Choro de bebé: Uma fase difícil mas passageira!

Choro de bebé

O choro de bebé é uma dificuldade com que a maioria dos pais se depara nos primeiros meses de vida dos filhos. Certamente, o nascimento de uma criança é um momento de alegria e felicidade para o casal. Corresponde, ao mesmo tempo, a uma fase complexa e cansativa, por tudo o que acarreta.

É natural que surjam alterações hormonais, noites sem dormir e incertezas constantes relacionadas com o recém-nascido. Muitas dessas dúvidas prendem-se com o choro de bebé.

A questão é preocupante para muitos pais, principalmente para aqueles que passam pela experiência da parentalidade pela primeira vez. O cansaço e o sentimento de impotência levam frequentemente ao desânimo.

O objetivo deste artigo é demonstrar que o choro de bebé deve ser encarado com naturalidade e paciência. Nesse sentido, enumeramos algumas dicas para ajudar os pais a compreender e enfrentar esta fase. Deixamos-lhe ainda uma promessa: não se preocupe, vai passar!

 

Choro: A forma de comunicar do bebé

O momento alto do nascimento de uma criança é aquele em que se ouve o primeiro choro. É sinal de saúde e vitalidade, é como se o bebé gritasse “cheguei e estou bem”. Mas é também o ponto de partida para uma vida nova, cheia de dúvidas e incertezas trazidas por um ser humano tão frágil.

Nas primeiras semanas de vida, o choro de bebé é a única forma de comunicação. É a chorar que o recém-nascido dá a entender que tem, por exemplo, fome, frio ou sono.

No início, sentirá alguma dificuldade em interpretar o choro. No entanto, rapidamente aprenderá a reconhecer os sinais que o seu filho lhe quer transmitir.

Os principais motivos que levam um bebé a chorar são:

  • Fome;
  • Sono;
  • Fralda suja;
  • Frio;
  • Necessidade de colo;
  • Desconforto;
  • Cólicas;
  • Solidão.

 

5 Conselhos para acalmar o choro de bebé

Existem várias formas de tranquilizar um bebé. Contudo, esta não é uma ciência exata. Nesse sentido, é importante salientar que cada recém-nascido é único. Aquilo que funciona para um pode não funcionar para outros.

Assim, o método tentativa-erro acaba por ser o mais eficaz. Com o passar do tempo e a cada “crise”, os pais vão percebendo o que funciona melhor para acalmar os filhos.

Eis algumas dicas que podem ajudá-lo a sossegar o seu bebé:

 

  1. Aconchegá-lo e abraçá-lo

Os recém-nascidos gostam de se sentir seguros e quentes, tal como acontecia no útero da mãe. Por isso, embrulhá-los num cobertor e deixá-los bem apertados pode ajudar a acalmá-los.

 

  1. Fazer-lhe massagens

As cólicas são uma das principais causadoras do choro de bebé. Fazer uma massagem na barriga e costas, bem como exercitar as pernas, pode ser a solução. Faça movimentos lentos e suaves, que poderão aliviar problemas como gases ou obstipação. Se sentir dificuldades, fale com o pediatra e peça-lhe para exemplificar.

 

  1. Encostá-lo ao seu peito

O ritmo cardíaco tem um efeito apaziguador nos bebés, pois é um som que lhes é familiar. Por isso, é sempre uma boa opção encostar o seu filho ao peito. Para além disso, pode aproveitar o momento para conversar com ele ou cantar-lhe uma música de embalar. Este relaxamento ajudá-lo-á a adormecer.

 

  1. Passear com o bebé

Às vezes, a sensação de movimento é suficiente para serenar o choro de bebé. Quer seja no colo, no carrinho ou no marsúpio, vale sempre a pena tentar. Esta situação é positiva para todos, pois os passeios são revigorantes, principalmente quando o dia-a-dia é passado entre quatro paredes. Aproveite os dias de sol para esta prática!

 

  1. Dar-lhe a chupeta

A sucção ajuda a acalmar os bebés quando estão agitados. Ademais, descontrai o estômago e estabiliza a frequência cardíaca.

 

Quando pedir ajuda?

Para ser capaz de cuidar de um bebé tem de cuidar de si em primeiro lugar. Só assim conseguirá lidar com esta fase de descobertas constantes e cansaço extremo.

Quando sentir que está a atingir o seu limite, peça ajuda, quer seja a um familiar ou a um amigo. Tire tempo para si, durma, descanse e recarregue as energias.

 

Apesar das dificuldades, o nascimento de uma criança é uma experiência gratificante. É, ao mesmo tempo, um desafio gigante que suscita dúvidas constantes a qualquer pai ou mãe.

São várias as mudanças no quotidiano de quem tem um bebé em casa, sendo que as noites sem dormir são, provavelmente, o mais desgastante. Esta fase dura, por norma, até aos 4 meses de idade.

Saber lidar com o choro de bebé leva o seu tempo. Mas, com certeza, rapidamente o conseguirá interpretar. Respire fundo, não desespere e lembre-se sempre que esta fase é passageira!

 



Deixe uma resposta