fbpx

Sugestões de livros infantis e juvenis para os seus filhos 

livros infantis

Incutir hábitos de leitura desde cedo é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social das criançasPor issoé importante fazer uma seleção criteriosa de bons livros infantis ou juvenis para incutir no seu filho o gosto pela leitura. 

 

Vantagens da leitura para o desenvolvimento infantil

Mesmo antes da aprendizagem da leituraos livros já devem ter lugar no quarto dos mais pequenos e no seu quotidianoNesta altura, as histórias infantis assumem um importante papel.  

Mais tarde, a criação de hábitos de leitura traz vantagens evidentes ao desenvolvimento infantil: 

  • Estimula a criatividade e curiosidade; 
  • Enriquece o vocabulário; 
  • Melhora a compreensão escrita; 
  • Exercita o cérebro; 
  • Trabalha a concentração. 

Há livros infantis e juvenis para todos os gostos, disponíveis no mercado ou numa biblioteca perto de si. É fundamental que a escolha assente nas preferências dos mais pequenos, para que desenvolvam o prazer de ler. Os tipos mais comuns de literatura infantil e juvenil são o conto, a fábula e a lenda, embora existam outras, como as obras poéticas ou as novelas.  

 

Sugestões de livros para crianças e jovens

Para criar o hábito e o prazer da leitura nas crianças, é essencial apresentar-lhes as obras certas. Desse modo, deixamos-lhe 14 sugestões de livros infantis e juvenis. Algumas destas obras têm o selo Ler+ atribuído pelo Plano Nacional de Leitura. 

 

8 Sugestões de livros infantis

 

1. Procura e encontra no Zoo de Ines Rarisch

É um dos livros infantis recomendados para crianças em idade pré-escolar. Relata a aventura do Tiago, que convida os amigos para ir ao zoo no seu aniversário. Além da introdução à leituraapresenta um conjunto de desafios que divertem os mais pequenos. 

 

2. Meu amigo de Astrid Desbordes

Uma obra recomendada a alunos do 1º ciclo. Conta-nos a vida de uma criança que lida com a diferença de um novo colega. É uma excelente sugestão para levar os mais pequenos refletirem sobre a desigualdade. 

 

3. Todos temos asas, mas apenas os voluntários sabem voar de Sónia Fernandes

Uma história sobre um menino (o Júnior) e o coelho Cândido, que lhe ensina o que é ser voluntário. Um livro indicado para crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, introduzindo a temática do voluntariado. 

 

4. Fernão de Magalhães  Eu não sirvo a Castela, sirvo o mundo inteiro de João Manuel Ribeiro

Um conto sobre um dos mais importantes navegadores da História de Portugal: Fernão de Magalhães. É uma obra recomendada a crianças do 1º ciclo, na qual podem conhecer algumas das viagens e peripécias desta figura ao longo da sua vida. 

 

5. A Fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen

Este é um dos livros infantis recomendados pelo Plano Nacional de Leitura para leitura orientada no 5º ano de escolaridade. É uma excelente obra para os mais pequenos refletirem sobre a importância da amizade e da generosidade. Narra a história de uma fada que perde os seus poderes devido ao egoísmo e à vaidade. 

 

6. Avozinha Gângster de David Walliams

Uma obra ideal para crianças que entrem no 2º ciclo, recomendada pelo Plano Nacional de Leitura. É uma história bastante divertida sobre uma surpreendente avó (que se revela uma ladra de jóias) e o seu neto, Ben. 

 

7. O Menino-Estrela de Oscar Wilde

Um livro que narra a história de um menino que surgiu de uma estrela cadente e é adotado por um lenhador. Ao crescertorna-se vaidoso e cruel e vai ter de enfrentar diversas dificuldades para se tornar uma pessoa melhor.  

 

8. O rapaz que vivia na televisão  de Luísa Ducla Soares

Um dos melhores livros infantis para crianças que estão a iniciar a leitura. Conta a história de um menino que adorava ver televisão ao ponto de viver em função deste aparelho. A sua vida muda radicalmente quando, certo dia, a televisão avariou.  

 

6 Sugestões de livros juvenis

 

1. História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar de Luís Sepúlveda

Uma ternurenta fábula indicada para alunos do 3º ciclo. Relata a história de Zorbas, um gato que se compromete cuidar de uma pequena gaivota e a ensiná-la a voar.   

 

2. As Mulherzinhas de Louisa May Alcott

Aconselhado pelo Plano Nacional de Leitura, é um livro juvenil para alunos do 3º ciclo. Em tempo de guerra, quatro irmãs enfrentam dificuldades depois de verem o pai partir para combater. 

 

3. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban de J. K. Rowling

Um dos livros desta já famosa coleção sobre as aventuras de Harry Potter que é uma das leituras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura para jovens adolescentes.  

 

4. O rapaz do pijama às riscas de John Boyne

Uma obra recomendada para alunos do 3º ciclo, que fala sobre a amizade entre duas crianças de realidades divergentes durante a 2ª Guerra Mundial.  

 

5. Capitães da Areia de Jorge Amado

Mais uma obra com o selo Ler+. Conta a história de um grupo de meninos marginalizados pela sociedade, nas ruas de São Salvador da Bahia, no Brasil 

 

6. Volta ao mundo em 80 dias de Júlio Verne

É uma das obras literárias mais traduzidas no mundo. Relata a história de um cavaleiro britânico chamado Phileas Fogg, que decide dar a volta ao mundo em 80 dias com o seu fiel criado Passepartout. Um livro cheio de aventuras e peripécias cuja ação se desenrola no século XIX, recomendado a adolescentes. 

 

Com tantas sugestões de livros infantis e juvenis para os seus filhos, o difícil vai ser escolher! Estimular a leitura nos mais novos passa por tornar a mesma apelativa para eles. Visite regularmente bibliotecas ou livrarias e deixe-os descobrir sozinhos as próprias preferências. 

Estas dicas sobre livros infantis e juvenis foram-lhe úteis? Quer ter acesso a mais conteúdos sobre educação e desenvolvimento? Subscreva agora o nosso blog! 

 

Deixe uma resposta