Meditação: A importância de ensinar as crianças a meditar

Meditação

A meditação é uma prática que nos possibilita encontrar a sabedoria para respondermos em vez de reagirmos. Tem a intenção de nutrir o que de melhor há em nós e nos nossos alunos. Contribui, com efeito, para que habilmente sejamos capazes de gerir as dificuldades por que todos passamos (professores e alunos). Como diz Jon Kabat-Zinn, o “pai” do Mindfulness no ocidente, “não podemos parar as ondas, mas podemos aprender a surfar”.

Mindfulness (atenção plena) é um estado de atenção particular, focado no momento presente e isento de julgamentos. Esta abordagem permite tomar consciência dos pensamentos, sensações físicas e emoções, sem reagir de uma forma automática. Abre, assim, espaço à escolha da resposta mais adequada a cada situação.

A meditação é, portanto, a energia que cultivamos através da consciência amável do momento presente. Envolve a prática de voltar a um espaço compassivo e pacífico que todos temos dentro de nós, mas a que poucos acedem devido ao ritmo alucinante do dia a dia.

 

Fatores causadores de stress em alunos e docentes

Meditação

Professores e alunos estão sujeitos a elevados níveis de stress, nos dias que correm, por vários motivos. Pela minha experiência e pelas partilhas que me fazem, da parte dos docentes, alguns dos fatores são:

  • Programas extensos e desadequados;
  • Pouco interesse dos alunos nas aprendizagens;
  • Gestão de comportamentos/indisciplina;
  • Número elevado de alunos por turma;
  • Integração de alunos com Necessidades Educativas Especiais na dinâmica da turma;
  • Adaptação dos alunos de Português Língua Não Materna;
  • Anos diferentes na mesma turma.

 

Da parte dos alunos, os fatores causadores de stress prendem-se essencialmente com:

  • Carga letiva muito extensa (de manhã e de tarde), equiparada ao horário laboral de um adulto;
  • Ansiedade causada por testes, apresentações orais e excesso de trabalhos de casa;
  • Falta de tempo para si;
  • Desmotivação pelas práticas educativas praticadas nas escolas e pelos programas com conteúdos pouco estimulantes e desadequados aos dias de hoje;
  • Hiperestimulação causada pelo constante uso de dispositivos eletrónicos;
  • Hiperatividade e défice de atenção;
  • Solicitações externas constantes.

Muito do que enumerei até agora é difícil de mudar. Portanto, não é de um dia para o outro que vamos alterar todo o sistema educativo. Mas é possível! E uma das formas de o fazer é começar esta mudança em nós. Ou seja, alterando mentalidades, pensando fora da caixa e abraçando novas abordagens que nos permitam aceder aos nossos recursos internos. Uma dessas abordagens é, sem dúvida, a meditação.

 

Porquê introduzir a meditação nas escolas?

O Mindfulness é utilizado em muitas instituições de ensino. Várias pesquisas encorajadoras mostram que a prática regular ajuda a gerir emoções e comportamentos de forma mais efetiva. Tal traz benefícios para todos os intervenientes no contexto escolar, melhorando, consequentemente, o ambiente de aprendizagem para todas as crianças.

A importância da meditação nas escolas deve-se, essencialmente, a três fatores:

  1. A neurociência que está por trás do Mindfulness comprova que meditar aumenta a capacidade de autorregulação de pensamentos, humor, comportamento e foco;
  2. A investigação confirma que as crianças que fazem programas de Mindfulness:
    • Apresentam melhorias significativas na componente académica – melhores resultados, aumento da concentração, maior predisposição para aprender – e na componente relacional – diminuição da impulsividade, autorregulação do comportamento, reconhecimento e gestão de emoções de forma mais eficiente;
    • Aumentam as competências comportamentais e sociais;
    • Reduzem os comportamentos agressivos;
    • Aumentam a empatia e compaixão pelos colegas;
    • Têm menos stress e, portanto, baixa produção de cortisol.
  3. A meditação aborda os problemas de saúde mental infantil mais comuns que aparecem em contexto escolar. Às vezes, entre os 4 e os 17 anos, surge hiperatividade, défice de atenção, ansiedade, depressão, distúrbios alimentares e de humor, entre outros. A prática de Mindfulness melhora os sintomas destas desordens. Ademais, atua ao nível do desenvolvimento saudável, neuroplasticidade e neurofisiologia do cérebro, a longo termo. Dessa forma, as crianças deixam de precisar de medicação ou reduzem-na substancialmente. O Mindfulness é também efetivo na prevenção da depressão, na cura e a evitar que regresse.

 

No Externato Champagnat, meditamos com os nossos alunos

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Uma das missões do Externato Champagnat é formar crianças capazes de gerir de forma construtiva os seus sentimentos, atuando de forma livre, criativa e solidária. Como tal, faz-lhe todo o sentido que a meditação faça parte da vida dos seus alunos.

Assim, estabeleceu uma parceria com o projeto O Pequeno Buda. Esta assenta nos benefícios anteriormente descritos, mas não só. Pretende também criar um momento em que a meditação faça parte da rotina diária dos alunos. Tudo isto respeitando e valorizando sempre as características individuais e a essência de cada criança.

Portanto, todos os dias, durante pelo menos 5 minutos, os miúdos são convidados a fazer meditação. Um conjunto de práticas simples e eficazes visam treinar a atenção plena, através de exercícios de respiração, consciência corporal, observação, jogos, histórias e meditações guiadas.

A este momento chamamos de Quiet Time, porque paramos, fazemos uma pausa e cultivamos dentro e fora de nós um espaço de tranquilidade e silêncio. O conceito é criar-se um espaço seguro, onde cada criança se sinta à vontade para expressar emoções e pensamentos. Em suma, um momento no qual possa alcançar mais tranquilidade, calma e consciência da ligação mente-corpo.

Meditação

 

  • O projeto tem como base a meditação.
  • O objetivo é levar as técnicas para a sala de aula.
  • Cada sessão dura apenas 5 minutos.
  • O Quiet Time faz-se todos os dias, pelo menos uma vez, na sala de aula.

 

Quiet Time: Um momento para relaxar e crescer de forma saudável

A primeira sessão de meditação é feita por um dos elementos da equipa do Pequeno Buda. Este explica o que se vai passar, faz alguns exercícios e responde às questões que as crianças possam ter. É muito motivante assistir à forma como os alunos recebem este momento cheios de entusiasmo e muita curiosidade.

Ao longo da sessão, que dura aproximadamente meia hora, é nossa preocupação procurar o sentimento das crianças. Tentamos perceber aquilo de que gostam, o que as preocupa e o que as motiva.

Nesta primeira sessão, é logo visível a diferença no estado emocional dos alunos antes e depois de fazerem o Quiet Time. No final, quase todos partilham que se sentem bem: estão mais descontraídos, relaxados e calmos. É bom confirmar os efeitos desta pausa no estado emocional dos estudantes, desde o primeiro dia.

Após a formação inicial com a equipa do Pequeno Buda, os exercícios são feitos pelos professores. Faz-nos todo o sentido que sejam os docentes a dar continuidade ao nosso trabalho. São eles quem melhor conhece os alunos, as suas necessidades e a dinâmica da turma.

Posteriormente, há uma fase de acompanhamento, na qual um elemento da equipa do Pequeno Buda volta a visitar a escola. Então, recebe o feedback de professores e alunos, escutando quais as suas dificuldades e conquistas e sugerindo novos exercícios.

 

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Crianças felizes, adultos bem-sucedidos!

Levando a meditação para a sala de aula, o Externato Champagnat, conjuntamente com O Pequeno Buda, quer munir os alunos de ferramentas que não estão nos livros, mas que são essenciais para que, no presente e no futuro, sejam crianças e adultos felizes. Pretende que sejam providos não só de conhecimentos académicos, mas também dotadas de competências emocionais onde imperem o respeito, resiliência, tolerância, compaixão, empatia, criatividade e conhecimento profundo de si e do mundo.

Acreditamos que, se queremos um mundo melhor, devemos começar nas escolas!

 

Joana Magno
Professora do 1.º Ciclo
Pós-graduada em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar
Facilitadora de Meditação para Crianças – O Pequeno Buda
Facilitadora de Desenvolvimento Consciente para Crianças e Jovens
Facilitadora de Parentalidade Consciente da AdPC
Fundadora do projeto Pais Conscientes, Crianças Felizes

 



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