fbpx

Escolha da escola do seu filho: Quais os serviços a priorizar?

escolha da escola

A escolha da escola do seu filho exige um cuidado acrescido e há muitas variáveis a considerar ao longo do processo. O objetivo primordial dos pais é garantir um contexto educativo que proporcione as melhores condições para o sucesso escolar das crianças.

A forma como as instituições educativas (públicas ou privadas) se organizam institucionalmente é muito diversa. Assim, as valências oferecidas às famílias são diferentes.

Cada escola define, de acordo com o seu projeto educativo, vários serviços complementares ao ensino obrigatório. No processo de escolha da escola, é muito importante levar em consideração este tipo de ofertas. Uma decisão bem ponderada pode fazer a diferença no sucesso educativo do seu filho, bem como no apoio à estrutura familiar.

 

Quais os serviços a considerar na escolha da escola?

 

Antes de tomar uma decisão quanto à escola dos seus filhos, há alguns aspetos que deve avaliar. Para além dos critérios de qualidade, que são imprescindíveis, há dimensões que deve obrigatoriamente ponderar.

Assim, na seleção da escola, verifique que ofertas existem a nível de apoio pedagógico, serviços complementares e atividades extracurriculares. Estas variáveis podem fazer toda a diferença tendo em conta aquilo que pretende para educação do seu filho.

 

1. Apoio pedagógico

O complemento pedagógico é fundamental para garantir aos alunos a igualdade de oportunidades para atingir o sucesso escolar. Normalmente, este tipo de apoio é direcionado aos alunos que têm alguns problemas específicos de aprendizagem ou de natureza comportamental.

Os profissionais, em conjunto com a família, professores titulares e alunos, criam condições para que os objetivos curriculares sejam atingidos. Desse modo, no momento da escolha da escola do seu filho, verifique se esta possui na sua estrutura:

  • Serviço de apoio psicopedagógico– É normalmente dinamizado por um Psicólogo, que avalia e diagnostica possíveis problemas de aprendizagem. A partir daí, o profissional elabora planos terapêuticos adequados a cada situação. Este tipo de serviço costuma também disponibilizar orientação vocacional, essencial para definir o percurso escolar;
  • Serviço de mediação escolar– A equipa de mediadores socioeducativos trabalha a prevenção e resolução dos conflitos escolares em parceria com família, agentes educativos e outras entidades externas. Além disso, promove a educação para a cidadania;
  • Complemento a disciplinas específicas Grande parte das instituições educativas disponibiliza apoio, nomeadamente a disciplinas como Português e Matemática;
  • Apoio ao estudo– Nem sempre os pais têm disponibilidade para acompanhar os filhos na realização dos trabalhos de casa e no estudo. Uma escola que garanta este acompanhamento é uma ótima ajuda à gestão do tempo familiar.

 

2. Atividades extracurriculares

A oferta de atividades extracurriculares é um aspeto que deve verificar na escolha da escola para o seu pequeno. Para além de todas as vantagens inerentes, estas modalidades podem ajudá-lo bastante, evitando a procura de outras instituições para inscrever a criança.

Assim, se pretende que o seu filho se dedique a uma ocupação após as aulas, na hora da seleção da escola, averigue a oferta existente.

  • Atividades desportivas– O desporto escolar é uma excelente opção neste âmbito porque, além de ser do agrado das crianças, tem benefícios evidentes. Nesse sentido, verifique as modalidades existentes e as condições para integrar os seus filhos;
  • Atividades artísticas– Se esta for uma dimensão importante para si e para os seus filhos, aquando da escolha da escola, informe-se relativamente à oferta existente. A dança, o teatro ou a música são já bastante comuns na oferta extracurricular das escolas;
  • Tecnologias informáticas– Os conhecimentos neste âmbito são indispensáveis atualmente. É importante as escolas disporem deste tipo de oferta;
  • Línguas estrangeiras– É bastante comum os colégios disponibilizarem como atividade extracurricular o Inglês. É um excelente complemento pedagógico ao currículo regular desta disciplina.

 

3. Serviços complementares

Por vezes são os serviços complementares que determinam a escolha da escola. Para muitas famílias, estes são fundamentais para uma melhor gestão da vida familiar. No entanto, deve informar-se muito bem quanto às condições de utilização, pois cada instituição educativa tem a sua organização própria.

  • Alimentação – Para as famílias que não possam almoçar em casa, é importante garantir um local onde a criança faça refeições nutricionalmente equilibradas e saudáveis. Grande parte das escolas possui cantina e/ou refeitório, porém nem sempre isso acontece;
  • Transporte – Para muitos pais, o serviço de transporte é fundamental para levar os filhos para o colégio ou para outras atividades. Antes de escolher a escola, é importante saber se a instituição oferece esse serviço;
  • Programas para as interrupções letivas– A ocupação dos tempos livres das crianças é importante para muitos pais, especialmente durante as férias. Antes de fazer a escolha da escola, informe-se relativamente à oferta existente para estes períodos.

 

Externato Champagnat: Um projeto educativo de excelência

 

No Externato Champagnat, educamos e formamos crianças do pré-escolar ao 9º ano. Regemos a nossa formação por uma filosofia humanista e potenciadora do conhecimento e exploramos as mais modernas técnicas de aprendizagem.

O ensino à distância é uma realidade com a qual estamos familiarizados e 100% confortáveis. Em resultado da pandemia de COVID-19, rapidamente iniciamos este tipo de ensino com recurso à plataforma TEAMS, interligando os professores com todos os seus alunos. Esta plataforma integra o Moodle e a Escola Virtual, recursos que já usávamos, o que facilita o acesso a toda a informação. O uso da plataforma é feito em colaboração com a área pedagógica da Microsoft.

A oferta na nossa escola é enriquecida com disciplinas e atividades para além das contempladas no curriculum nacional, para fomentar competências e estimular as capacidades intelectuais e físicas das crianças. Dispomos de programas de férias e de serviço de transporte e trabalhamos em horários prolongados e flexíveis, ajustados às rotinas das famílias.

Na nossa instituição, contamos com espaços exteriores amplos e diversificados, que promovem a prática desportiva e o contacto com a natureza. Além de parque infantil e campos desportivos, temos uma quinta e uma horta onde as crianças aprendem a plantar e brincam com os animais.

Na nossa cantina, todas as refeições são pensadas ao pormenor e executadas com brio. Todos os dias, temos uma ementa elaborada por nutricionistas e confecionada por um chef.

 

Para saber mais sobre o projeto educativo e os serviços disponibilizados no Externato Champagnat, aceda ao nosso site e visite as nossas páginas no Facebook e Instagram. Informe-se connosco sobre o período de inscrições e sobre todas as condições que oferecemos aos nossos alunos.

 

SABER MAIS

 

Deixe uma resposta