fbpx

A importância de brincar ao ar livre em contacto com a Natureza 

família a brincar ao ar livre

Brincar ao ar livre contribui decisivamente para o desenvolvimento harmonioso e equilibrado das crianças e o contacto com a Natureza traz-lhes ainda mais benefícios. Neste contexto, favorece-se seu crescimento psicossocial, físico e cívico. 

No entanto, nem sempre é fácil para os mais novos brincar ao ar livre, uma vez que a população concentra-se maioritariamente no meio urbano. Embora possam brincar no exterior, a verdade é que o contacto das crianças com a Natureza fica aquém do desejávelA maioria do conhecimento que desenvolvem sobre mundo natural advém, muitas vezes, das histórias e do que aprendem na escola ou em programas de televisão. 

 

Benefícios de brincar ao ar livre na Natureza 

 

Brincar ao ar livre, fora da confusão e da poluição das cidades, traz muitas vantagens para o bem-estar dos mais pequenos. O contacto com a Natureza proporciona às crianças mais-valias fundamentais para o seu desenvolvimento.  

 

1. Permite um crescimento integral mais saudável 

Brincar ao ar livre possibilita um desenvolvimento mais saudável a vários níveisEstas experiências diversificadas estimulam o crescimento infantil nas suas vertentes psicossocial, cognitiva e física. 

 

2. Previne problemas de saúde 

O ritmo de vida e os níveis de poluição nas cidades podedespoletar vários problemas de saúde e as crianças não são exceçãoPoder correr e brincar ao ar livre, em plena Natureza, previne, por exemplo, problemas respiratórios, ansiedade e obesidade. 

 

3. Oferece uma melhor compreensão da vida natural 

Brincar na rua possibilita às crianças compreenderem melhor muitos dos fenómenos naturais. Poderem observar ao vivo espécies de animais e plantas permite-lhes perceber melhor o mundo natural. 

 

4. Promove a criatividade e autonomia 

Brincar ao ar livre em meio urbano, de um modo geral, só é possível com a supervisão próxima de um adulto. Há vários riscos que impedem as crianças de brincar na rua nas grandes cidadesNo meio rural há uma maior liberdade, permitindo aos mais pequenos serem mais criativos e autónomos nas suas atividades e brincadeiras. 

 

5. Aumenta a sensação de felicidade e bem-estar 

Divertir-se na Natureza, de forma menos programada e com atividades informais, dá à criança uma sensação de maior liberdade. Ao brincarem ao ar livre, os mais pequenos podem criar os seus próprios jogos e estabelecer relações sociais de outras formas, aumentando a sensação de bem-estar e felicidade. 

 

6. Desenvolve a consciencialização ambiental 

Um contacto regular com a Natureza desenvolve na criança uma maior consciência relativamente àcausas ambientais. Compreender os fenómenos naturais e a importância de proteger o ambiente ajuda a incutir hábitos positivos nos mais pequenos. 

 

3 Sugestões para promover o contacto das crianças com a Natureza 

Se vive num meio urbano, há formas de o seu filho contactar com a Natureza. Se na zona onde mora não há possibilidade de permitir às crianças brincar ao ar livre, fique com algumas sugestões para contornar esse problema. 

 

1. Planeie fins de semana fora da cidade 

Uma ótima solução para fugir ao ritmo alucinante da cidade e permitir ao seu filho divertir-se no meio da Natureza é organizar passeios em família no campo. Em Portugal há excelentes locais para os mais pequenos brincarem ao ar livre. Encontra facilmente pequenos trilhos para explorarem juntos o mundo natural e fazer piqueniques e caminhadas 

 

2. Visite quintas pedagógicas 

As quintas pedagógicas são excelentes lugares para que o seu filho possa contactar com animais e plantas. Pelo país encontra muitos espaços deste género com várias atividades disponíveis. As crianças poderão observar tradições rurais, fazer tarefas com animais de quinta, ver de perto os trabalhos no campo ou até fazer pão. São ótimas experiências para as crianças se divertirem e aprenderem coisas novas. 

 

3. Explore os jardins da sua cidade 

Quase todas as cidades possuem jardins que pode visitar em família. Em Lisboa, por exemplo, Jardim Botânico oferece uma boa experiência na Natureza e diversas atividades. Podem ser observadas várias espécies vegetais dando às crianças uma excelente oportunidade de explorar o mundo natural. 

 

NExternato Champagnat conhecemos a importância do contacto das crianças com a Natureza para um crescimento saudável. Nesse sentido, integramos no plano pedagógico atividades na nossa quinta, onde os mais pequenos interagem com os animais e exploram a horta e olival. Aqui, podem brincar ao ar livreplantando legumes e colhendo frutos. 

Se pretende ter acesso a mais conteúdos sobre como proporcionar um desenvolvimento e crescimento saudáveis ao seu filho, subscreva o nosso blog. Encontrará várias temáticas que podem ajudar a esclarecer algumas dúvidas. 

 

 

Deixe uma resposta