fbpx

Externato: conheça 11 vantagens para a educação do seu filho!

Externato

Externato: quais as vantagens na educação do meu filho? Esta é uma questão que muitos pais colocam na hora de escolher a escola para inscrever as crianças, proporcionando-lhes uma melhor educação e uma vida mais feliz.

Porque sabemos que um pai quer sempre o melhor para o seu filho, apontamos-lhe boas razões para optar pelo externato na hora de escolher a escola dos elementos mais novos da família.

São colégios privados com uma oferta educativa de excelência, acompanhamento desde o pré-escolar até ao ensino básico, atividades extracurriculares e um horário de funcionamento compatível com os compromissos profissionais dos pais. Mas as vantagens não se ficam por aqui.

 

1. Projeto educativo de excelência

Uma das vantagens do externato é oferecer às crianças uma oferta curricular abrangente que vai além dos mínimos oficias. Todo o projeto educativo é pensado não só para a aprendizagem dos conteúdos programáticos e desenvolvimento de hábitos de trabalho como para a formação dos alunos enquanto pessoas. Aprender a estar e a ser é algo que se consegue através de métodos de ensino de excelência.

 

2. Atividades extracurriculares

Há muito para além do programa curricular obrigatório e os talentos do seu filho devem ser explorados desde cedo. Num externato, além das tradicionais visitas de estudo e comemorações de dias significativos, é-lhe oferecido um vasto conjunto de atividades de enriquecimento para optar.

Esta é mais uma das vantagens do externato. Sem sair da escola, as crianças podem ter atividades extracurriculares ligadas ao desporto, à dança, às línguas ou às artes musicais e plásticas. Podem ainda participar em exposições, workshops e cursos livres.

 

3. Acompanhamento desde o pré-escolar até ao básico

A mudança de escola é um momento stressante para a criança. Obriga-a, a cada ciclo de estudos que se inicia, a uma nova integração. As etapas de mudança (não só de instituição, como de amigos e professores) podem ser contornadas com a inscrição num externato que disponibilize um plano educativo desde a creche ou pré-escolar até ao ensino básico.

Desta forma, não só a criança conhece melhor a escola que frequenta como a escola (docentes e funcionários) conhecem melhor a criança, as suas capacidades e o seu ritmo de aprendizagem.

 

4. Menos alunos por turma

Menos alunos por turma e mais funcionários por cada estudante é uma das vantagens do externato. Com uma vasta equipa a acompanhar cada criança, os pais ficam mais confiantes em relação à segurança dos filhos e estes aprendem mais rápido e melhor.

 

5. Vigilância permanente

A vigilância permanente é uma das maiores preocupações dos pais quando deixam os filhos na escola e, portanto, uma das vantagens do externato, onde a segurança de cada uma das crianças é uma prioridade. Além de monitorizar os comportamentos, cabe aos vigilantes assegurar-se de que cada aluno só sai da escola acompanhado pelos pais ou pelas pessoas que estes tenham incluído na restrita lista de autorizações de saída.

 

6. Transporte próprio de e para o externato

Acordar cedo, preparar os miúdos e correr para o trabalho… Se a esta rotina matinal juntarmos o transporte das crianças para a escola, perdemos tempo e ganhamos alguns cabelos brancos. É por isso que muitos externatos se encarregam do transporte das crianças de casa para a escola e vice-versa.

 

7. Horários alargados

Nos dias que correm, são poucos os pais com disponibilidade para ir buscar os filhos à escola pelas 17:30 horas. Uma das vantagens do externato é a possibilidade de prolongamento de horário. Este torna a agenda da criança compatível com os horários de trabalho dos progenitores.

 

8. Aberto todo o ano (sem interrupção para férias)

Os externatos não se regem pelo calendário das escolas públicas. Nestes, as crianças podem frequentar a instituição nas férias de Natal, Páscoa ou verão. Além disso, as férias escolares são preenchidas com programas específicos planeados em função da estação do ano. Afinal de contas, férias são férias.

 

9. Alimentação orientada por nutricionistas

Outra das vantagens do externato é o facto de a ementa ser elaborada com o apoio de nutricionistas e chefs de cozinha, que garantem o valor nutricional de cada refeição. Ainda assim, é dada aos pais a possibilidade de levar as refeições dos filhos confecionadas de casa, o que se pode traduzir numa redução da mensalidade.

É de referir, ainda no que toca à alimentação, que nos externatos as refeições das crianças a frequentar a creche são feitas à medida de cada aluno e mediante os alimentos que já foram introduzidos pelos pais na sua dieta.

 

10. Instalações diversificadas

Às salas equipadas com as mais recentes tecnologias, juntam-se laboratórios, campos de jogos, biblioteca, ginásio com piscina e até um jardim ou uma quinta. Recreio coberto e espaço onde as crianças possam desfrutar de atividades e brincar ao ar livre são algumas das comodidades dos externatos.

 

11. Parcerias com empresas

As parcerias estabelecidas pelo externato proporcionam condições mais vantajosas aos pais em função da empresa em que trabalham. O principal benefício está na mensalidade, que pode ser reduzida se o encarregado de educação trabalhar numa entidade com acordo com a escola.

 

São, portanto, muitas as vantagens do externato na educação do seu filho, especialmente se estiver em causa o seu ingresso no pré-escolar ou no primeiro ciclo. Privilegie o que é importante e faça do seu filho uma criança feliz.

 


 

Deixe uma resposta