fbpx

Desenvolvimento infantil: 8 Dicas para educar crianças felizes

Desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil consiste numa sequência de fases que se prolongam até ao fim da adolescência. É um período rico em mudanças, durante o qual as crianças revelam diariamente novos comportamentos, fruto do seu crescimento.

Todos os pormenores que envolvem a educação dos pequenos têm uma influência determinante no seu desenvolvimento. As dimensões cognitiva e psicossocial vão sendo moldadas, principalmente durante a infância, com interferência no seu bem-estar e felicidade. Nesse sentido, os pais têm um papel fulcral no crescimento positivo dos filhos.

 

8 Conselhos para promover o desenvolvimento infantil do seu filho

Existem alguns pressupostos fundamentais para um desenvolvimento infantil feliz. Ainda que muitas variáveis dependam fortemente do contexto sociocultural envolvente, há hábitos simples que podem marcar a diferença no crescimento das crianças.

Quer saber como pode promover um desenvolvimento infantil mais harmonioso? Fique a conhecer 8 práticas que deve adotar no dia a dia.

 

1. Passe mais tempo em família

Vários estudos comprovam que quanto maior o tempo passado em família, mais saudáveis e felizes são as crianças. As refeições, por exemplo, têm um valor importante. No entanto, quantidade não significa qualidade. Por isso, esses momentos devem ser vividos com alegria, fazendo atividades significativas para ambos.

 

2. Adote uma parentalidade positiva

Os pais têm um papel primordial na educação dos filhos. Uma parentalidade positiva assenta numa educação rigorosa, mas não impositiva ou autoritária. Por exemplo, colocar expectativas pessoais sobre a criança ou impor-lhe determinados percursos pode ser problemático para o seu desenvolvimento infantil. Por outro lado, a superproteção é um ponto negativo no crescimento, originando sentimentos como o medo e a ansiedade.

 

3. Proporcione um bom descanso à criança

Um sono reparador é fundamental para o bem-estar da criança. O desenvolvimento infantil saudável implica dormir um número mínimo de horas, de acordo com a faixa etária.

 

4. Preste atenção às atividades extracurriculares do seu filho

Um aspeto que deixa as crianças felizes é sentir que os pais se interessam pelas atividades em que estão envolvidas. Se o seu filho pratica desporto, toca um instrumento ou faz teatro, acompanhe-o e questione-o sobre o percurso nestas atividades extracurriculares.

 

5. Cuide do seu estado emocional

O estado emocional dos pais tem uma forte influência no desenvolvimento infantil dos filhos. Há estudos que mostram que pais depressivos originam comportamentos negativos nas crianças. Por outro lado, progenitores alegres educam crianças mais felizes.

 

6. Promova o otimismo em casa

Educar o seu filho com otimismo tem uma influência positiva no desenvolvimento infantil. Assim, desde cedo, as crianças encaram as diferentes circunstâncias da vida com maior positivismo.

 

7. Dê espaço à criança para brincar

No desenvolvimento infantil, tudo tem o seu tempo. A infância é um período no qual as crianças devem ter espaço para brincar. Lembre-se sempre de que a brincadeira permite aos miúdos dar asas à imaginação e estimula a criatividade.

 

8. Promova a inteligência emocional

Para as crianças, é fundamental aprender a lidar com as emoções. Nesse sentido, a conversa permite aos pais perceber o porquê de determinadas situações despertarem nelas diferentes sensações. Fale com os seus filhos acerca dos comportamentos que eles têm. Ajude-os, dessa forma, a desenvolver a sua inteligência emocional.

 

5 Benefícios de uma infância feliz

Proporcionar uma infância feliz aos seus filhos depende de pequenos gestos no quotidiano. As consequências, por sua vez, são notórias e têm influência sobre os adultos em que se tornarão. Fique agora a conhecer alguns dos benefícios de uma infância plena de bem-estar.

  • Crescimento saudávelCriança feliz é sinónimo de criança saudável. A saúde é influenciada pelo estado de espírito e vice-versa. Assim, os miúdos ansiosos e infelizes estão mais predispostos a ficarem doentes;
  • Melhores resultados escolares – Uma criança feliz tem maiores probabilidades de obter sucesso escolar. Isto porque a felicidade contribui para um desenvolvimento harmonioso das suas competências. Consequentemente, permite ter uma visão mais positiva da escola;
  • Melhores oportunidades no futuro – Encarar desde cedo a vida com otimismo é meio caminho andado para, no futuro, saber aproveitar as melhores oportunidades. A felicidade é uma das bases do sucesso;
  • Mais relações interpessoais – A felicidade permite às crianças ganhar maior empatia com os outros. Desse modo, tornam-se pessoas mais sociáveis. Uma boa rede de relações interpessoais é um fator promotor de bem-estar;
  • Desenvolvimento cognitivo saudável – Em crianças felizes, sentimentos como o medo e a ansiedade têm menor probabilidade de se desenvolverem. Dessa forma, é o bem-estar do pequeno que ganha.

 

Este artigo foi-lhe útil? Quer ter acesso a mais conselhos relacionados com educação e desenvolvimento infantil? Subscreva o nosso blog e receba dicas úteis para o bem-estar dos seus filhos!

 


 

Deixe uma resposta