fbpx

Entrada na escola do 1º ciclo: Como reduzir o impacto da mudança 

escola 1º ciclo

sistema educativo português está dividido em diferentes níveis de ensino. A primeira etapa é o pré-escolar, seguindo-se a entrada na escola do 1º ciclo. Esta fase marca o início do ensino básico, que se estende até ao 9º ano, seguindo-se depois o ensino secundário. 

A organização do sistema de ensino tem subjacente uma perspetiva de continuidade e adequação dos conteúdos curriculares ao desenvolvimento da criançaPor isso, na transição do pré-escolar para a escola do 1º ciclo, deverá haver umsequência no processo pedagógico, o que facilitará a adaptação às novas dinâmicas. 

A entrada no ensino primário é uma fase sensível para as crianças, havendo alguns pontos importantes a considerar para facilitar esta mudança. 

 

Como minimizar as dificuldades na transição para a escola do 1º ciclo?

 

A entrada no 1º ciclo obriga, por vezes, a uma mudança de escola. Esta transição pode ser complicada para o aluno, tornando a adaptação ainda mais difícil. Consequentemente, há possibilidade de afetar as aprendizagens e o próprio bem-estar da criança. Nesse sentido, destacamos alguns conselhos para tranquilizar pais e alunos nesta etapa. 

 

1. Continuar na mesma instituição educativa

Há instituições escolares que têm uma oferta educativa desde o pré-escolar até ao ensino básico ou secundário. Nestes casos, na transição de cicloa criança tem a possibilidade de continuar na mesma escola e, dessa forma, evitar uma mudança nem sempre pacífica. Se é o caso do seu filho, pondere sempre essa continuidade. 

 

2. Preservar as amizades

Um dos fatores que ameniza a transição para a escola do 1º ciclo é permitir às crianças continuarem com os seus colegas do pré-escolar.  

É nesta fase que os mais pequenos começam a criar os primeiros laços de amizadeQuebrá-los com uma mudança de instituição educativa pode dificultar a adaptação. Assim, o contacto diário com os amigos deve ser um aspeto a ponderar nesta fase. 

 

3. Adaptar-se a novas rotinas e dinâmicas pedagógicas

Quando a criança deixa o pré-escolar para entrar na escola do 1º cicloé natural que todas as dinâmicas a que se habituou se alterem 

O processo pedagógico é diferente, bem como os conteúdos e, mais importante, as pessoas. Estas condicionantes podem dificultar a adaptação do aluno e até tornar esse processo doloroso para os mais pequenos. 

 

4. Gerir a ansiedade dos pais

A transição para o 1º ciclo, principalmente quando implica mudar para uma escola novacria alguma ansiedade nas crianças. As dúvidas e receios quanto a esta nova etapa educativa dos filhos deixam também os pais apreensivos. Por vezes, esses medos passam para os mais pequenos. Assim, é de enorme importância fazer uma boa gestão das emoções no seio familiar. 

 

5. Conhecer cada criança

Uma mudança de instituição escolar implica que haja um período em que a equipa educativa vai conhecendo melhor cada criança 

Embora existam ferramentas e procedimentos que ajudam a conhecer da melhor forma os alunos, a continuidade na mesma instituição traz mais vantagens na transição do pré-escolar para o 1º ciclo. 

 

6. Manter a comunicação entre educadores de infância e professores

Ainda no sentido do ponto anterior, e sobretudo ao nível da componente psicopedagógica, é vantajoso que haja uma boa comunicação entre os educadores do pré-escolar e os professores da escola do 1º ciclo. 

Se essa transição acontecer dentro da mesma instituição educativa, o processo vai ser mais simples. Além disso, há toda uma rede de trabalho pedagógico entre os diferentes agentes educativos que facilita o processo de comunicação e intervenção. 

 

7. Escolher a melhor oferta pedagógica e serviços complementares

As condições da instituição educativa também devem ser avaliadas na transição da pré-escola para o 1º ciclo. Antes de uma decisão quanto à mudança de instituição, é importante que analise a oferta educativaas condições em geral e o projeto pedagógico.  

Se, por exemplo, a criança frequenta o pré-escolar numa escola com uma oferta alargada e de excelência, o ideal é que no 1º ciclo esse tipo de condições se mantenha. A alimentação, o prolongamento de horário e as férias escolares são alguns dos pontos a ter em atenção. 

 

Toda a equipa do Externato Champagnat  primazia à proximidade com os seus alunos. Nesse sentido, organização pedagógica orienta-se para que, ao longo dos diferentes ciclos de ensino, todas as crianças se sintam confortáveis e seguras, dispondo de uma educação de excelência. 

Nesse sentido, preparamos o ebook “Do pré-escolar ao 9º ano. Mudar de Escola: Sim ou não?” dirigido aos pais que estão com dúvidas relativamente à transição de ciclo dos filhos. Faça o download de forma gratuita! 

 

DOWNLOAD EBOOK

 

Deixe uma resposta