fbpx

13 Atividades para fazer com as crianças dentro e fora de casa 

Atividades com crianças

Aos poucos, a rotina vai retomando a sua normalidade após o confinamento. As atividades com as crianças estiveram limitadas durante este período devido a todas as restrições decorrentes da pandemiaBrincar ao ar livre foi uma das limitações mais negativas para os pequenos. 

Agora, com o fim do confinamento obrigatório e a chegada do verão, é o momento de se divertir com os seus filhos! Fique com algumas sugestões de atividades para fazer com as crianças, dentro e fora de casa. Contudo, não se esqueça de tomar todas as precauções para que se mantenham sempre em segurança. 

 

6 Atividades para fazer com as crianças fora de casa

 

A quarentena privou os mais novos de fazerem atividade física ao ar livre. Agora, é tempo de compensar e gastar as energias acumuladas durante estas semanas passadas em casa. 

 

1. Andar de bicicleta

Um passeio de bicicleta é uma ótima opção para se divertir com os seus filhos e aproveitar um dia ao ar livre. Se eles ainda não souberem andar, é a oportunidade para os ensinar.  

 

2. Lançar um papagaio de papel

Esta é uma das atividades para fazer com crianças que mais interesse e entusiasmo desperta. Escolha um dia de vento e uma área ampla, de preferência no meio da natureza, para realizar esta brincadeira.  

 

3. Fazer trekking

O trekking é uma excelente forma de fazer exercício, respirar ar puro e aproveitar o que a natureza tem de melhor! Para um passeio em cheio, procure na internet trilhos ou passadiços com grau de dificuldade baixo. Prepare as mochilas e parta à aventura com os seus filhos! 

  

4. Visitar a Estufa Fria

Mesmo em plena capital,  locais onde pode usufruir da natureza com os mais pequenos. Uma das sugestões de atividades para fazer com as crianças é visitar a Estufa Fria, situada bem no centro de Lisboa. 

 

5. Explorar parques e jardins

Para passar momentos divertidosvisitar parques e jardins é uma excelente atividade para fazer com crianças. Em Lisboa, no Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, por exemplo, pode passear em família observar a fauna e a flora.  

 

6. Fazer um concurso de fotografia

Uma ideia bem divertida para fazer com os mais pequenos é realizar um concurso de fotografia! Usando uma máquina fotográfica, ou simplesmente câmara dtelemóvel, fotografe com o seu filho monumentos, jardins ou outros espaços. Depois, em casa, selecione as melhores imagens e organize o concurso. 

 

7 Atividades para fazer com as crianças dentro de casa

 

Devido ao confinamento obrigatório, os mais pequenos estiveram privados de muitos estímulos, habitualmente trabalhados na escola. Para compensar essa situação, damos-lhe algumas sugestões de atividades para fazer com as crianças em casa. 

 

1. Fazer um papagaio de papel

Na internet encontra muitos tutoriais sobre como construir um papagaio de papel. Aproveite para envolver o seu filho numa atividade familiar enquanto estimula a sua coordenação motora. 

 

2. Treinar como um astronauta

Há um projeto internacional que desenvolve atividades físicas e científicas à distância, para estimular os mais novos a treinar como os astronautas! O Mission X é desenvolvido pela Agência Espacial Europeia com registo e participação gratuitos. 

 

3. Descobrir o origami

Criar figuras e objetos através da arte de dobrar papel proporciona aos mais pequenos momentos de entretenimentoconcentração e criatividade. No YouTube vai encontrar vários canais com tutoriais sobre este tema. 

 

4. Construir marionetas

O teatro é uma das mais importantes atividades para fazer com crianças, pois permite desenvolvimento da expressão dramática. Em casa, podem construir marionetas e, posteriormente, organizar espetáculos em família. 

 

5. Criar instrumentos musicais

A música deve fazer parte do desenvolvimento das criançasCombinando a reciclagem e as artes manuais, há um sem número de possibilidades para construir instrumentos musicais reutilizando materiais que já não precisa. 

 

6. Aprender a reciclar

Reforçar a aprendizagem das regras de reciclagem é uma excelente atividade para fazer com as crianças. Uma sugestão é, por exemplo, construírem e pintarem diferentes caixotes para separar os resíduos em casa. Podem até ilustrar os resíduos que devem ser colocados em cada um deles. 

 

7. Organizar noites de jogos

Os jogos de tabuleirou de cartas em família fazem as delícias dos mais pequenos. Regularmente, organize estes serões com os seus filhos, garantindo assim momentos de muita diversão familiar. 

 

Aproveite as nossas sugestões de atividades para fazer com as crianças e divirtam-se neste verão! Em espaços públicos, não se esqueça de tomar os devidos cuidados:  utilizar a máscara, manter o distanciamento social e desinfetar regularmente as mãos. 

 

Se pretende mais sugestões de atividades para fazer com as criançassiga a página do Externato Champagnat no Facebook. Além destas dinâmicas, encontrará conteúdos sobre educação e desenvolvimento infantil. 

 

VER MAIS SUGESTÕES

 

Deixe uma resposta