fbpx

Vantagens do ensino pré-escolar para as crianças

pré-escolar

Em Portugal, o ensino pré-escolar constitui a primeira etapa da educação básica, ainda que não tenha caráter obrigatório. É direcionado às crianças a partir dos 3 anos, sendo complementar à educação familiar. Segundo as orientações da Direção-Geral da Educação, o objetivo é promover a formação e o desenvolvimento equilibrado dos mais pequenos.

Todos os estabelecimentos de ensino pré-escolar em Portugal, quer sejam públicos ou privados, devem seguir as orientações do Ministério da Educação. É este órgão que assegura a qualidade pedagógica de todos os jardins-de-infância da rede nacional.

Nesse sentido, e segundo a Lei Quadro da Educação Pré-Escolar, são objetivos desta etapa educativa:

  • Promover a educação para a cidadania, estimulando nas crianças o seu desenvolvimento pessoal e social;
  • Estimular o sentido de pertença na sociedade de modo a respeitar a multiculturalidade;
  • Criar igualdade de oportunidades no acesso à educação e no sucesso educativo;
  • Respeitar a individualidade de cada criança, permitindo a realização de aprendizagens significativas;
  • Estimular a curiosidade e o pensamento crítico, dando às crianças ferramentas para que se possam expressar e comunicar livremente;
  • Proporcionar condições de segurança e bem-estar para que se desenvolvam harmoniosamente;
  • Sinalizar problemas precocemente, adequando o percurso educativo e escolar das crianças;
  • Envolver as famílias no processo educativo.

 

Frequentar o ensino pré-escolar: Sim ou não?

A inscrição da criança no ensino pré-escolar é uma decisão que cabe inteiramente aos pais. Não sendo obrigatório, só a eles compete definir se, nesta fase, os filhos ficam com os avós, com uma ama ou com os próprios progenitores, se existir essa possibilidade.

Estas alternativas também apresentam vantagens para o desenvolvimento dos mais pequenos e para a vida familiar. Contudo, há competências e aspetos do desenvolvimento que muito dificilmente podem ser trabalhados fora do pré-escolar.

Os planos pedagógicos orientam-se segundo o conhecimento científico a nível da pedagogia e do desenvolvimento humano. Além disso, os recursos humanos e materiais existentes nos jardins-de-infância são mais adequados ao trabalho com estas idades.

 

4 Vantagens de frequentar o ensino pré-escolar

O ensino pré-escolar garante aos mais pequenos múltiplas vantagens. Como já foi referido, há outras opções, nomeadamente familiares, que, respeitando o ritmo da criança, não comprometem o seu desenvolvimento. No entanto, o jardim-de-infância tem características únicas no trabalho pedagógico.

Conheça algumas vantagens do ensino pré-escolar na educação das crianças:

 

1. Dispõe de recursos humanos e materiais adequados

Os jardins-de-infância dispõem de recursos adequados ao desenvolvimento das diferentes competências nas crianças. Por outro lado, têm ferramentas que permitem avaliar e adequar o percurso educativo dos mais pequenos. Além disso, normalmente este trabalho é multidisciplinar, envolvendo psicólogos, terapeutas da fala e outros especialistas.

 

2. Promove o desenvolvimento de competências sociais

O ensino pré-escolar permite aos mais pequenos conviver com crianças, e também adultos, de realidades sociais diferentes. No jardim-de-infância a criança habitua-se a lidar com indivíduos fora da esfera familiar. Este aspeto é muito importante para preparar o momento da entrada no 1º ciclo. O impacto da dinâmica escolar é minimizado, tornando mais fácil a adaptação para os mais pequenos.

 

3. Garante mais e melhores condições de sucesso

Há muitos domínios escolares trabalhados no jardim-de-infância. A introdução de conteúdos de forma lúdica (de matemática, escrita e leitura, por exemplo) garante bases fundamentais para as aprendizagens do ensino escolar. Desse modo, são garantidas à criança mais e melhores condições para o sucesso educativo. Por outro lado, permite identificar eventuais problemas de aprendizagem e trabalhá-los de forma a minimizar o seu impacto no futuro.

 

4. Permite à criança brincar

A brincadeira tem um papel muito importante no desenvolvimento das crianças. Brincar livremente estimula a imaginação infantil, a criatividade e as interações sociais. O pré-escolar proporciona estes momentos que fazem as delícias dos mais pequenos.

Para o trabalho educativo, estão apenas destinadas algumas horas diárias, ficando o resto do tempo para atividades de apoio à família e para brincar.

 

Se pondera inscrever o seu filho no ensino pré-escolar, mas ainda tem dúvidas, aconselhe-se junto de um profissional da área educativa. Pondere todas as variáveis e garanta as melhores condições para o desenvolvimento harmonioso da criança.

 

Deixe uma resposta