A felicidade constrói-se! 5 Segredos para educar crianças felizes

felicidade

A felicidade de uma criança é algo que se constrói, apesar de haver quem pense que passa por fazê-las ter acesso a coisas materiais. Na realidade, vai muito além disso. Nesse sentido, é importante ensinar às crianças o valor da felicidade e a importância das pequenas coisas na construção da mesma.

Ver uma criança feliz, a sorrir e gargalhar com “aquele” brilhozinho no olhar, é algo que enche o peito e o deixa a transbordar. Quem tem crianças ao seu redor faz de tudo para as ver no tal estado de felicidade. Não só por elas, mas também por nós próprios, pois da felicidade delas advém a nossa.

Na minha opinião, é desde pequenino que se aprende a viver a felicidade, a dar valor ao que se vive e a ver o copo “meio cheio”! Mas para isso é necessário haver uma conduta de vida nesse sentido.

 

5 Segredos para ajudar as crianças a alcançar a felicidade

 

  1. Ter um bom exemplo a seguir

As crianças aprendem com o exemplo. Por isso, é importante que os adultos tenham atitudes que possam ser seguidas e repetidas.

 

  1. Obter ajuda para lidar com as emoções

Tristeza, raiva, medo, alegria e frustração são algo que, certamente, todos sentimos. Ajudar as crianças a nomear o que sentem e a lidar com as emoções é extremamente importante. Só assim podem crescer conscientes de si mesmas e transformar-se em adultos bem desenvolvidos emocionalmente. Dessa forma, serão capazes de lidar e resolver melhor determinadas situações.

 

  1. Ter quem as oiça

O que uma criança vive e sente, às vezes, pode não ser significativo para os adultos. Mas, para a criança, é realmente vivido e sentido. É importante que os miúdos tenham quem os oiça, quem dialogue com eles. A meu ver, esse é o caminho que desenvolve o raciocínio, a argumentação e o respeito pelas opiniões dos outros.

 

  1. Saber a importância de ajudar os outros

Ajudar os outros não é só bom para quem é ajudado, mas também para quem ajuda. Ser solidário, empático e altruísta são características que fazem do ser humano ainda mais feliz. Aprender a sê-lo, desde criança, ajuda a criar adultos gentis, capazes de fazer do mundo um lugar melhor.

 

  1. Aprender a criar vínculos

Ensinar as crianças a relacionarem-se com os outros com respeito, igualdade e afeto é importante para que se liguem aos que estão ao seu redor. Aceitar as diferenças e saber perdoar são mecanismos que ajudam a viver mais em paz com o mundo. Precisamos sempre dos outros para alcançarmos a felicidade!

 

Poderia escrever mais “segredos” para criar crianças felizes. A existência de regras e rotinas, ter tempo para brincar e criar e a importância do tempo de qualidade com os pais são alguns exemplos. No entanto, deixo a sugestão, a quem lê, de refletir e elaborar também os seus segredos para criar crianças ainda mais felizes.

É na reflexão das nossas ações que conseguimos fazer cada vez mais e melhor! Bom trabalho!

 

Andreia Arruda

Professora do 1º Ciclo

Externato Champagnat

 



2 Comment

  1. Andreia Arruda says:

    Obrigada Mãe Rita! Foi um privilégio fazer parte da caminhada do vosso filhote! Um beijinho

  2. Rita Sousa says:

    Lindo texto. Tivemos sorte de a ter como professora do nosso filho. Foram estes os valores que foi transmitido.

Deixe uma resposta