fbpx

Alimentação infantil: 8 Dicas para fazer as suas compras! 

alimentação infantil

Saber organizar uma lista de compras é o primeiro passo para trazer no carrinho as bases para uma alimentação infantil saudável. Nas idas ao supermercado, especialmente com as crianças, pode haver a tentação de adquirir produtos prejudiciais ao bem-estar dos mais pequenos. 

Nos últimos anos, a sensibilização relativamente aos cuidados a ter com a alimentação infantil tem aumentado. É sabido que uma dieta saudável na infância ajuda a prevenir muitos problemas de saúde, nomeadamente ao nível da obesidade, doenças cardiovasculares, cáries dentárias, entre outros. 

Por outro lado, é importante incutir bons hábitos alimentares desde cedo, cortando o consumo excessivo de certos produtosOs açúcares, o sal, as gorduras ou os alimentos processados enquadram-se na lista do que deverá limitar ao seu filho. 

Afastar os mais novos das guloseimas é uma tarefa difícil, mas que deve ser trabalhada sobretudo a partir de casa. A nível público, foi já definida legislação para eliminar as publicidades destes produtos junto a espaços escolares ou durante os programas infantis na TV. 

 

8 Dicas para melhorar a alimentação infantil a partir do supermercado

 

Uma alimentação infantil cuidada tem início no supermercado. Para incutir bons hábitos alimentares em casa deve organizar convenientemente a sua lista de compras. Dessa forma, damos-lhe 8 recomendações para ajudar nesse processo. 

 

1. Evite levar a criança às compras

Se, por um lado, levar uma criança às compras pode ser aborrecido para ela, por outro é uma forma de os miúdos mais gulosos ficarem tentados por alguns produtos menos saudáveis. Em certocasos, pode mesmo dar origem a birras e discussões 

Se os seus filhos não resistem quando passam pela secção dos chocolates, bolachas ou cereais, tente deixá-los numa atividade mais agradável para eles ao invés de os levar ao supermercado. Assim, indiretamente, vai estar a salvaguardar uma alimentação infantil mais saudável. 

 

2. Reserve uma parte do carrinho para frutas e verduras

As frutas e os legumes são determinantes para uma boa alimentação infantil, portanto, devem estar presentes na sua lista de compras, sendo a zona dos frescos um ponto obrigatório no supermercado.  

Habituar as crianças, desde cedo, a estes alimentos ajuda-as a adquirir hábitos alimentares saudáveis. 

 

3. Aposte em snacks saudáveis para o lanche

Os lanches das crianças são talvez a refeição onde se cometem mais erros na alimentação infantil. Alimentos processados, bebidas ou bolachas açucaradas e outras guloseimas compõem, em muitos casos, a lancheira dos mais pequenos.  

Para o evitar, no supermercado, opte por soluções para lanches saudáveis, de preferência naturais. Pode mesmo fazer estes snacks em casa, a partir de alimentos ricos nutricionalmente, requerendo a ajuda dos pequenos na cozinha. 

 

4. Evite os refrigerantes

Para manter uma dieta infantil mais saudável os refrigerantes devem ser consumidos muito esporadicamente. Estas bebidas são constituídas por grandes quantidades de açúcar e o seu consumo frequente pode viciar os mais pequenos. Habitue o seu filho a preferir beber sumos naturais e água. 

 

5. Reduza os alimentos de pastelaria

Os artigos de pastelaria, como bolos e outras lambarices, são constituídos sobretudo por açúcares e gorduras pouco saudáveis 

O consumo excessivo destes alimentos pelas crianças pode contribuir para desenvolver obesidadeAssim, só muito raramente deverá oferecer este tipo de guloseimas aos seus filhos. 

 

6. Não habitue as crianças aos molhos

Os molhos, como a maionese e ketchup, devem ser evitados na alimentação infantil. No momento de fazer as compras no supermercado, não caia na tentação de os colocar no carrinho. Além de condicionar o paladar das crianças, estes condimentos contêm vários ingredientes prejudiciais à saúde 

 

7. Adquira menos carne

A redução do consumo de carne é uma das recomendações por parte das autoridades de saúde. Em Portugal há um consumo excessivo de proteína animal 

Nesse sentido, para promover uma alimentação infantil mais saudável, organize o seu carrinho de compras de forma a poder fazer refeições mais variadas e menos baseadas na carne. 

 

8. Seja um consumidor consciente e informado

Ao fazer compras no supermercado deve informar-se relativamente à composição dos produtos alimentares. Nos rótulos das embalagens encontra toda a informação para fazer as melhores escollhas 

Para promover uma alimentação infantil saudável, evite os alimentos que contenham grandes quantidades de açúcar, gordura, sal e conservantes. 

 

Para promover nas crianças um estilo de vida saudável, aposte numa alimentação mais equilibradaProcure também estimular hábitos positivos além dos alimentares, como praticar exercício físico e desenvolver boas rotinas de sono. 

Se a alimentação infantil é um tema que lhe desperta interesse, subscreva o nosso blog para ter acesso a mais conteúdos úteis sobre esta temática. 

 

Deixe uma resposta