fbpx

Perceba a importância de brincar com os seus filhos! 

a importância de brincar

A importância de brincar com os filhos é determinante para o seu crescimento e desenvolvimento. Muitas são as recordações que os mais pequenos guardam dos momentos lúdicos passados com os pais. A brincadeira é uma ótima forma de se envolver e, desse modo, fortalecer os laços familiares.

O ato de brincar pode ter uma vertente educacional, sendo até mais significativo para a aprendizagem da criança. Contudo, o aspeto que mais importância atribui ao ato de brincar com os pequenos é criar momentos familiares mais felizes.

Estudos revelam que o tempo de divertimento em família é proporcional ao nível de felicidade. Contextos familiares felizes são sinónimo de bem-estar na criança, possibilitando-lhe um crescimento saudável e equilibrado.

 

5 Motivos para valorizar a importância de brincar com os seus filhos

 

1. Fortalece os laços familiares

brincadeira é, por si só, um aspeto fundamental no desenvolvimento da criança. Garantir-lhe espaço, tempo e condições para brincar torna-se imperativo para os pais. Se a família se envolver nesse processo lúdico com os miúdos, a importância de brincar será ainda maior.

São os bons momentos que permitem que as relações entre os membros se fortaleçam. As brincadeiras em família são determinantes para o crescimento dos mais pequenos e para o seu bem-estar.

 

2. Diminui a dependência das novas tecnologias

Atualmente, quando as crianças não encontram parceiros de divertimento, o refúgio mais comum são as novas tecnologias. Os telemóveis, computadores, videojogos ou televisão estão à disposição para cobrir essa falta de companhia.

Ao reconhecer a importância de brincar com os seus filhos, estará a reduzir a necessidade de eles se entreterem com esses gadgets. Além disso, permite estimular nos miúdos outras dimensões do seu desenvolvimento, como o aspeto motor, social e cognitivo.

 

3. Possibilita novas formas de aprendizagem

Há uma enorme variedade de brincadeiras possíveis de realizar com os filhos e estimulá-los de várias formas. Se as opções forem diversificadas e acompanhadas pelos pais, há uma maior possibilidade de ocorrerem aprendizagens significativas no processo.

 

4. Fortalece o bem-estar da criança

As figuras parentais são, na maioria dos casos, os principais modelos a seguir e com quem a criança tem necessidade de desenvolver confiança. Para o bem-estar dos mais pequenos, é essencial que se sintam protegidos e amados por essas figuras.

Uma das formas de transmitir afeto é envolver-se na vida da criança, mostrando interesse e valorizando aquilo que ela faz. Brincar com o seu filho é uma maneira de demonstrar tudo isso.

 

5. Desenvolve a dimensão social

A importância de brincar acompanhado reside na capacidade de trabalhar a dimensão social. Nas brincadeiras, os mais pequenos têm a oportunidade de manifestar sentimentos face a diferentes eventualidades. Os jogos estimulam o surgimento de emoções perante o parceiro de divertimento.

Com a envolvência dos pais neste processo, é possível criar momentos de mediação perante certos comportamentos que as crianças possam demonstrar. Por exemplo, se o miúdo reage mal face à derrota ou manifesta egoísmo perante um brinquedo, é um ótimo momento para moldar esses comportamentos. Por outro lado, também é possível que a criança possa revelar certos medos ou problemas que tenha.

 

Dicas para participar nas brincadeiras das crianças

 

A importância de brincar com os filhos aumenta quando o convívio se torna um momento significativo para eles. Desse modo, é determinante ter em conta alguns fatores quando participar nos divertimentos dos mais novos.

  • Não oriente demasiado a brincadeira. Faça com que sejam as crianças a escolher aquilo com que querem entreter-se, dentro das possibilidades existentes e de acordo com as regras;
  • Quando possível, tente realizar atividades ao ar livre. O exterior oferece outros benefícios ao bem-estar dos pequenos, tendo em conta que passam demasiado tempo em espaços fechados;
  • Se possível, garanta às crianças formas de variar as brincadeiras. Assim, a estimulação de diferentes competências aumentará a importância de brincar acompanhado;
  • Provoque e surpreenda os seus filhos na altura de brincar. Demonstre um lado mais descontraído e crie um ambiente de cumplicidade e proximidade. Vai deixar as crianças mais felizes e até admiradas com os pais;
  • De maneira informal, aproveite para ensinar alguns valores e modos de estar durante a brincadeira. É uma excelente oportunidade para que sejam assimilados.

Brincar é fundamental para um crescimento saudável e feliz da criança. Garanta as condições necessárias para que o seu filho possa fazer as suas brincadeiras e divirtam-se juntos!

 

Quer ter acesso a outros conselhos sobre desenvolvimento infantil? Subscreva o nosso blog e leia dicas sobre infância, educação e pedagogia.

 

Deixe uma resposta