fbpx

Externato Champagnat tem novos campos desportivos exteriores!

Externato Champagnat

O Externato Champagnat requalificou uma das suas valências. Os campos desportivos e espaços exteriores, na zona sudoeste das instalações do externato, ocupam uma área de aproximadamente 2.400 m2.

Esta área de recreio onde os miúdos passeavam e jogavam à bola, resultante da ocupação um pouco casuística, era um sítio anónimo. Estava à espera de um acontecimento que, de algum modo, pudesse articular sentidos. Que servisse como ponto de partida para uma organização arquitectónica mais desejável, apreensível e nomeável.

 

Externato Champagnat
Antes da requalificação

 

Novos campos desportivos exteriores: O que está para vir

Não há dúvidas em relação ao programa para os campos desportivos do Externato Champagnat. Cliente e arquitecto desejam qualificar os espaços, criar mais conforto e promover a prática desportiva e a educação para e pelo desporto, contribuindo para a saúde e o bem-estar da comunidade escolar.

A proposta visa a reconversão dos dois campos de futebol existentes e prevê a requalificação de espaços exteriores. O Externato Champagnat levará ainda a cabo a ampliação e execução de novos campos.

Esta ampliação adapta-se ao terreno disponível de forma natural, desenvolvendo-se a sudoeste do terreno, num eixo norte-poente. Liberta o espaço central da zona intervencionada, como zona de lazer, para os alunos que não desejem praticar nenhum desporto nos seus tempos livres.

A reabilitação do espaço e equipamentos dotou as actuais infra-estruturas de padrões de qualidade e conforto para a prática desportiva. O espaço é pensado para diferentes modalidades, como futebol, andebol, voleibol, basquetebol e atletismo.

Foi também instalado mobiliário urbano para servir de equipamento complementar de recreio. Este foi posicionado de modo a valorizar o impacto funcional e formal do conjunto.

 

Externato Champagnat
Durante a requalificação

 

Um novo recreio para viver as emoções

O ponto de partida conceptual do projecto residiu na vontade de reorganizar o espaço existente. No Externato Champagnat, é uma prioridade criar melhores condições para usufruir do complemento lúdico/desportivo.

Nos campos desportivos exteriores, destaca-se como atributo mais qualificado um pequeno espaço contíguo à fachada lateral do palácio. Este encontrava-se parcialmente coberto pela belíssima estrutura em ferro da varanda do edifício e protegido pela sombra de algumas árvores.

Aquele lugar do Externato Champagnat tinha algo de especial. Era onde os alunos permaneciam nos intervalos, sentados no degrau que acompanha a fachada, em pequenos grupos, conversando e rindo.

Era em frente a este lugar acolhedor que os jogadores lutavam pela posse da bola, no centro do campo pelado e nas suas laterais, à volta do tronco das árvores, invadindo o espaço de conversa, riso e descanso.

As intenções do projecto centraram-se na clarificação do espaço existente, procurando anular ambiguidades. Foram, então, desenhadas três áreas principais.

A primeira, a norte, com um campo de futebol/andebol (28×18 metros) e basquetebol (24×15 metros). A segunda, a poente, com um campo de futebol/andebol (24×13 metros) e voleibol (18×9 metros). E a terceira, reforçada na utilização de permanência através de dois grandes conjuntos de bancos.

Mas estas não são áreas estanques, fechadas. Nunca poderiam sê-lo. Porque o recreio deve permitir que os seus utilizadores o vivam de formas distintas, conforme as suas emoções e razões.

 

Externato Champagnat
Depois da requalificação

 

Uma vontade de mudança no Externato Champagnat

Os campos desportivos exteriores do Externato Champagnat não são pensados para estarem vazios. São para serem ocupados pelos miúdos, em diferentes períodos do dia. E será interessante verificar como o enriquecem.

No degrau/bancada em frente ao laboratório, vão estar sentados a ver os colegas a jogar, vão esperar pela vez de jogar ou vão estar simplesmente a ler um livro ou a ver as mensagens do Facebook? E nas ilhas em forma de gota, vão estar sentados ou deitados?

A intervenção possui uma geometria e desenho específico nos espaços a requalificar, nas modulações do terreno e demais elementos construídos. Em causa estão pavimentos, caldeiras, lancis, vedações, rampas e outros, de modo a garantir unidade formal e identidade à intervenção.

A geometria imposta pelas dimensões e marcações exigia uma racionalidade compositiva no desenho dos campos desportivos. No entanto, no resto da proposta, optou-se por um desenho mais livre, próximo da “Natureza”.

Deste modo, a proposta fez-se fluída, evitando a criação de obstáculos para o acesso a pessoas e veículos. Concretizada na liberdade de desenho proporcionada pela linha curva.

Espero que este espaço de recreio do Externato Champagnat seja vivido de forma intensa e rica. Onde os miúdos gostem de estar, deitar, correr, jogar, ler, conversar, saltar… Cada um fazendo aquilo que mais gosta. Porque eles são todos diferentes. E ainda bem!

 

Paulo Ferreira Marques – OA 5757
(O autor escreve de acordo com a antiga ortografia)

 


 

One Reply to “Externato Champagnat tem novos campos desportivos exteriores!”

  1. Fernanda Tenório diz: Responder

    Olá, gostei bastante da requalificação mas me faltou uma informação muito importante. Qual escritório de arquitetura realizou a reforma?

Deixe uma resposta