fbpx

Que rotinas de estudo os alunos devem manter nas férias?

rotinas de estudo

Uma pergunta que os pais colocam frequentemente é: “Será que devo incentivar o meu filho a manter as rotinas de estudo durante as férias?”. Alguns chegam à conclusão de que os jovens devem continuar a estudar diariamente, quase como se estivessem em aulas. Outros são da opinião contrária e acreditam que os filhos devem descansar ao máximo. A chave está no equilíbrio.

Estabelecer uma boa rotina de estudo nas férias é extremamente benéfico, desde que seja ligeira e consistente. Com o tempo, o hábito torna as rotinas de estudo mais fáceis e satisfatórias. Ajuda ainda a diminuir o stress e a melhorar o desempenho, uma vez que os alunos têm tempo para interiorizar os conteúdos, sem ter de recorrer freneticamente aos manuais na véspera de um teste.

Acompanhe-nos à medida que exploramos cinco rotinas de estudo que o seu filho deve implementar, independentemente de estar em aulas ou de férias.

 

1. Rever a matéria

Rever a matéria lecionada é uma rotina de estudo que todos os alunos devem esforçar-se por estabelecer durante o período de aulas. Mas é especialmente mais importante durante a época das férias.

O seu filho poderá focar-se exclusivamente em consolidar a matéria, sem a pressão adicional de reter constantemente mais informação. Incentive-o a sistematizar os conteúdos abordados durante o último período. Fazer resumos, apontamentos, listas ou tabelas é um excelente método de revisão.

 

2. Exercitar o cérebro

Quando os alunos entram em férias, o cérebro não os acompanha. Por isso, é essencial que continuem a exercitá-lo. Embora façam uso das capacidades cognitivas a um nível mais reduzido, o seu intelecto precisa de ser estimulado tal como um músculo. Só assim poderá apresentar níveis satisfatórios de desempenho quando o novo período começar. O segredo está em conseguir que o seu filho mantenha uma rotina de estudo leve, mas contínua.

 

3. Planificar as rotinas de estudo

Em cada período letivo, é fundamental que o seu filho planifique as atividades a realizar, de forma a ajustar-se ao programa semanal e às datas dos testes. Para ser bem-sucedido na rotina de estudo durante a época sem aulas, deve acontecer exatamente o mesmo. Neste sentido, aqui ficam algumas dicas valiosas:

  • Deixe o seu filho tirar dois ou três dias sem estudar no início das férias. Isto permitirá que refresque a mente, recarregue baterias, se dedique aos hobbies e melhore o humor;
  • Encoraje-o a criar uma lista de objetivos e tarefas para os dias seguintes;
  • Incuta-lhe a necessidade de se focar especialmente nas disciplinas em que sente mais dificuldade. Sugira que vá alternando entre as disciplinas de que gosta e as de que não gosta tanto;
  • Se achar que o seu filho precisa de uma rotina muito bem definida para se comprometer ao máximo, arranje-lhe um calendário ou uma agenda e deixe-o planear detalhadamente. Cada caso é um caso, mas geralmente uma hora diária de estudo é o suficiente para dar frutos. Afinal, as férias servem para relaxar. Uma única disciplina por dia é um bom método de abordar a rotina de estudo. Outra sugestão consiste em ir variando os horários. Após uns dias, o seu filho saberá qual é a hora mais produtiva.

 

4. Estudar com colegas

É crucial que o seu filho aprenda a estudar em grupo sem se distrair com a companhia dos colegas ou optar por fazer algo mais divertido. No futuro, terá de se concentrar em resolver problemas e encontrar soluções junto da sua equipa de trabalho.

A melhor altura para treinar essa capacidade é, precisamente, durante as férias. Todos os alunos da turma estão livres e o mais provável é que queiram encontrar-se. Se tiver o tempo e os recursos, organize um dia de atividades na sua casa e receba alguns amigos do seu filho. Poderão alternar entre estudo e brincadeiras.

Estudar em grupo ajudará o seu filho a entrar em contacto com diferentes formas de assimilar a matéria, o que é muito vantajoso. Os alunos terão a oportunidade de esclarecer dúvidas uns com os outros e de chegar às conclusões de forma mais eficiente, visto que as suas competências diferentes se irão complementar.

 

5. Estudar sem distrações

Na época das aulas, é comum que a casa esteja sossegada. Como pai ou mãe, chega do trabalho, trata dos afazeres e, depois, o que mais quer é descansar. Os jovens da vizinhança andam menos tempo na rua e, tal como o seu filho, estão em casa a estudar.

Mas a situação é diferente durante as férias. O seu filho só pensa em diversão e pouco ou nada na matéria. É provável que a família esteja em casa e chame alguns amigos.

Com um ambiente movimentado, é difícil arranjar um espaço para estudar sem distrações. Contudo, se quer que o seu filho mantenha uma rotina de estudo, deve providenciar-lhe o que precisa, inclusivamente pouco ruído. Garanta que ele estuda numa divisão confortável e bem iluminada.

Algo extremamente importante é assegurar que o seu filho não passa o tempo reservado ao estudo a navegar nas redes sociais. Apele à razoabilidade, diga-lhe que a hora de estudo passará rápido e que os benefícios são bem maiores do que o tempo despendido. Desafie-o a não ter o telemóvel na mesma divisão. Terá o resto do dia para se distrair na internet.

 

Se pais e filhos aplicarem em conjunto as nossas recomendações, manter rotinas de estudo nas férias não será um fardo, mas sim um trampolim para resultados admiráveis!

Para aceder a mais artigos úteis e interessantes sobre Educação, não deixe de subscrever o blog do Externato Champagnat. Estamos com toda a família, não só nas aulas, mas também nos canais digitais!

 


 

Deixe uma resposta