fbpx

8 Conselhos para um regresso às aulas tranquilo e feliz!

Regresso às aulas

O regresso às aulas é um momento que causa alguma ansiedade nas crianças e nos pais. Depois de um período prolongado junto da família, alguns pequenos veem a ida para a escola como um corte na ligação afetiva. Esta situação pode acentuar-se caso haja, por exemplo, uma mudança de escola ou de ciclo.

Além desta questão, há outros fatores que podem deixar os seus filhos ansiosos com o regresso às aulas. Ter o material escolar pronto para o início da escola é uma preocupação comum. Além disso, situações mal resolvidas – como bullying ou problemas relacionados com a aprendizagem nos anos anteriores – podem ser causadoras de stress.

Para um regresso às aulas tranquilo e feliz, o ideal é que estas situações sejam devidamente resolvidas e que alguns aspetos sejam tidos em consideração. O sucesso escolar depende disso!

 

8 Dicas para um regresso às aulas sereno para pais e filhos

 

Começar o ano letivo de forma positiva pode constituir-se como um bom prenúncio para o resto do ano. Está comprovado que crianças tranquilas e seguras têm maior probabilidade de serem bem-sucedidas a nível escolar. Aos pais e outros agentes educativos cabe criar as condições necessárias para esse efeito. Damos-lhe agora 8 dicas para um regresso às aulas positivo.

 

1. Prepare o regresso às aulas com antecedência

Para um regresso às aulas tranquilo, é fundamental organizar tudo com antecedência. Preparar o material escolar, bem como estar informado acerca do início do novo ano letivo, é muito importante para não causar stress. Desse modo, informe-se sobre as datas da apresentação, o início de aulas e as listas de materiais necessários.

 

2. Não deixe passar a sua ansiedade para a criança

Muitos pais ficam ansiosos com o regresso às aulas. Seja por recearem a reação dos filhos ao início da escola, seja pela agitação que o regresso às aulas representa para eles, tal acaba por deixá-los mais tensos e apreensivos. O importante é não deixar passar esses sentimentos para a criança, pois pode deixá-la mais insegura e preocupada.

 

3. Acompanhe a criança nos primeiros dias de aulas

Se nota que o seu filho está receoso relativamente ao regresso às aulas, é importante acompanhá-lo nos primeiros dias, para que este se sinta mais seguro. Nesse sentido, tente levá-lo à instituição de ensino e ir buscá-lo no fim das aulas. É uma forma de este se sentir mais tranquilo com o regresso à escola.

 

4. Prepare a nova rotina previamente

Um fator que pode dificultar o regresso às aulas é a nova rotina que o aluno vai iniciar. Os horários, as obrigações e o menor tempo para brincar são aspetos a ter em consideração antes de a escola iniciar. Por isso, nos últimos dias de férias, comece a preparar as crianças para a nova rotina, nomeadamente em relação aos horários para dormir.

 

5. Converse com a criança acerca do ano que vai começar

Antes do regresso às aulas, converse com a criança acerca do ano letivo que se vai iniciar. Procure saber se existe algum problema ou questão que possa deixar o seu filho mais apreensivo e nervoso.

Mostre à criança que se preocupa com o que ela sente e não desvalorize os seus sentimentos. Este é um aspeto muito importante para se sentir segura com o regresso às aulas.

 

6. Faça um calendário semanal

A gestão do tempo é fundamental a partir do momento em que a escola começa. As aulas, o estudo, as atividades extracurriculares, bem como o tempo para brincar, devem estar bem organizados, de forma a não sobrecarregar a criança.

O início das aulas é o momento perfeito para criar esse calendário e ponderar a(s) atividade(s) em que o seu filho pode ou deve participar.

 

7. Estabeleça objetivos com o seu filho

O regresso às aulas é o início de um novo ciclo na vida do seu filho. Aproveite este momento para, em conjunto, estabelecerem as metas para o período que agora se inicia. Faça um balanço do ano anterior, identifique os aspetos positivos e os pontos que a criança pode melhorar. A partir daí, estabeleçam um compromisso para o novo ano letivo.

 

8. Desvalorize as queixas pós-férias

Um dos fatores que causa desagrado nas crianças – e nos adultos também – é o fim das férias. Alguns alunos sentem-se desmotivados e aborrecidos pelo facto de terem de regressar à escola após mais de dois meses de férias.

Uma forma de contornar a questão é desvalorizar as queixas e mostrar à criança que a vida é mesmo assim e que o regresso às aulas não deve ser um drama. Aproveite para dar relevância aos aspetos positivos que o início da escola lhe pode trazer.

 

O regresso às aulas está à porta. Para um início de ano letivo tranquilo, siga as nossas dicas. Aproveite também para subscrever o blog, onde encontrará conteúdos úteis para o ajudar no desenvolvimento escolar e social do seu filho.

 


 

Deixe uma resposta