos tradicionais para crianças. Tanto nas escolas como nos jardins-de-infância, estes são bastante utilizados pelos profissionais de educação para estimular muitas competências nos mais pequenos.

A grande vantagem dos jogos tradicionais para crianças é que não necessitam de recursos muito complexos. Facilmente, com materiais comuns, é possível proporcionar bons momentos aos mais pequenos. Estas brincadeiras podem acontecer em qualquer lugar, inclusivamente em casa.

 

A importância da brincadeira para as crianças

A atividade de brincar é das mais importantes para os mais pequenos. No crescimento das crianças, os momentos educativos não formais têm uma relevância determinante para um desenvolvimento saudável e rico.

O dia a dia dos mais pequenos deve reservar algum tempo para atividades lúdicas. As atividades educativas formais devem ter uma presença equilibrada no seu quotidiano.

Dessa forma, as famílias devem procurar manter um equilíbrio entre os momentos formais e informais, de modo a não saturar os filhos com atividades demasiado guiadas. Estes devem ter tempo para brincar de forma livre e espontânea. É nestes momentos que os jogos tradicionais para crianças constituem uma ótima opção.

Deixamos algumas das vantagens da dinamização de jogos tradicionais com as crianças:

  • São simples de organizar, não necessitando de muitos recursos;
  • Estimulam na criança o desenvolvimento de várias competências: cognitivas, físico-motoras, linguísticas e sociais;
  • Mantêm viva a cultura portuguesa dos jogos tradicionais para crianças;
  • Constituem uma ótima forma para as famílias partilharem com os mais novos como foi vivida a sua própria infância;
  • Contrariam a tendência atual para o sedentarismo, muito devido ao uso excessivo das novas tecnologias.

 

6 Jogos tradicionais para crianças que pode fazer em casa

Há muitas formas de passar bons momentos com os seus filhos em casa. Estas ocasiões são fundamentais para os pequenos criarem boas memórias de infância, sendo os jogos tradicionais para crianças uma ótima solução.

Deixamos-lhe 6 ideias para criar momentos de diversão e lazer em família.

 

jogo da colher

1. Jogo da colher

Materiais: Colheres, bolas de ping-pong ou batatas pequenas.

Descrição da atividade: Este jogo pode ser feito dentro ou fora de casa. Basta criar um circuito que os participantes, segurando a colher na boca com a bola (ou uma pequena batata equilibrada), devem percorrer sem deixar cair. Caso ela caia no chão, terão de voltar ao início do circuito.

Neste jogo tradicional para crianças podem ser feitas muitas variações como andar de costas, de gatas ou “à caranguejo”, lateralmente. O objetivo é fazer o percurso no mais curto espaço de tempo.

 

Corrida de sacos

2. Corrida de sacos

Materiais: Sacos do lixo grandes ou sacos de serapilheira ou tecido.

Descrição da atividade: Este é um clássico dos jogos tradicionais, tanto para crianças como para adultos. Estão garantidos ótimos momentos de diversão!

Colocando-se dentro dos sacos e segurando as abas com as mãos, os participantes devem fazer uma corrida seguindo um percurso, ganhando quem chegar primeiro à meta.

 

3.Jogo da mensagem secreta

3. Jogo da mensagem secreta

Descrição da atividade: Este jogo tradicional para crianças é uma ótima opção para quando tem em casa vários miúdos. Não é necessário qualquer tipo de material.

Para começar, deve dispor os mais pequenos em fila, sussurrando uma mensagem ao primeiro sem que os outros ouçam.

A mensagem deve ser depois segredada ao ouvido do colega do lado e assim sucessivamente, até chegar ao último. Este deve então dizer em voz alta a mensagem que percebeu. O objetivo é que essa comunicação chegue ao fim sem qualquer tipo de distorção.

 

Jogo da carica

4. Jogo da carica

Materiais: Caricas usadas.

Descrição da atividade: Num percurso definido no chão de casa, os participantes impulsionam a sua carica com o dedo indicador.

O objetivo é que esta não saia fora desse trajeto até chegar à meta. De cada vez que saia dos limites da pista, o jogador terá de colocar a sua carica de volta no local de partida e recomeçar o percurso.

 

Jogo do camaleão

5. Jogo do camaleão

Descrição da atividade: Neste jogo tradicional para crianças deve ser definido um “camaleão”, que ficará virado de costas para os restantes participantes.

O jogo inicia-se perguntando ao “camaleão”: Camaleão, de que cor? Este responderá com uma determinada cor e começa a perseguir os outros jogadores.

Todos os participantes devem procurar um lugar seguro, tocando num qualquer objeto que tenha a tonalidade referida. Quem não conseguir e for apanhado será o “camaleão” da próxima ronda.

 

Jogo da macaca

6. Jogo da macaca

Materiais: Giz (ou papel de cenário e marcadores) e uma pequena pedra.

Descrição da atividade: Este jogo tradicional para crianças pode ser feito ao ar livre ou dentro de casa, desde que se disponha de algum espaço.

No exterior, pode marcar com giz no chão quadrados numerados de 1 a 8. Os números 4 e 5 e 7 e 8 devem ser dispostos lado a lado. Para jogar dentro de casa, basta desenhar os quadrados numa folha de papel de cenário que se coloca no chão.

O primeiro jogador começa por atirar a pedrinha para o número 1, fazendo todo o percurso (ida e volta) ao pé-coxinho, com exceção dos números 4 e 5 e 7 e 8, onde coloca os dois pés. Volta novamente ao primeiro quadrado, apanha a pedra e atira-a para o número 2, repetindo todo o processo sucessivamente.

Se o jogador acertar com a pedra fora dos limites do quadrado pretendido ou se puser os dois pés no chão em quadrados indevidos, passa a vez ao seguinte. Ganha quem conseguir levar a pedra ao número mais alto.

 

Como viu, os jogos tradicionais para crianças são soluções simples para promover momentos divertidos e significativos para os seus filhos. Além disso, muitas competências são desenvolvidas neste tipo de brincadeiras, trazendo benefícios ao bem-estar da criança.

Se tem curiosidade sobre a importância da educação e do lazer na infância e adolescência, subscreva o blog do Externato Champagnat e descubra mais sobre este tema.

 

DOWNLOAD EBOOK

 

Deixe uma resposta