fbpx

A visita do centro Ciência Viva ao Externato Champagnat!

ciência viva + Externato Champagnat

Durante o ano letivo 2018/2019, a equipa Ciência Viva lançou o desafio a algumas instituições de ensino para a constituição de Clube Ciência Viva na Escola (CCVnE). O Externato Champagnat foi uma das escolas do país honradas com esse convite.

Ao longo de sensivelmente um ano e meio, caminhámos com o centro Ciência Viva, no sentido de criar o nosso próprio clube. Esta agência sediada no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, visa com a sua ação aproximar a comunidade dos cientistas, promovendo o ensino experimental das ciências nas escolas.

Fiéis a estes princípios, no Externato Champagnat, criámos um espaço aberto, de contacto com a ciência e tecnologia. Naquele que denominamos de Clube Ciência Viva Champagnat, ensinamos aos alunos práticas científicas que ajudem a promover o entusiasmo e a motivação através da exploração prática das ciências experimentais. Dessa forma, dotamo-los de ferramentas de trabalho que lhes permitam ler, compreender e perspetivar o mundo a partir de um raciocínio científico.

 

O Externato Champagnat na rede de Clubes Ciência Viva na Escola

 

ciência viva + Externato Champagnat

 

É para nós – professores, alunos e restante comunidade escolar – um enorme orgulho integrar a rede de Clubes Ciência Viva na Escola. No âmbito da iniciativa, criámos um logotipo, um local, um plano de ação e um modo de funcionamento.

Para maximizar o número de alunos e professores envolvidos no clube e para o elevar para além do Externato Champagnat, envolvendo pais, instituições e outros parceiros da comunidade, decidimos incluí-lo na nossa forma de funcionar.

Assim, as atividades do Clube Ciência Viva Champagnat implementam-se através das aulas de Ciência Inovação e Tecnologia (CIT), para os alunos do 1º ciclo, e das disciplinas de Ciências Naturais, TIC, Projeto e Engenharia, Arte e Criatividade (EAC). Concretizam-se em aulas experimentais, projetos, workshops, palestras, conferências, etc.

Ser uma escola com um Clube Ciência Viva permitiu-nos aumentar os nossos contactos, parceiros, ideias e oportunidades de ensino/aprendizagem. Constituiu-se, para o Externato Champagnat, como uma oportunidade de unificar, sistematizar, partilhar e alargar o que de Ciência é feito no nosso dia a dia.

 

ciência viva + Externato Champagnat

 

No passado dia 8 de janeiro, recebemos a visita da Dra. Cristina Simões, da equipa Ciência Viva, que veio observar uma das nossas aulas experimentais, visitar o Clube Ciência Viva Champagnat e descobrir o que fazemos por aqui.

Dias depois, devido ao período de pandemia que vivemos, o 1º Fórum Nacional Clubes Ciência Viva nas Escolas realizou-se em moldes pouco tradicionais. Ao longo de um dia, todos puderam fazer uma visita virtual ao MEO Arena e assistir a atividades científicas. O Externato Champagnat particiou com um stand virtual. Esperamos que tenham gostado!

 

Deixe uma resposta