fbpx

Mudar de escola ou não? 6 Conselhos para uma decisão acertada

mudar de escola

Mudar de escola é uma situação muitas vezes ponderada pelos pais no final de cada ciclo. As razões subjacentes à possível mudança variam, mas os pais consideram esta transição como o momento ideal para o fazer.

Porém, mudar de escola, mesmo na transição de ciclo, tem muitas implicações no percurso escolar do aluno. Nas situações em que não há motivos de força maior, o ideal será manter a criança na mesma instituição educativa.

As dinâmicas organizacionais, pedagógicas e educativas, mudam significativamente de escola para escola. Isso pode ter implicações na adaptação da criança, podendo conduzir a problemas comportamentais e situações de insucesso escolar.

 

O que ponderar antes de mudar uma criança de escola?

Mudar o seu filho de escola só deverá acontecer quando existir uma razão forte e incontornável para o fazer. Normalmente, são motivos de organização familiar as origens mais comuns para esta decisão. Noutras situações, pode ter a ver com problemas escolares ou com a falta de oferta educativa no ciclo seguinte.

Se está a ponderar uma mudança de escola para o seu filho, deixamos alguns conselhos que deve considerar para tomar a melhor decisão.

 

1. Mantenha o seu filho informado

Se está a ponderar mudar o seu filho de escola, saiba que é importante ele estar informado desde o início. É fundamental que a criança não seja apanhada de surpresa por essa ideia. Independentemente da idade, deve ponderar em conjunto com ela e ter em consideração a sua opinião antes de tomar a decisão final.

 

2. Prepare a criança para a mudança

Para uma criança, mudar de escola significa perder amigos, laços com professores e a dinâmica escolar a que se habituou. Nos casos em que a mudança é inevitável, é importante preparar o aluno para a nova realidade e contornar os efeitos de uma possível inadaptação.

Dessa forma, vá conversando com o seu filho atempadamente. Perceba os seus receios e expectativas relativamente à possível transição.

 

3. Tome a decisão com tempo

Obrigar uma criança a mudar de escola repentinamente pode ter efeitos muito negativos. A inadaptação e as repercussões emocionais associadas podem conduzir a situações de insucesso escolar e, ao mesmo tempo, prejudicar o seu bem-estar.

Dessa forma, se pondera colocar o seu filho noutra instituição educativa, evite fazê-lo de forma abrupta. É importante ponderar todas as alternativas para tomar a decisão mais acertada.

 

4. Dê especial atenção aos princípios educativos

Antes de mudar o seu filho de escola compare as instituições quanto aos seus princípios educativos. Para isso, é fundamental consultar os respetivos Projetos Pedagógicos, assim como os Planos de Atividades.

Estes documentos permitem-lhe conhecer a realidade das instituições escolares e também os serviços e ofertas educativas disponibilizados, evitando que faça uma mudança que comprometa a qualidade do ensino.

 

5. Compare a oferta de serviços complementares

Se não tiver apoio familiar relativamente ao almoço, transporte e período extraescolar, deve ponderar muito bem entre a oferta da nova escola e da atual quanto a estes âmbitos.

É fundamental ter estas questões bem definidas desde o início para que possa tomar a melhor decisão sem provocar transtornos familiares no decorrer do ano letivo.

 

6. Visite outras escolas antes de tomar uma decisão

Antes de mudar o seu filho de escola, deve informar-se a fundo sobre as alternativas disponíveis. Se possível, converse com quem as frequenta e recolha o máximo de informação para o ajudar a decidir.

Tente também marcar uma visita com a criança para que possa comparar as ofertas e perceber melhor as respetivas dinâmicas escolares.

 

Mudar o seu filho de escola é uma decisão que não deve ser tomada de ânimo leve. Tudo deve ser ponderado e comparado com tempo e tendo em consideração os prós e contras para não comprometer a qualidade educativa.

Quando a mudança é inevitável e a criança não a está a aceitar, o ideal será procurar o apoio de um especialista da área da Psicologia.

Se pretende uma informação mais completa sobre esta temática, descarregue agora o nosso ebook sobre a possibilidade de mudar de escola.

 

 

OBTER EBOOK GRATUITO

 

;

Deixe uma resposta