fbpx

Vantagens da meditação para crianças e influência no bem-estar

meditação para crianças

A meditação para crianças representa uma estratégia de relaxamento. O ritmo de vida acelerado tem, atualmente, impactos na infância. De variadas formas, pode resultar em situações prejudiciais ao desenvolvimento saudável dos miúdos.

O ato de meditar pode ter um papel importante para minimizar esses impactos, pois tem diversas vantagens. Desde logo, permite melhorar o rendimento escolar, assim como afastar problemas relacionados com a hiperatividade, défice de atenção e outros distúrbios psicocomportamentais.

Por esta razão, a meditação é vista como um excelente apoio na educação. Os diferentes tipos de relaxamento vão sendo adaptados à infância, nomeadamente no meio escolar. Os agentes educativos utilizam estas técnicas para melhorar o rendimento dos alunos. Em Portugal, esta começa a ser uma realidade praticada em muitas escolas e colégios.

 

8 Benefícios da meditação para crianças

 

Em contexto educativo, a meditação para crianças é uma excelente ferramenta para os professores. São várias as estratégias disponíveis para conduzir os alunos a um trabalho de relaxamento. Tal não implica grandes conhecimentos nem muito tempo perdido relativamente ao quotidiano escolar.

O objetivo essencial é que a meditação faça parte da rotina diária. Só assim os benefícios no bem-estar dos mais novos serão sentidos. Falamos, por exemplo, de uma melhoria das aprendizagens.

Fique agora a conhecer 8 vantagens da meditação para crianças.

 

1. É uma terapia natural

A meditação para crianças pode revelar-se uma ótima solução para algumas patologias, nomeadamente as relacionadas com distúrbios psicocomportamentais. Desse modo, pode ser usada como uma alternativa ou um complemento aos medicamentos, reduzindo o seu impacto na saúde dos pequenos.

 

2. Tem impactos a longo prazo

Uma das vantagens da meditação para crianças é ser uma terapia com resultados a longo prazo. O facto de os mais jovens aprenderem técnicas de relaxamento e terem um melhor autoconhecimento permite-lhes enfrentar certos problemas de forma mais positiva. O stress, a ansiedade e o medo podem ser mais bem controlados. Esse autocontrolo permitir-lhes-á, ao longo da vida, ter um maior sentimento de bem-estar consigo próprios.

 

3. Desenvolve a criatividade

Há evidências científicas de que a meditação para crianças permite melhorar a criatividade. Esta característica, por si só, é fundamental para o processo de aprendizagem. Miúdos criativos têm maior probabilidade de sucesso!

 

4. Permite trabalhar a autoestima

A autoestima é um aspeto fundamental no desenvolvimento infantil. Permitir que o miúdo tenha um melhor conhecimento sobre si próprio resultará no aumento da sua autoestima. Crianças relaxadas são sinónimo de crianças em paz consigo mesmas e, desse modo, mais confiantes perante as circunstâncias da vida.

 

5. Ajuda na melhoria do rendimento escolar

Um pouco por todo o país, são já várias as escolas e projetos que trabalham a meditação para crianças em contexto de sala de aula. Os resultados destas iniciativas são muito positivos e promissores. Verifica-se um impacto direto no rendimento escolar dos alunos.

O próprio Ministério da Educação já possibilita às escolas, através dos seus contratos de autonomia, a implementação destas iniciativas. Por conseguinte, são reconhecidas as vantagens deste trabalho com os alunos.

Os resultados passam por melhorar a concentração e diminuir a ansiedade dos mais pequenos perante os desafios do ensino. Assim, estes veem a escola de forma mais positiva, demonstrando uma maior predisposição para a realização das aprendizagens.

 

6. Melhora a saúde

Ter crianças menos ansiosas e stressadas ajuda ao fortalecimento do sistema imunitário. Desse modo, os pequenos terão menor probabilidade de desenvolver certos problemas de saúde, tendo um crescimento mais saudável.

 

7. É possível em qualquer contexto

A meditação para crianças não implica muitos recursos. Em qualquer espaço ou momento, é possível criar condições para uma sessão de relaxamento. Não é só na escola que as suas vantagens podem ser aproveitadas. O meio familiar é também um excelente contexto para criar momentos de meditação.

 

8. Aumenta o bem-estar da criança

Todos os aspetos referidos anteriormente conduzem ao principal objetivo, que é o bem-estar da criança. Um desenvolvimento saudável é determinante para o futuro dos mais pequenos. Possibilitar-lhes condições para isso é um dever da família e de todos os profissionais da educação.

 

As vantagens da meditação para crianças são evidentes. Não se esqueça que miúdos felizes são sinónimo de um desenvolvimento saudável.

Quer ter acesso a outros conteúdos úteis sobre infância e adolescência? Aproveite para subscrever o nosso blog, no qual encontrará dicas úteis para o apoiar no crescimento do seu filho.

 


 

Deixe uma resposta