fbpx

9 Brincadeiras para fazer em casa com os mais pequenos 

brincadeiras para fazer em casa

contexto familiar é muito importante para o bem-estar das crianças. Brincar é um dos aspetos em que deve apostar para ter um lar feliz. E são muitas as brincadeiras para fazer em casa com os mais novos que proporcionam momentos de diversão em família. 

Nas interrupções letivaso tempo livre dos mais novos aumenta consideravelmente. Conseguir ocupá-los de maneira positiva pode, por vezes, ser uma tarefa difícil para os pais. No entanto, há várias brincadeiras para fazer em casa nas quais pode participar também.  

envolvimento dos pais na vida dos filhos dá-lhes mais segurança e bem-estarfatores essenciais ao seu crescimento. Por outro lado, promover atividades estimulantes ao desenvolvimento infantil é outra das vantagens desse envolvimento. 

 

9 Divertidas brincadeiras para fazer em casa

 

Há muitas formas de passar momentos divertidos em família. Não há nada melhor para as crianças do que ver os pais participarem nas suas diversões. Os laços familiares fortalecem-se e criam-se boas memórias que perduram pela vida. 

Fique agora com 9 ideias de brincadeiras para fazer em casa com os seus filhos. 

 

1. Criação de disfarces de Carnaval

Na interrupção letiva de Carnavaluma boa atividade é criar máscaras. Com material reutilizadoé fácil construir disfarces originais. 

Pode aproveitar roupas velhas e tecidos para criar fantasias bem divertidas. Quanto às máscaras, utilizando cartolinas, cartão velho ou até gesso, é possível dar asas à imaginação. 

 

2. Pintura de um mural

Existem muitas brincadeiras para fazer em casa adequadas a crianças pequenas e este é um bom exemplo. Se tem filhos mais novos, provavelmente já lhe apareceram paredes com desenhos. É bastante comum as crianças quererem desenhar pela casa. 

Uma boa alternativa é criar um mural no qual o pequeno possa dar asas à sua criatividade. Basta usar papel de cenário afixado numa parede. Faça esse trabalho com ele e vai ver que a diversão é garantida! 

 

3. Pequenos cozinheiros

Uma ótima atividade para fazer com os seus filhos é cozinharem em conjunto. Com as devidas precauções, basta adequar as tarefas à faixa etária, de acordo com a sua complexidade. A preferência dos mais pequenos é, normalmente, fazer sobremesas ou doces. As opções são muitas de forma a envolvê-los num entretenimento diferente.  

 

4. Jogo da mímica

O jogo da mímica, além de desenvolver competências relativas à expressão corporal e criatividade, é diversão garantida. As regras e níveis de dificuldade podem adaptar-se à idade da criança. A ideia é, dentro de um tempo estipulado, através de gestos, os jogadores exemplificarem profissões, animais ou atividades 

 

5. Jogos de tabuleiro tradicionais

Os jogos de tabuleiro são, por si só, motivo de interesse por parte das crianças. Há diversos divertimentos deste género que garantem bons momentos em família. Para ir além dos habituais, há jogos mais simples que podem despertar outro tipo de curiosidade nos mais pequenos. Por exemploJengaXadrez, Damas ou Gamão são ótimas brincadeiras para fazer em casa com os filhos. 

 

6. Jogos de construção

Uma das melhores opções é fazer criações com peças Lego ou construir puzzles em família. Além das vantagens inerentes ao jogo em si, estas atividades são ótimas para estimular o trabalho cooperativo. Geralmente, possibilitam muitas horas de divertimento em família. Este tipo de brincadeiras para fazer em casa adequa-se a qualquer idade. 

 

7. Caça ao tesouro dentro de casa

Os divertimentos que incluam resolução de enigmas ou descoberta de mistérios cativam normalmente miúdos e graúdos. Organizar uma caça ao tesouro dentro de casa não é muito complicadoBasta criar alguns enigmas criativos e espalhá-los pela casa. Pode usar códigos, palavras cruzadas ou adivinhas como pistas para encontrar o tesouro. Uma brincadeira para fazer em casa que vai entreter os mais pequenos por horas a fio! 

 

8. Concurso de fotografia

Nem tudo é mau relativamente à utilização danovas tecnologias pelas crianças. Pode organizar um concurso de fotografia usando o telemóvel ou tablet. É uma das brincadeiras para fazer em casa que mais interesse despertaBasta tirar fotos originais a momentos, pessoas ou objetos e depois avaliar e elegeas melhores. No final, podem criar uma exposição ou premiar as mais votadas. 

 

9. Teatro de marionetas

Esta é uma brincadeira que pode levar algum tempo a organizar, mas o resultado vale a penaNa verdadetodas as etapas deste projeto podem fazer parte da atividade e envolver os mais novos. Desde a criação das marionetas e dos cenários até à escrita do guião, tudo pode ser divertido. São várias as competências que vai estar a trabalhar com a criança. 

 

Estas são apenas algumas sugestões de brincadeiras para fazer em casa e passar tempo de qualidade em família. Com criatividade e imaginação, há um sem número de divertimentos que pode fazer com os mais novos. 

Subscreva agora o nosso blog! Tenha acesso a mais dicas para proporcionar bons momentos em família aos seus filhos. 

 

Deixe uma resposta