fbpx

12 Atividades para crianças para animar as férias de Natal

atividades para crianças

Chegam as férias de Natal. Como pai ou mãe, é provável que tire alguns dias para passar tempo de qualidade com os seus filhos. E agora, que atividades para crianças pode e deve fazer para as entreter e estimular?

Este é o guia de atividades para crianças que procura! Com uma particularidade que vai apreciar: esqueça a confusão dos centros comerciais e das feiras de Natal. O objetivo da nossa lista é proporcionar momentos de entreajuda e intimidade familiares. Pais e filhos vão divertir-se muito mais do que imaginam.

 

7 Atividades para crianças até aos 10 anos

 

1. Fazer doces de Natal

O Natal é sinónimo de receitas deliciosas e desde cedo os mais pequenos podem ajudar na cozinha. Não há melhor altura do que a época das férias. Deixe os seus filhos ajudar na confeção de doces simples e típicos da quadra, como aletria, sonhos ou rabanadas. Eles vão adorar participar e, claro, saborear de seguida.

 

2. Acampar em casa

Na época natalícia, o tempo não convida a acampar na natureza. Mas pode suscitar a imaginação e o entusiasmo dos miúdos ao sugerir que montem uma tenda em casa e acampem mais confortavelmente. Use algumas das decorações e luzes de Natal que tem à disposição para dar vida ao “acampamento” e evocar a temática que paira no ar.

 

3. Escrever e enviar postais

Na era digital em que vivemos, é muito provável que os seus pequenos nunca tenham escrito e endereçado um postal. Ao fazê-lo juntamente com eles nas férias de Natal, estará a permitir que desvendem como as coisas eram diferentes na sua infância. Além disso, o timing é perfeito. Aproveitem para criar postais para familiares e amigos que não terão a oportunidade de ver durante as celebrações.

 

4. Teatro de sombras

Montar um teatro de sombras chinesas é algo muito simples, mas que muda completamente o ambiente na casa e irá, sem dúvida, entreter os mais pequenos. Encoraje-os a inventar e encenar as suas próprias histórias.

 

5. Construir uma casa e um comedouro para pássaros

Além das pequenas aves que se mantêm no nosso país no inverno, outras vêm de zonas mais frias para passar a estação. Quem sabe se uma casa e um comedouro não farão o “hotel” ideal para uma espécie diferente se acomodar no seu jardim? Os miúdos vão adorar vê-la. Esta atividade para crianças permite ainda que construam dentro de casa, mas montem e observem no exterior.

 

6. Caça ao tesouro

Os seus filhos são doidos por uma boa aventura misteriosa? Esconda alguns itens divertidos pela casa. Depois, dê aos pequenos as pistas na forma de adivinhas ou códigos adaptados à idade. Eles ficarão extremamente motivados para encontrar os “tesouros” e treinarão imenso as capacidades cognitivas.

 

7. Jogo de exploração das cores da natureza

Para os dias mais convidativos das férias de Natal, este é um excelente jogo para olhar o exterior com novos olhos. Usem uma caixa de ovos. Pintem cada espaço com uma cor diferente. De seguida, passeiem por um parque e recolham elementos da natureza correspondentes a cada uma das cores.

 

5 Atividades para crianças a partir dos 10 anos

 

1. Fazer pizza

Quem não se delicia com uma pizza em qualquer altura do ano? Aproveitem o tempo livre na interrupção letiva do Natal para fazerem uma pizza do zero, incluindo a massa. Juntem os ingredientes favoritos dos miúdos e graúdos. Quando a criação de chef estiver pronta, desfrutem do sabor do vosso trabalho enquanto relaxam a ver um filme.

 

2. Pintar um quadro para oferecer

A partir de uma certa idade, os seus filhos aprofundam a capacidade criativa e a destreza manual necessárias para pintar um quadro digno de museu. Ainda mais se tiverem inclinação para as artes. Incentive-os a passar do papel para a tela e a criar uma pintura que servirá como um belo presente de Natal para um familiar ou amigo.

 

3. Transformar roupa antiga

Todas as famílias têm em casa roupa que esqueceram há muito. Então de t-shirts nem se fala! Deem uma nova vida a uma peça de roupa velha. Usem tesouras, linhas, botões, tintas, remendos… o que quiserem. Porque não criar uma peça alusiva à quadra natalícia?

 

4. Organizar um pequeno mercado

Esta atividade para crianças incutirá nos seus filhos o espírito de partilha e solidariedade tão enfatizado no Natal. Organize com eles um pequeno mercado. Vendam roupas e brinquedos antigos e doem uma parte do dinheiro a uma associação. Peça-lhes que falem sobre uma causa com que se preocupam e escolham o destinatário do donativo. Isto ajudará a despertar a empatia e a consciência social.

 

5. Quizzes temáticos ou de cultura geral

A partir dos 10 anos, os seus filhos começam a enraizar hobbies e interesses: desporto, música, tecnologia, moda, ciência, entre tantas outras áreas. Pesquise quizzes divertidos e educativos sobre os temas que mais adoram e coloque-lhes as perguntas num formato de concurso. Pode criar o seu próprio quizz e passar da temática específica para o domínio da cultura geral. É bom que eles estejam sempre a aprender sobre várias áreas.

 

As 12 atividades para crianças que lhe sugerimos são totalmente ajustáveis. Pode fazê-las com miúdos de qualquer idade. O que interessa é que os pequenos gostem, aprendam e se divirtam.

 

Para mais artigos repletos de atividades para crianças e conteúdo excecional sobre diversos tópicos da infância e da adolescência, subscreva o blog do Externato Champagnat. Partilhamos consigo a informação e as ferramentas para o inspirar nas vivências preciosas com os seus filhos.

 


 

Deixe uma resposta