fbpx

7 Sugestões para criar boas memórias de Natal nas crianças 

mãe e filha a criar memórias de Natal

Recordar memórias de Natal traz consigo um misto de alegria e de saudade para a maioria dos adultos. Muitas são as recordações positivas dos momentos passados em família durante esta quadraNormalmentea maioria destas lembranças vêm do período da infância. 

quadra Natalícia tem um significado especial para os mais pequenos e não é só pelos presentes. Tudo o que envolve esta celebração pode ser marcante: aquele familiar divertido que reencontram nesta altura no ano, a avó que faz uns doces inesquecíveis e os bons momentos passados em família 

Por tudo istoquadra Natalícia dá origem a recordações na memória das crianças que perduram pela vida adulta 

 

Porque é importante partilhar memórias com os filhos? 

 

A partilha de momentos passados na infância dos pais com os filhos é uma ótima maneira de fortalecer os laços familiares. As memórias de Natal, ou outras recordações, permitem à criança conhecer melhor os seus progenitores, bem como outros familiares. 

Estas histórias, além de os divertir e entreter, têm um significado especial para os mais pequenosMais do que recordaçõessão uma viagem no tempo e uma oportunidade para que as crianças possam entender muitas das tradições Natalícias e, a partir daí, construir a sua própria representação desta quadra. 

Na verdade, a partilha de memórias dos mais velhos é uma forma de manter a identidade familiar e de transmitir os costumes e as tradições às gerações mais novas 

 

7 Sugestões para criar memórias de Natal nas crianças 

 

Uma infância feliz garante, mais tarde, recordações significativas no indivíduo. Estas lembranças são muito importantes para o desenvolvimento psicossocial dos mais pequenos. Nesse sentido, damos-lhe algumas sugestões para estimular nas crianças memórias de Natal para mais tarde recordarem. 

 

1. Reúna a família

A época Natalícia é tempo de união familiar, portanto, na ceia de Natal, tente reunir toda a família. Para as crianças, este convívio é um fator muito importante para estimular memórias de Natal significativas.  

Aproveite a oportunidade para rever aqueles familiares que estão distantes e, dessa forma, fortalecer os laços com eles. 

 

2. Promova momentos de diversão

Promova jogos ou brincadeiras entre toda a família no dia de Natal. Estes momentos têm um significado muito especial para as crianças. Aproveite para ensinar aos mais pequenos alguns jogos tradicionais, como o jogo do rapa, dominójogos de cartas ou o jogo do stop.  

Além disso, na altura de distribuir os presentes, pode surpreender as crianças com um Pai Natal disfarçado. Mesmo que não acreditem nesta personagem, garante momentos de diversão que mais tarde recordarão com felicidade. 

 

3. Crie mistério em torno dos presentes

O mistério à volta dos presentes é também uma excelente forma de proporcionar aos mais novos memórias de Natal significativas. Por isso, mantenha esse segredo até ao momento de os abrir 

Pode também organizar uma espécie de caça às prendas com os mais pequenos, dando-lhes pistas para que encontrem o tão desejado presente. 

 

4. Envolva as crianças na preparação da ceia de Natal

As boas recordações não são apenas visuais. As lembranças olfativas e gustativas têm também a sua importância na produção de boas memórias de NatalEstimule os mais pequenos a ajudarem a preparar a ceia Natalícia, para que os cheiros e os sabores típicos desta ocasião se prolonguem no tempo. 

  

5. Veja filmes divertidos

época Natalícia é também sinónimo de filmes de animação e comédia. Na televisão, há sempre aqueles clássicos que, mesmo vistos todos os anos, fazem as delícias dos mais pequenos. Desse modo, uma sessão de cinema em família deve fazer parte desta quadra. 

 

6. Não se esqueça da árvore de Natal

decoração Natalícia tem uma simbologia muito grande nesta época. Para promover boas memórias de Natal nos mais pequenos, elementos como a árvore devem ser presença obrigatória em casa. No momento de a decorar, envolva as crianças no processo.  

 

7. Mantenha as tradições de Natal

Manter as tradições familiares no período Natalício é outra sugestão para que proporcione excelentes memórias de Natal aos seus filhos. Todas as famílias têm os seus rituais que marcam a sua própria identidade familiar. Por isso, não as deixe esmorecer e mantenha-as vivas ao longo dos anos. 

 

Natal é para si e para os seus filhos uma época especial? Subscreva o nosso blog e encontre mais conteúdos sobre a importância da quadra Natalícia na infância. 

 

Deixe uma resposta