UNICEF: Alunos do Externato Champagnat apoiam crianças em risco

UNICEF

A UNICEF assume um papel fundamental no apoio às crianças que se encontram vulneráveis e marginalizadas. Esta agência integra a Organização das Nações Unidas (ONU) e atua em todo o território mundial, olhando com especial preocupação para os países em desenvolvimento.

No mundo em que vivemos, as assimetrias sociais crescem a cada dia que passa! Assim, importa cada vez mais promover nos jovens a sensibilidade para com as realidades dos outros. Interessa também despertá-los para as dificuldades e os problemas que estes atravessam.

Atentos a isto, os nossos alunos desejam ajudar as crianças de territórios em guerra. Falamos, por exemplo, da Síria, do Iémen e da África, onde as situações de fome e má-nutrição são muito preocupantes.

No Externato Champagnat, começámos um projeto que pretende “Dar voz à UNICEF”! Procuramos fazê-lo através de quem pode atuar no terreno, numa iniciativa enquadrada no nosso tema anual – Vozes do mundo.

O primeiro passo foi a definição de turmas embaixadoras. São elas o 5 anos B, o 3º A e o 8º B. Ao longo do ano, estas serão as representantes dos respetivos ciclos e principais dinamizadoras das atividades. Contudo, as iniciativas têm como público-alvo toda a comunidade educativa e só poderão ter algum impacto com a colaboração e participação de todos.

Os eventos terão sempre a finalidade de angariar fundos para a UNICEF. Como tal, terão um custo simbólico, sendo que o valor reverterá na sua totalidade para esta organização humanitária.

 

Como os alunos do Externato Champagnat dão “voz à UNICEF”?

Começámos por realizar um brainstorming e escolhemos várias atividades para levar a cabo ao longo do ano letivo. Algumas já se realizaram e muitas outras estão ainda em projeto para serem implementadas.

 

1. Palestra explicativa

O primeiro passo foi dar a conhecer a UNICEF e os projetos que esta implementa nos vários países, consoante as diversas necessidades. Desse modo, realizou-se, no dia 11 de dezembro de 2018, uma Palestra Explicativa com um dos membros da instituição. À mesma assistiram os alunos das turmas embaixadoras.

 

2. Venda de artigos

Depois, os alunos do 8º ano dinamizaram a venda de artigos UNICEF. Os stands estiveram abertos durante as festas de Natal dos vários ciclos, que decorreram nos dias 11, 12, 13 e 14 de dezembro de 2018. Dessa forma, o Externato Champagnat conseguiu vender a quase totalidade de artigos que constituíam três expositores completos, angariando 1.517,72 euros.

 

 

3. Feira do Livro Usado

Entretanto, pela altura do Natal, apelámos à solidariedade, partilha e aprendizagem do desapego de bens materiais. O objetivo era precisamente contrariar o consumismo característico desta época.

Assim, todos os alunos da escola foram convidados a escolher livros que em suas casas “já não tivessem grande vida, para que renascessem noutra família”. Colocamo-los à venda numa Feira do Livro Usado, que se realizou nos dias 08, 09, 10 e 11 de janeiro de 2019.

A fantástica participação dos alunos na doação de livros permitiu a montagem de uma feira vasta e diversificada. As obras foram vendidas a preços simbólicos, que variaram entre os 0,50 euros e os 7 euros. A recetividade por parte da comunidade educativa excedeu as expectativas, conseguindo-se angariar um montante de 638,25 euros.

 

4. Iniciativas futuras

No sentido de continuar a “encontrar casa” para todos os livros que ficaram por vender, irá realizar-se uma nova feira, nas Festas das Famílias, que ainda estão por acontecer. Além disso, daqui para a frente, estão pensadas várias outras atividades, tais como:

  • Produção de cartazes e panfletos – Campanha “Seja Amigo UNICEF”;
  • Torneios de Xadrez e Damas entre pais e filhos;
  • Concurso de Jogos Tradicionais;
  • Ciclo de Palestras para pais e comunidade educativa. Estão já confirmados o Dr. Nuno Lobo Antunes (Neuropediatra) e o Dr. Miguel Estrada (Médico e Pedopsicoterapeuta);
  • Concerto “De nós com Voz”;
  • Torneio Interturmas (Multi-desportos);
  • Campeonato FIFA;
  • Galeria de arte infantil.

 

A ideia é que este projeto seja de todos e para todos! Por isso, iremos pedir a colaboração e participação direta dos pais nos torneios de Xadrez e Damas e no Ciclo de Palestras. É importante não só que se inscrevam nas atividades por um custo simbólico, mas também que as dinamizem.

Contamos convosco! Fiquem atentos, porque iremos dando notícias à medida que os projetos forem acontecendo. Temos consciência de que não podemos mudar o MUNDO, mas que juntos podemos melhorar a vida de ALGUÉM!

 

Pedimos a opinião de alguns alunos embaixadores sobre esta ideia…

“Estas campanhas são muito importantes porque, se o nosso mundo tende a piorar e se ninguém fizer nada, esse será o único caminho.” BR

“Iniciativas como estas motivam e sensibilizam as gerações mais novas e só assim o nosso mundo pode melhorar. Estes projetos fazem-nos sentir melhores pessoas, mais úteis.” MT

“Estas campanhas são importantes porque, hoje, damos por garantidas coisas que podem não ser tão perenes e só com a solidariedade poderemos ultrapassá-las.” CA

 

Educadora Maria Manuel
Professora Tânia Tavares
Professora Dina Guimarães

Embaixadoras do projeto UNICEF

 



Deixe uma resposta