fbpx

Educação familiar: Passe tempo de qualidade com os seus filhos!

educação familiar

A educação familiar é o contexto mais importante para o crescimento e desenvolvimento de uma criança. Para os mais pequenos, este deve ser o “porto seguro” no qual, sejam quais forem as circunstâncias da vida, encontrarão a segurança e o conforto de que necessitam.

Uma educação familiar positiva permite à criança a segurança necessária para se desenvolver de forma significativa noutros contextos. Na escola, por exemplo, o sucesso é influenciado pelo ambiente familiar e pela presença dos pais durante o percurso escolar. Além disso, há evidências científicas de que a proximidade familiar é diretamente proporcional ao nível de bem-estar da criança.

 

A educação familiar na vida das crianças

 

Nas últimas décadas, o tempo que a criança passa em família tem vindo a diminuir em detrimento de outros contextos educativos. Com as mudanças socioculturais atuais, a verdade é que o impacto da educação familiar nos mais pequenos tem vindo a diminuir.

Muitas são as razões (algumas involuntárias) que impedem os pais de passarem mais tempo com os filhos. Na verdade, o ritmo de vida atual assim o obriga, embora algumas questões possam ser contornadas, se houver consciência e força de vontade.

Fique agora a conhecer algumas das razões que mais condicionam a educação familiar.

 

  • O trabalho dos pais

Ainda que o horário laboral tenha vindo a diminuir ao longo dos últimos anos, incontornavelmente, o trabalho é um fator que condiciona o tempo que as crianças passam com os pais. Além disso, em vários casos, as novas tecnologias têm levado o mundo laboral para casa. Muitos pais e mães continuam ligados ao emprego, através da internet, reduzindo a qualidade da relação familiar.

 

  • As atividades extracurriculares

Este tipo de atividades surgiu para responder ao buraco na ocupação dos períodos extraescolares das crianças. Neste setor, tem crescido a oferta às famílias, constituindo-se como uma ótima solução para cobrir os tempos livres dos filhos. Porém, é também uma realidade que os mais pequenos têm o seu dia ocupado, muitas vezes devido à sobrecarga de atividades que acaba por retirá-los do contexto familiar.

 

  • As novas tecnologias

Por vezes, o problema não se fica só pelo pouco tempo que a criança passa com os pais. Vários são os casos em que a qualidade desses momentos deixa a desejar, nomeadamente devido às novas tecnologias. Tanto filhos como pais têm nos gadgets um lugar que os afasta do convívio familiar mais significativo.

 

  • A falta de momentos para conviver

Os espaços para conviver em família estão cada vez mais fragmentados. O período em que pais e filhos se reúnem para conversar sobre as situações do quotidiano circunscreve-se à hora de jantar. A falta de tempo e a perda de importância dos espaços comuns da casa são alguns dos fatores para esta situação.

 

6 Dicas para passar mais tempo com os filhos

 

Há questões que dificilmente poderá mudar para poder passar mais tempo com o seu filho. Contudo, pequenos detalhes podem tornar os momentos passados em família mais significativos para o desenvolvimento da criança. Fique agora com 6 dicas para uma educação familiar mais rica.

 

1. Dispense mais tempo para estar com os filhos

As tarefas diárias ocupam grande parte do dia. Contudo, há períodos que podem ser aproveitados para estar com os miúdos por perto. Por exemplo, se conseguiu sair mais cedo do trabalho, faça uma surpresa ao seu pequeno e vá buscá-lo mais cedo ao colégio.

 

2. Dê preferência às zonas comuns da casa

Criar dinâmicas nas zonas comuns da casa promove a educação familiar. Por exemplo, colocar o computador e a televisão apenas nestes locais faz com que haja uma maior convivência entre todos.

 

3. Afaste os gadgets dos momentos em família

A utilização de dispositivos eletrónicos é um fator que distancia as pessoas. Nos momentos em família, mantenha afastados estes equipamentos para uma relação familiar mais saudável.

 

4. Planeie atividade de lazer em família

Um dos truques para uma educação familiar saudável é programar atividades de lazer em família. Tanto em casa como noutros contextos, existem várias opções para passar tempo de qualidade com os seus filhos.

 

5. Modere as atividades extracurriculares dos seus filhos

Atualmente, as crianças passam grande parte do seu dia na escola.  Além disso, à carga escolar acrescem as atividades extracurriculares. Muitas vezes, os miúdos participam em mais do que uma atividade, ocupando todo o seu tempo livre. Quando em excesso, este pode ser um fator que prejudica a educação familiar.

 

6. Converse com a criança

Conversar diariamente com os seus filhos e estar a par de todos os aspetos da sua vida é muito importante para promover uma boa educação familiar. Para a criança, é fundamental saber que tem alguém que dá importância às suas questões. Isto transmite-lhe a confiança e segurança necessárias para enfrentar os problemas e os dilemas diários.

 

Uma educação familiar positiva é, em suma, fundamental para o desenvolvimento psicossocial da criança. Um crescimento feliz e repleto de bem-estar permite que, no futuro, seja uma pessoa mais segura e bem-sucedida!

 

Quer ter acesso a mais conteúdos sobre temas emergentes relacionados com educação e desenvolvimento infantil? Subscreva o blog para receber os nossos artigos por email.

 


 

Deixe uma resposta