fbpx

6 Conselhos para apoiar o seu filho no ensino à distância 

ensino à distância

Com o fecho das escolas devido à pandemia da COVID-19, houve a necessidade de encontrar uma alternativa às aulas presenciais. ensino à distância foi a solução aplicada para dar continuidade à atividade escolar.  

Foi, para todos, uma novidade na educação em Portugal, pois nunca antes as aulas presenciais tinham sido inteiramente substituídas por esta modalidade. Em pouco tempo, toda a comunidade escolar teve de se adaptar ao ensino à distância 

Às escolas, professores, alunos e famílias foi exigido um esforço adicional para que a atividade pedagógica fosse assegurada. O objetivo do ensino online foi, num primeiro momento, consolidar as aprendizagens até então adquiridas pelos alunos. Neste momento, espera-se que os estudantes possam aprender mais e melhor com recurso a esta forma de ensino. 

 

O ensino à distância na vida das famílias

 

Em muitas famílias, a gestão do ensino remoto não é uma tarefa fácil. O facto de ter as crianças confinadas em casa e, em muitas situações, realizar teletrabalhoé para muitos pais difícil de conciliar. 

Por outro lado, o ensino à distância exigiu uma maior envolvência dos pais no estudo dos filhos. O trabalho autónomo e as tarefas propostas aos alunos durante este período aumentaramexigindo maior apoio por parte das famílias.  

Ao mesmo tempo, foi necessária a aquisição de ferramentas informáticas como computadores, tablets e outras. Adicionalmenteobrigou a comunidade escolar, alunos e famílias a adquirir algumas competências digitais num curto espaço de tempo. 

 

6 Dicas para ajudar o seu filho no ensino à distância

 

Hoje, o ensino remoto já não é novidade para as famílias portuguesas. Com a experiência do primeiro confinamento é possível melhorar a qualidade deste tipo de método pedagógico. Para isso, damos-lhes 6 conselhos de modo a contribuir para o sucesso escolar do seu filho a partir de casa. 

 

1. Acompanhe o percurso escolar do seu filho

sucesso escolar depende em grande parte do acompanhamento dos pais nos percursos escolares dos filhos. Por conseguinte, mesmo no ensino à distância é fundamental que acompanhe os estudos do aluno.  

Questione, consulte os manuais e cadernos e esteja disponível para tirar dúvidas relativamente às tarefas de estudo. Apesar do ensino à distância dar a sensação de que há uma maior proximidade dos professores relativamente às tarefas escolares, a verdade é que nem sempre isso é possível. Uma boa parte deste método de ensino passa também pelo trabalho autónomo. 

 

2. Informe-se sobre as ferramentas de ensino à distância

É importante que esteja informado e familiarizado com as ferramentas informáticas de ensino à distância que a escola do seu filho utiliza. Deve ter maior atenção quando a criança não tem grandes competências digitais. Pode ser necessário apoiá-la no acesso e utilização das mesmas. 

 

3. Proporcione um ambiente adequado ao estudo

qualidade das aprendizagens depende muito do ambiente de estudo proporcionado à criança. É importante que o aluno tenha um espaço em que não haja qualquer fator de distração, especialmente nas aulas síncronas. Devem ser criadas condições de concentração idênticas a uma sala de aula.  

 

4. Alerte o seu filho para os perigos do mundo online

Com o ensino remoto, os cuidados relativamente à privacidade e à exposição online devem aumentar. Estudos realizados sobre cyberbullying em Portugal mostram que mais 60% dos jovens foram alvos deste fenómeno durante o período de confinamento e telescola 

Com o uso das plataformas de ensino à distância e o aumento do tempo passado em redes sociais durante este período, os riscos e a exposição aumentaram. Dessa forma, é muito importante alertar o seu filho sobre os cuidados a ter no mundo online, nomeadamenteno uso responsável do microfone e da câmara. 

 

5. Certifique-se que usa software atualizado e fidedigno

Se alertar a criança para os perigos do mundo online é muito importante, certificar-se que os equipamentos e as ferramentas usadas estão atualizadas e são fidedignas é fundamental. Isto permite que as plataformas sejam regularmente atualizadas, nomeadamente, ao nível da segurança. 

 

6. Peça ajuda à escola do seu filho

As escolas têm previsto no seu plano de ensino à distância, apoio às famílias com mais dificuldades no acesso a esta modalidade de ensino. Dessa forma, se por qualquer motivo está a ter dificuldades para que o seu filho assista às aulas e realize as tarefas propostas, contacte a instituição educativa do aluno.  

 

NExternato Champagnat é assegurada às famílias consultoria tecnológica. A nossa instituição educativa está preparada para assegurar o ensino à distância dos alunos, pois o corpo docente tem já uma vasta experiência no trabalho pedagógico com as diferentes plataformas digitais. 

 

Deixe uma resposta