fbpx

6 Dicas para garantir o sucesso escolar na mudança de ciclo

Sucesso escolar

O sucesso escolar dos filhos é motivo de grande satisfação para os pais, mas suscita alguns receios. Vários são os fatores que determinam os resultados na escola, fazendo com que as famílias queiram criar as condições ideais para os estudos das crianças. Um dos aspetos que tem influência no sucesso escolar é a mudança de ano ou ciclo.

Por vezes, surgem receios relativamente ao aumento da exigência e à complexidade dos conteúdos. Alunos e pais acabam por cair na dúvida, motivada por aquilo que ouvem dizer. Contudo, embora haja um aumento da exigência e do conhecimento, este é proporcional ao nível de desenvolvimento da criança ou jovem.

O ponto fundamental neste processo são as bases que a criança adquiriu nos ciclos ou anos precedentes. Ainda assim, existem alguns aspetos que podem tornar a transição de ciclo mais complexa, como a mudança de escola, por exemplo.

 

A organização do sistema educativo em Portugal

 

O Sistema Educativo Português é composto por três ciclos, a que acresce o Ensino Secundário. No total, são 12 anos de escolaridade obrigatória. Durante este percurso, são naturais as mudanças, pois fazem parte do processo de desenvolvimento.

Os momentos de transição podem ter maior ou menor impacto na adaptação do aluno. Provavelmente, é a passagem do 1º para o 2º ciclo que acarreta diferenças mais significativas. No entanto, é uma questão de tempo até a criança conseguir adaptar-se e ter as condições necessárias para atingir o sucesso escolar.

 

6 Dicas para salvaguardar o sucesso escolar do seu filho

 

Como foi já referido, ao longo do percurso escolar, as mudanças são inevitáveis, pois fazem parte do processo educativo da criança. Contudo, nem sempre são bem assimiladas pelos miúdos, principalmente em idades precoces.

Damos-lhe agora 5 dicas para que as transições decorram naturalmente, sem comprometer o sucesso escolar do seu educando.

 

1. Converse com o seu filho sobre a mudança

Antes de uma mudança de ciclo, é importante preparar a criança relativamente à nova etapa da sua vida. Sobretudo do 4º para o 5º ano, é fundamental conversar com o seu educando sobre as alterações que vão acontecer no ano seguinte. Apesar de na escola ser dada essa atenção, aos pais cabe também falar com os filhos no sentido de garantir condições para o seu sucesso escolar.

 

2. Fale com os professores

Para perceber melhor como a criança irá reagir à mudança, nomeadamente nos âmbitos pedagógico e emocional, é aconselhável falar com o(s) professor(es). Com certeza que o ajudarão a identificar aspetos que possam comprometer uma boa adaptação. A relação escola-família é dos fatores mais determinantes no sucesso escolar das crianças.

 

3. Esteja atento às reações do seu filho

Nas primeiras semanas, esteja mais atento ao seu educando. Procure perceber como tem reagido emocionalmente e a nível escolar às primeiras aulas e não ignore quaisquer comportamentos. Converse com o seu filho sobre como tem decorrido a nova etapa da sua vida.

 

4. Acompanhe as tarefas diárias da criança

Transições de ciclo significam mudança de rotinas, hábitos de estudo e organização. Principalmente em idades mais precoces, é importante que acompanhe de perto o modo como a criança organiza o seu estudo e realiza os trabalhos de casa.

Sobretudo nas primeiras semanas, certifique-se de que a criança organiza corretamente a mochila e se tem o horário escolar bem percetível e organizado.

 

5. Não fique ansioso

Muitas vezes, são os pais que ficam mais ansiosos com as mudanças dos filhos. Ao temerem as reações das crianças perante as alterações nos seus percursos, desenvolvem sentimentos de proteção e ao mesmo tempo de medo, prejudicando os pequenos. Lembre-se de que deixá-los inseguros pode comprometer o sucesso escolar. Se está receoso, tente não o demostrar.

 

6. Procure a ajuda de um especialista

Caso note que a adaptação do seu filho não está a correr bem, sobretudo no aspeto emocional, procure um especialista. Adiar a resolução do problema pode ter consequências no futuro da criança. Normalmente, um profissional da área da Psicopedagogia constitui um importante apoio.

 

Todos os pais desejam que os seus filhos tenham sucesso escolar. É motivo de satisfação, mas também de segurança relativamente ao futuro. Não se esqueça de que o apoio familiar e o grau de envolvimento nos assuntos da escola são fatores determinantes para os bons resultados.

 

Quer estar preparado para outras mudanças ao longo do crescimento do seu filho? Aproveite para subscrever o nosso blog, acedendo a conteúdos úteis sobre a vida das crianças e adolescentes.

 


 

Deixe uma resposta