7 Tipos de Jogos Didáticos e Benefícios para as Crianças

jogos didáticos

Os jogos didáticos são ferramentas educativas importantes para o desenvolvimento das crianças. As vantagens passam, essencialmente, por estimular as competências cognitivas de forma pedagógica e divertida.

A aquisição de aprendizagens significativas nos mais pequenos pode ter maior impacto através destes brinquedos. Quando bem aplicados, tendo em conta, principalmente, a idade e o estádio de desenvolvimento, têm resultados bastante interessantes.

Desse modo, a utilização do jogo no processo educativo favorece a relação ensino-aprendizagem. Por um lado, devido ao dinamismo que oferece. Por outro, pelo seu caráter desafiador e cativante.

 

5 Vantagens do uso de jogos didáticos na infância

O uso de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem tem múltiplas vantagens. Estes podem ser utilizados tanto em contextos educativos formais como em não-formais e informais. Assim, além de ferramentas educativas, são brinquedos que deve ter em casa.

 

1. São atrativos e motivadores

A grande maioria das crianças vê o jogo como algo apelativo e motivador. Se se aliar isso à intenção pedagógica, com certeza que as aprendizagens realizadas serão mais significativas.

 

2. Desenvolvem competências cognitivas

Os jogos didáticos possibilitam o desenvolvimento de diferentes competências nas crianças. A linguagem, o cálculo, o raciocínio lógico, a motricidade e a reflexão crítica são algumas das valências que estas ferramentas promovem nos mais pequenos.

 

3. Estimulam as relações interpessoais

O jogo, por si só, é um meio de interação entre pessoas. Quando se utilizam os jogos didáticos, além de as aprendizagens serem mais significativas, as crianças desenvolvem competências de comunicação interpessoal.

 

4. São ótimas ferramentas para défices cognitivos

Muito do trabalho educativo e terapêutico em crianças com determinadas perturbações, como autismo e défice de atenção, passa pela utilização de jogos didáticos. Os resultados são bastante positivos, pois estimulam o desenvolvimento de várias competências.

 

5. Potenciam as relações familiares

Os jogos didáticos possibilitam um maior envolvimento da criança com a família. Permitem passar bons momentos de lazer, fortalecendo os laços familiares.

 

7 Tipos de brinquedos que estimulam diferentes competências

Os jogos didáticos, como já se viu, podem ser utilizados em diferentes contextos educativos. Se pretende saber quais os melhores para o seu filho, saiba que deve ter em conta o seu estádio de desenvolvimento. Caso deseje estimular alguma competência na criança que julga estar menos desenvolvida, aconselhe-se com um profissional sobre a melhor estratégia.

Damos-lhe, de seguida, alguns exemplos de jogos didáticos que pode proporcionar ao seu filho, com benefícios no seu crescimento.

 

1. Jogos de criação e construção

As peças Lego ou outros de brinquedos de montagem são ótimas ferramentas para estimular a criatividade e a motricidade fina. No mercado, encontra várias opções adequadas a cada faixa etária.

 

2. Livros

Os livros são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. A partir destes, é possível estimular a criatividade, a imaginação e o pensamento abstrato, além da linguagem. Mesmo para os miúdos que não sabem ler, existem livros de ilustrações bastante úteis.

 

3. Jogos de tabuleiro

Existe uma grande variedade de jogos de tabuleiro, entre os quais xadrez, damas, dominó e jogos de palavras como o Scrabble. Estes permitem aos mais pequenos desenvolver o raciocínio lógico, o pensamento estratégico e a concentração.

 

4. Jogos de expressão corporal

Estimular a expressão corporal nas crianças é fundamental para um normal desenvolvimento. Desse modo, existem brinquedos didáticos indicados para desenvolver este tipo de competências. Jogos de mímica, dança ou representação são excelentes ferramentas.

 

5. Puzzles e quebra-cabeças

Este tipo de jogos didáticos tem como principal benefício o facto de estimular a atenção e a memória visual nas crianças. Além disso, é uma atividade excelente para ser realizada em família. Tal como outros brinquedos, existem puzzles e quebra-cabeças adaptados a cada faixa etária.

 

6. Jogos científicos

Há também uma vasta oferta de jogos relacionados com as ciências. Adaptados a cada idade, são bastante interessantes para as crianças realizarem experiências e entenderem certos fenómenos naturais de forma divertida e pedagógica.

 

7. Jogos digitais

Sendo os telemóveis, tablets e computadores dispositivos incontornáveis na vida das crianças, existem jogos didáticos disponíveis para estes aparelhos. Além das competências digitais, muitas outras capacidades podem ser desenvolvidas através de algumas apps.

A variedade é grande e, desse modo, é importante que os pais estejam atentos ao conteúdo e garantam uma utilização responsável destes gadgets por parte dos filhos.

 

Como viu, são vários os benefícios dos jogos didáticos para o desenvolvimento das crianças. Além disso, a oferta deste tipo de brinquedos é muita, possibilitando aos mais pequenos bons momentos de lazer de forma enriquecedora!

 

Este artigo foi-lhe útil? Quer ter acesso a mais conteúdos sobre pedagogia na infância e adolescência? Subscreva o nosso blog e aceda a mais informações sobre bem-estar e desenvolvimento infantil.

 


 

Deixe uma resposta