fbpx

8 Benefícios das visitas de estudo para o crescimento infantil 

visitas de estudo

As visitas de estudo são uma ótima ferramenta pedagógica para professores e alunos. São um complemento importante ao currículo escolar. Em muitos casos, permitem a assimilação das aprendizagens realizadas em contexto de sala de aula. 

Ao longo do ano letivoé importante existirem outros espaços para estimular as aprendizagens. As visitas de estudo são um contexto de educação não formal que permite fugir à rotina diária da sala de aula. Além disso, são uma forma das crianças conhecerem novas realidades e perspetivasde modo a consolidarem conhecimentos. 

Por outro lado, as visitas de estudo são para os alunos um estímulo e uma motivaçãoA predisposição para conhecer aumenta num ambiente que assenta em atividades mais lúdicas. 

 

De que forma as visitas de estudo beneficiam as crianças?

A ideia de que as visitas de estudo significam passear é uma noção completamente errada. Estas atividades organizadas pelas instituições educativas têm, normalmentesubjacente um fundamento pedagógico. Por mais lúdicas que sejam, há sempre uma intenção ou um objetivo educativo por trás. 

 

1. Permitem conhecer novas realidades

Muitas vezes, as visitas de estudo permitem ao aluno conhecer lugares e realidades que de outro modo seria difícil explorar. As famílias, por razões diversas, podem não proporcionar aos pequenos determinadas experiências. A escola, ao organizar este tipo de atividades, acaba por compensar esse facto, nomeadamente na vertente cultural. 

 

2. Abrem novos horizontes

Muitas são as visitas de estudo que despertam na criança interesse em algumas áreas ou temáticas. A idade escolar é um período na qual se deve garantir o máximo de experiências positivas ao aluno, no sentido de este descobrir o mundo e a si próprio. Por vezes, é nestes momentos que os mais pequenos descobrem novas realidades que os cativam e que podem ser orientadoras em relação ao futuro. 

 

3. Estimulam o conhecimento cultural

Uma boa parte das visitas de estudo está relacionada com o desenvolvimento culturalÉ muito importante desenvolver este interesse desde cedo nas crianças. As idas ao teatromuseus ou concertos são hábitos muito saudáveis para o crescimento intelectual e cognitivo dos mais pequenos. Por outro lado, permitem alargar o conhecimento do património cultural. 

 

4. São um espaço educativo não formal

Os contextos educativos não formais, quando bem orientados, são excelentes espaços de aquisição e assimilação de conhecimentos. A predisposição da criança para aprender aumenta, pois tal é feitde uma forma mais lúdica e menos formal. Este é um dos aspetos que estimula o aluno a estar aberto a descobrir a realidade que o rodeia. 

 

5. Fortalecem os laços na relação professor/aluno

As visitas de estudo podem revelar-se um espaço para professores e alunos conhecerem outras características da personalidade de ambos. Num contexto divergente da sala de aula, os laços são estimulados. ambiente descontraído assim o permite, tornando a relação mais próxima e positiva nos momentos formais. 

 

6. Promovem a interdisciplinaridade

Há visitas de estudo que abrangem diferentes disciplinas simultaneamente. Para o aluno, é importante perceber que as diferentes áreas do ensino podem estar presentes numa mesma realidade. Assim, são criadas as condições para a realização de aprendizagens significativasonde os conhecimentos adquiridos são mais facilmente assimilados. 

 

7. Complementam o currículo escolar

A relação entre teoria e prática é um dos objetivos das metodologias pedagógicas. As visitas de estudo permitem dar ao ensino uma vertente prática e concreta da realidade e dos conteúdos abordados em sala de aula. Nesse sentido, as aprendizagens realizadas nesta perspetiva vão ter maior significado e simbolismo para a criança. 

 

8. Desenvolvem competências sociais e de trabalho

Em algumas visitas de estudo, o trabalho pedagógico solicitado aos alunos assenta em exercícios de grupo. Há maior autonomiacriatividade e liberdade para as crianças exporem os seus pontos de vista sobre a realidade ou temática em causa. Ao mesmo tempo, estimula as relações interpessoais, o que, por sua vez, trabalha as competências de comunicação entre pares ou em grande grupo. 

 

Os conteúdos sobre metodologias pedagógicas interessam-lhe? Quer estar a par de outras curiosidades relativas à educação escolar das crianças? Subscreva agora o nosso blog! 

 

Deixe uma resposta