fbpx

9 Dicas para encontrar a mochila ideal no regresso às aulas 

miúdos no regresso às aulas com mochila às costas

Com a aproximação do regresso às aulas, as famílias começam a preparar novo ano letivo. Material escolar, transporte, alimentação e atividades extracurriculares são assuntos a ponderar antes descola iniciar. Há que preparar tudo para que as aulas recomecem dentro da normalidade. 

Um dos temas que gera sempre alguma inquietação, tanto nas crianças como nos pais, é o material escolar. Em cada regresso às aulas, há sempre uma extensa lista a adquirir. A mochila é um item importante dessa listagem. 

Relativamente a este equipamento, há vários fatores a considerar no momento da escolha. Para as crianças, normalmente é estilo da mochila o que mais importa. No entanto, existem aspetos específicos que devem ser considerados para salvaguardar tanto saúde física da criança como a proteção do material escolar. 

 

Qual a mochila ideal para o regresso às aulas? 

Uma mochila de má qualidade pode prejudicar, a médio ou longo prazo, a coluna vertebral da criança. peso diário que transportam nas mochilas pode ter consequências nas costas dos mais pequenos. Segundo especialistas, essa carga nunca deverá ultrapassar 10% do peso do aluno. Porém, na prática, muitas vezes esse valor é excedido. 

 formas de minimizar os impactos negativos que o peso das mochilas causa nos estudantes. Uma delas é a escolha de uma boa mochilaDesse modo, deixamos-lhe 9 recomendações para encontrar a mochila ideal. 

 

9 Conselhos para escolher a mochila certa para os seus filhos  

 

1. Procure uma mochila adequada ao tamanho da criança 

O formato e as dimensões da mochila devem adequar-se à fisionomia da criança. Um tamanho desadequado é um dos fatores que pode ser prejudiciaà coluna do seu filho. 

 

2. Verifique as alças  

Outro aspeto muito importante a avaliar na escolha da mochila são as alças. Numa boa mochila, estas devem ser largas, acolchoadas e ajustáveis, de forma a garantir conforto e bem-estar ao seu filho enquanto a usa 

 

3. Escolha uma mochila com cinto 

Há mochilas que vêm equipadas com um cinto ajustável. Este mecanismo permite distribuir melhor o peso, de modo a evitar a sobrecarga da coluna e dos ombros. 

 

4. Prefira mochilas com vários compartimentos 

Uma boa distribuição do peso na mochila é fundamental para o conforto dos mais pequenos. Neste regresso às aulas, escolha uma mochila que tenha diferentes compartimentos distribuídos pelo equipamento. Isto permite que a carga não se concentre toda na mesma zonaprevenindo possíveis problemas posturais na criança. 

 

5. Dê preferência a materiais impermeáveis 

Não há nada pior do que danificar todo o material escolar porque a mochila deixou entrar água da chuva. Para prevenir este tipo de problema, o ideal é adquirir uma impermeável. Embora seja mais cara, pode significar uma poupança a longo prazo, pois protege melhor olivros e o restante material da chuva e humidade. 

 

6. Pondere uma mochila-trolley 

As mochilas tipo trolley, quando usadas corretamente, são uma ótima escolha para proteger a coluna do seu filho. Nesta opção, deve estar atento à altura da pega, para que seja adequada ao tamanho da criança. 

No entanto, antes de optar por este modelo, deve refletir sobre o percurso que o seu filho faz até à escola. Caminhos com muitas escadas, por exemplo, dificultam o uso deste tipo de mochila, acabando por se tornar uma solução pouco prática. 

 

7. Envolva o seu filho na escolha 

A criança deve participar e ter uma palavra a dizer no momento da escolha da sua mochila. Afinal de contas, é ela quem a vai usar e, desse modo, é importante que seja do seu agrado. Desde que cumpra todas as especificações de segurança e que garanta o conforto e bem-estar físicodeve considerar a sua opinião. 

 

8. Faça uma pesquisa prévia na Internet 

Antes de adquirir uma mochila, faça uma pesquisa na internet. Isto vai ajudar a comparar preços e especificações com calmaSe for diretamente às lojas, acaba por ser mais difícil fazer uma escolha criteriosa. 

 

9. Aproveite as promoções do regresso às aulas 

No regresso às aulas há muitos estabelecimentos comerciais que fazem descontos e promoções em material escolar. Esteja atento a essas campanhas, pois pode encontrar mochilas com preços mais convidativos ou acumular vales de descontos. 

 

O regresso às aulas está à porta! Comece já a preparar o início do novo ano letivo. Subscreva o blog para estar a par das nossas dicas e conselhos sobre o quotidiano escolar dos seus filhos. 

 

Deixe uma resposta