fbpx

Reuniões de pais: 6 Dicas para acompanhar os filhos na escola

reuniões de pais

As reuniões de pais são uma forma de acompanhar o percurso escolar dos filhos. Estes encontros acontecem normalmente no início do ano e após o final dos períodos letivos. Pode haver outros encontros de âmbito mais geral, como os de associações de pais ou assembleias de escola.

A presença dos encarregados de educação nas reuniões de pais é fundamental para estarem a par do percurso dos filhos. Está comprovado que a proximidade familiar com a escola é determinante para o sucesso escolar dos alunos.

No entanto, nem sempre os encarregados de educação conseguem ser regulares nas reuniões de pais. A falta de tempo, o desinteresse ou a crença de que tudo corre bem com a vida escolar dos filhos são alguns dos motivos mais comuns.

 

Que importância têm as reuniões de pais?

 

Acompanhar o percurso escolar dos filhos é um dever dos pais. Trata-se de uma responsabilidade que estes devem assumir, pois é determinante para a formação e educação das crianças. Demonstrar interesse pelo seu percurso é também um fator que promove o sucesso escolar.

As reuniões de pais ou a participação em assembleias de escola permite aos encarregados de educação perceber o funcionamento da instituição educativa. É uma forma de conhecer os professores, perceber as dinâmicas pedagógicas e a organização institucional.

Por outro lado, a proximidade dos pais é muito útil para o trabalho dos agentes educativos. Nesta relação, os professores conseguem perceber e sinalizar melhor certos problemas que surjam com o aluno ou com a turma.

 

6 Dicas para acompanhar o percurso escolar dos filhos

 

Para muitos encarregados de educação, por vezes, é difícil estar presente nas reuniões de pais. Seja por motivos profissionais ou outras questões de agenda, a verdade é que uma presença regular na escola não é tão comum como seria desejável.

Nesse sentido, vamos dar-lhe 6 dicas para conseguir acompanhar o percurso escolar do seu filho.

 

1. Não espere pelos problemas para ir à escola

Muitos são os encarregados de educação que só vão às reuniões de pais quando há problemas. É muito importante ser um pai ou mãe presente na vida escolar da criança ou adolescente. Não esperar que os constrangimentos aconteçam é uma forma de garantir o bem-estar do seu filho.

 

2. Informe-se sobre a organização da escola

Saber como a escola se organiza é muito importante para estar a par dos eventos que vão acontecendo. Cada instituição educativa tem ritmos próprios e, por isso, o início de cada ano letivo é o momento ideal para perceber essa dinâmica. Assim, perceberá os timings das reuniões de pais, bem como das outras estruturas educativas.

 

3. Peça sempre justificação para o trabalho

Se a dimensão profissional o impede de estar presente nas reuniões de pais, saiba que a falta ao trabalho é justificável. Legalmente, o encarregado de educação tem direito a 4 horas por período para se deslocar à escola do seu educando. Além disso, é uma falta sem perda de salário. Para isso, não se esqueça de avisar antecipadamente o empregador e pedir a respetiva justificação.

 

4. Informe-se sobre o horário de atendimento do diretor de turma

Se por algum motivo não consegue estar presente nas reuniões de pais, saiba que é comum os diretores de turma terem um horário de atendimento semanal. Esta é uma excelente alternativa para se colocar a par dos assuntos abordados no encontro ou falar sobre outras questões mais particulares.

 

5. Inteire-se sobre os canais de comunicação da escola

Cada escola tem os seus meios de comunicação com os encarregados de educação. Se é impossível estar presente nas reuniões de pais, utilize esses meios alternativos para estar a par do percurso escolar do seu filho.

Plataformas como o Moodle permitem aceder a toda a informação sobre o seu educando. Os contactos mais tradicionais, como o telefone ou e-mail, são também uma boa alternativa para comunicar com os professores.

 

6. Consulte os cadernos e a caderneta do aluno

Outro meio muito importante para acompanhar convenientemente a vida escolar do seu educando é consultar os seus cadernos e a caderneta do aluno. Muitas vezes, estes são meios utilizados pelos professores para comunicar com a família. Desse modo, consulte-os frequentemente.

 

Acompanhe o mais possível o seu filho na escola. A proximidade entre todos os agentes educativos é fundamental para garantir o sucesso escolar do aluno.

Está interessando em receber outras dicas para promover uma educação positiva para o seu filho? Subscreva agora o nosso blog!

 


 

Deixe uma resposta