fbpx

Férias com crianças: Como organizar um kit de farmácia? 

férias com crianças

Fazer férias com crianças implica cuidados acrescidos por parte de quem os acompanha. Em tempo de pandemia de COVID-19, essas cautelas devem ser redobradas: as recomendações para a prevenção do vírus assim o exigem. 

Em muitas famílias, o contexto atual pode trazer muitas dúvidas e receios. Para quem tem filhos, há pormenores que não devem ser descurados, nomeadamente agora, com o início do verão e o aproximar das férias. 

Nesse sentido, vamos dar-lhe algumas dicas para organizar um kit de farmácia. Siga as nossas recomendações para fazer umas férias divertidas com as crianças, mas de modo mais seguro. 

 

10 Itens de farmácia para levar nas férias com crianças

 

Principalmente para quem tem filhos, um kit de farmácia é muito útil. Quedas, picadas de insetos, queimaduras solares ou febres súbitas são algumas das situações que podem surgir a qualquer momento enquanto está de férias com crianças 

Estar preparado ajuda, em muitos casos, a resolver as situações sem precisar de acompanhamento médico. Por outro lado, um tratamento mais imediato permite à criança sentir-se mais confortável perante alguma destas situações. 

Saiba como deve compor um kit de farmácia para umas férias com crianças mais tranquilas. 

 

1. Mala de farmácia

O primeiro passo para organizar um bom kit de farmácia é adquirir uma mala apropriada para o efeito. É mais prático para não se esquecer de nada e manter todos os produtos no mesmo lugar, em condições de utilização.  

 

2. Pomada para lesões na pele

As quedas resultam quase sempre em feridas e arranhõessendo muito comuns nos mais pequenos. Ter uma pomada para tratar este tipo de lesões é muito útil para promover uma cicatrização mais rápida. Além disso, protege a pele de infeções e outras complicações. 

 

3. Soro fisiológico

Esta substância é indicada para a limpeza de feridas sem causar ardor ou desconforto aos pequenos. As suas propriedades permitem também a lavagem nasal e ocular, sendo, dessa forma, um item extremamente útil nas férias com crianças. 

 

4. Pomada contra picadas de insetos e queimaduras

Férias com crianças no verão é, normalmente, sinónimo de picadas de insetos. Dependendo da gravidade, estas podem ser dolorosas e desconfortáveis para o seu filho. Este tipo de pomada contém anti-histamínicos, aliviando assim o prurido que caracteriza essas lesões. É também muito útil para aplicar em caso de queimaduras leves.  

 

5. Creme de Arnica

A Arnica é uma espécie vegetal usada há muitos séculos para o tratamento de hematomas contusões, graças às suas propriedades anti-inflamatórias. Nas farmácias existe em forma de creme ou gel, devendo fazer parte do seu kit para quando for de férias com as crianças 

 

6. Compressas de gaze

Na mala de farmácia deve colocar sempre um conjunto de compressas de gazeÉ um material muito útiltanto para fazer curativos como para limpar lesões na pele. Opte por este tipo de material para a limpeza de feridas em detrimento do algodão em rama. 

 

7. Pensos rápidos

Se vai de férias com crianças, coloque alguns pensos rápidos de diferentes tamanhos no kit de farmácia. São de grande utilidade na proteção de pequenas feridas. Se tiver filhos pequenos, existem alguns produtos deste tipo no mercado com desenhos divertidos que eles adoram.  

 

8. Termómetro

Este aparelho é imprescindível, especialmente para quem tem filhos. Febres súbitas são muito comuns nos miúdos, sobretudo nos mais pequenos. Se vai de férias com crianças, não se esqueça de colocar o termómetro no seu kit de farmácia! 

 

9. Antipiréticos e analgésicos

Medicamentos para aliviar dor e febre, como o Paracetamol, não devem faltar na mala de viagem de quem faz férias com crianças. Este remédio é muito útil para deixar o seu filho mais confortável e aliviar esses sintomas. Contudo, é importante ajustar sempre a dose ao peso da criança. 

 

10. Gel desinfetante

Em tempos de pandemia e sobretudo para quem tem filhos, o gel desinfetante é fundamental para ajudar a prevenir a COVID-19. Ao preparar um kit de farmácia antes de ir de férias com as crianças, não se esqueça de adquirir este produto. Porém, siga todas as recomendações de utilização, principalmente com os mais pequenos. 

 

Depois de um período de confinamento obrigatório, as tão desejadas férias estão a chegarSe vai com os seus filhos, siga as nossas recomendações para organizar mala de farmácia e tenha sempre tudo à mão. 

Para mais conteúdos sobre infância e educação, subscreva o blog do Externato Champagnat! 

 

Deixe uma resposta