Férias: 5 Sugestões para manter as crianças ocupadas!

Férias

As férias de verão das crianças são, normalmente, mais longas do que as dos adultos. Assim, manter os filhos ocupados é um desafio que se coloca aos pais nesta altura do ano.

Quer fiquem em casa dos avós ou de amigos, os miúdos precisam de estar entretidos para desfrutar das férias. Preferencialmente, deve tentar proporcionar novas experiências e manter as crianças ativas, longe da televisão e dos aparelhos eletrónicos.

Encontrar formas de ocupar os seus filhos, para além de uma eventual viagem em família, pode tornar-se difícil. Para o ajudar nesta tarefa, propomos-lhe algumas sugestões.

 

5 Ideias para entreter as crianças nas férias

  1. Inscreva-as num ATL

As Atividades de Tempos Livres são uma ótima opção para as férias. Embora tenha custos associados, este serviço educativo entretém os miúdos com atividades lúdicas. Além disso, contribui para reforçar as competências de socialização e comunicação.

Num ATL, o seu filho estará sempre acompanhado de outras crianças com quem pode brincar, desenvolvendo a sua imaginação e criatividade. Tem ainda a oportunidade de realizar algumas atividades de estudo.

 

  1. Proponha que frequentem aulas ou workshops

Se o seu filho gosta de alguma modalidade desportiva ou atividade de expressão artística, aproveite as férias de verão para o deixar explorar esse interesse.

Mediante as preferências da criança, verifique no site da Câmara Municipal quais as atividades disponíveis perto da sua zona de residência. Consulte ainda a Agenda Cultural para saber que workshops estão a decorrer nos meses de verão. Aproveite, sempre que possível, para participar em eventos gratuitos.

 

  1. Organize uma ida semanal ao cinema

Uma boa forma de entreter os pequenos é levá-los semanalmente ao cinema. Consulte a programação para verificar quais os filmes infantis em exibição e escolha os mais indicados. Pode até combinar com os pais dos amigos mais chegados. Assim, cada casal leva as crianças ao cinema alternadamente.

 

  1. Deixe-as passar uns dias em casa dos avós

Ficar com os avós é sempre uma opção a considerar. As férias são uma ótima oportunidade para avós e netos passaram tempo de qualidade, reforçarem laços e fazerem brincadeiras divertidas.

Se tiver oportunidade, o ideal é deixar os seus filhos tanto com os avós maternos como com os paternos.

 

  1. Crie um clube de leitura

Outra forma de ocupar as crianças é criar um clube de leitura, que pode alargar aos amigos e primos que estejam igualmente de férias. Sugira aos mais novos uma pequena lista de livros (histórias curtas) e proponha que sejam lidos ao mesmo tempo por todos.

No final da leitura, cada criança pode fazer o seu próprio desenho para ilustrar a história e partilhá-lo com os restantes elementos do clube.

 

Estas são apenas algumas sugestões para o ajudar a animar as férias das crianças. Lembre-se que, além das nossas dicas, pode questionar diretamente os seus filhos sobre o que gostariam de fazer. Certamente, surgirão ideias inesperadas!

Por último, propomos que participe tanto quanto puder nestas atividades, para que os miúdos aproveitem ao máximo a sua companhia e guardem memórias ainda mais felizes das férias.

 



Deixe uma resposta