fbpx

9 Regras de etiqueta e boas maneiras para ensinar às crianças 

regras de etiqueta + crianças

Desde cedo, as regras de etiqueta devem fazer parte do processo educativo das crianças. A aprendizagem de boas maneiras deve acompanhar os mais pequenos durante o seu crescimento. Seja em ambiente familiar ou escolar, é muito importante incutir estes hábitos.

Para as aprendizagens se tornarem mais efetivas é determinante que ocorram em situações práticas. Só dessa forma representam aprendizagens significativas, cuja compreensão será assimilada mais facilmente.

Assim, para incutir boas regras de etiqueta, acompanhe de perto as crianças. Ensine, demonstre e faça os reparos necessários. Pequenos pormenores farão a diferença no futuro, no modo de ser e agir do seu filho.

 

Quais as regras de etiqueta a incutir nas crianças?

O momento da aprendizagem das regras de etiqueta é determinante para que sejam melhor assimiladas pelos mais pequenos. A compreensão de cada regra depende do desenvolvimento cognitivo e motor em que a criança se encontra.

Nesse sentido, enumeramos algumas regras de etiqueta para ensinar aos seus filhos, bem como os timings ideais.

 

Regras de etiqueta à mesa

Saber estar à mesa e comer com educação é das regras de etiqueta que implicam mais atenção. Neste âmbito há muito que aprender, o que implica um trabalho diário para que as crianças assimilem estas normas mais facilmente. Assim, enumeramos 4 aspetos a trabalhar.

 

1. Não permitir que a comida seja um brinquedo

A partir do momento em que os pequenos começam a comer sozinhos, é importante evitar que brinquem com a comida.

 

2. Ensinar a usar os talheres

Sensivelmente a partir dos 9 meses, as crianças começam a adquirir a coordenação necessária para usar talheres. Numa fase inicial começam com a colher e por volta dos 3 anos o garfo pode ser introduzido. A faca só entra mais tarde e com supervisão.

Desse modo, se a criança já adquiriu a destreza necessária, a partir dos 6/7 anos pode ensinar como utilizar os talheres à mesa.

 

3. Ensinar a comer de boca fechada

Uma das regras de etiqueta mais importantes a ensinar às crianças é comer de boca fechada. A partir dos 5/6 anos podem começar a ser sensibilizadas para isso.

 

4. Proibir o uso de telemóvel e outros gadgets à mesa

Nos últimos tempos a utilização de gadgets à mesa tornou-se um problema. É importante evitar desde cedo o uso destes objetos às refeições.

 

Outras regras de etiqueta importantes

 

1. Cumprimentar os outros

Com a aprendizagem da fala, uma das regras de etiqueta a ensinar às crianças diz respeito às saudações. Ensine o seu filho a receber alguém com educação ou a saudar quando chega a algum local. Expressões como “olá”, “bom dia” ou “até amanhã” devem ser ensinadas.

 

2. Agradecer sempre

Saber ser delicado e educado é muito importante nas relações que a criança vai construir ao longo da vida. Introduzir no vocabulário desde cedo as expressões “obrigado”, “por favor”, “com licença” ou “perdão” é fundamental.

 

3. Tossir e espirrar com educação

Quando a criança se torna mais autónoma, é hora de ensinar-lhe algumas regras de etiqueta respiratória. É uma forma de aprender a proteger-se a si e aos outros. Nesse sentido, ensine a tossir ou espirrar para a face interna do cotovelo, explicando o porquê de ter de fazer isso

Por outro lado, deve estimular também o uso de lenços, para evitar que a criança limpe o nariz às mangas, comportamento muito comum, nomeadamente, em idade pré-escolar.

 

4. Dirigir-se adequadamente às pessoas

Por volta dos 4/5 anos é altura de ensinar à criança as diferentes formas de se dirigir aos outros, principalmente aos mais velhos. É muito natural que os mais pequenos tratem toda a gente por “tu”. Com o seu desenvolvimento, esse é um hábito que deve mudar.

Explique que essa forma de se dirigir às pessoas só deve ser usada com outras crianças, adultos com quem tenha mais proximidade e pessoas que assim o peçam.

 

5. Ajudar quem precisa

Esta é uma das regras de etiqueta e educação que deve ser ensinada desde cedo. O apoio aos mais velhos ou a quem tem dificuldades deve ser um comportamento incutido nas crianças. Para isso, é determinante que os pais e educadores o estimulem desde idades precoces.

 

Estas são algumas das regras de etiqueta que deve estimular nas crianças. Se pretende conhecer outras dicas sobre educação infantil, subscreva o nosso blog! Encontrará vários conteúdos úteis para ajudar a promover o crescimento saudável dos seus filhos.

Deixe uma resposta