Férias de verão: 7 Atividades para fazer com os seus filhos!

Férias de Verão

As férias de verão chegaram! E agora, como entreter os mais pequenos? Muitos pais procuram soluções para ocupar os filhos e garantir que o tempo é aproveitado da melhor forma.

É essencial que toda a família desfrute desta época e, sobretudo, que as crianças tenham oportunidades para criar memórias felizes. O ideal é fazê-lo longe dos ecrãs da TV, do computador e do telemóvel.

Embora este período seja propício a doces momentos de ociosidade, é precisa uma boa dose de energia para garantir que os mais pequenos se mantêm entretidos e ativos durante as férias de verão.

Para não se sentir desarmado pelas habituais indagações – “o que vamos fazer?” ou “vamos brincar a quê?” –, sugerimos que prepare uma lista de atividades para fazer com os seus filhos.

Não se sente inspirado? Então, nós ajudamo-lo! Neste artigo, deixamos-lhe algumas dicas para ocupar as crianças durante as férias de verão, dentro e fora de casa.

 

7 Formas de entreter os seus filhos nas férias de verão

  1. Faça um piquenique com amigos

Uma ótima forma de iniciar as férias de verão é fazer um piquenique! O mesmo poderá ter lugar num parque de merendas ou até em casa, se tiver um jardim. Melhor ainda será convidar amigos seus e dos seus filhos, a fim de proporcionar um agradável convívio a todos os membros da família. Enquanto os mais pequenos brincam ao ar livre, os crescidos podem aproveitar para descontrair e conversar.

 

  1. Visite museus e monumentos

Durante as férias de verão, é importante fomentar o interesse cultural nos mais pequenos. Visitar um museu ou outro monumento é uma boa opção para passear e, ao mesmo tempo, adquirir e transmitir conhecimentos.

Tenha em atenção que o ideal é realizar esta atividade de forma descontraída e ao ritmo das férias. Tente despertar o interesse dos seus filhos pelo local que vão visitar, partilhando algumas curiosidades, mas mantenha uma atitude ligeira.

 

  1. Organize uma caça ao tesouro

Esta sugestão para as férias de verão é muito divertida e pode ser adaptada à idade dos seus filhos. Quer opte pela história de um pirata ou de um explorador, faça um mapa da sua casa e espalhe algumas informações (pequenas pistas e adivinhas) sobre o tesouro ou artefacto escondido.

Se tiver alguns adereços (chapéu de pirata e espada ou chapéu de explorador, binóculos e lupa) para os seus filhos usarem durante a caça ao tesouro, melhor ainda!

Participe também nesta atividade. Acompanhe a caça e oriente os miúdos para que consigam decifrar e seguir o mapa. Garanta que a descoberta do tesouro é um momento triunfante!

 

  1. Crie uma cápsula do tempo

Esta atividade é muito gira e pode ser encarada como uma tradição. Todos os anos, nas férias de verão, pode criar uma cápsula nova e abri-la no ano seguinte.

A cápsula do tempo pode ser uma caixa onde se colocam alguns objetos pessoais, como fotografias e brinquedos. Junte, ademais, uma carta onde os miúdos escrevem o nome e idade e dizem algo sobre o presente e o futuro. O que querem ser quando forem grandes ou o que gostariam de concretizar até às próximas férias são algumas possibilidades.

A ideia é esconder a caixa num local inacessível às crianças e voltar a abri-la um ano depois. Esta é uma forma original de os seus filhos se aperceberem da passagem do tempo e do seu próprio crescimento. Experimente!

 

  1. Faça pequenos passeios

Se não tiver a possibilidade de passar alguns dias fora de casa, planeie pequenas viagens. Pode escolher destinos relativamente perto da sua residência e fazer viagens de um dia.

Aproveite para utilizar outros meios de transporte para além do carro. Leve os seus filhos a andar de comboio, metro, autocarro ou barco, consoante as opções que tenha ao seu dispor.

Sair de casa para passear nunca é demais durante as férias de verão. É uma excelente forma de promover a atividade física e de tirar os pequenos da frente da TV. Se tiver oportunidade de se deslocar até uma praia (na costa ou fluvial), os seus filhos terão divertimento garantido.

Por outro lado, pode também aproveitar para conhecer alguma cidade ou vila portuguesa, durante uma manhã ou uma tarde. É o suficiente para passear no centro histórico e levar os pequenos ao parque infantil.

 

  1. Leve os seus filhos a acampar

As crianças estão sempre desejosas de viver novas aventuras. Acampar é uma ótima opção para viver uns dias diferentes. Dormir numa tenda, debaixo das estrelas, e cozinhar ao ar livre é extremamente divertido e emocionante.

Se tiver jardim e não quiser ir para um parque de campismo, pode sempre improvisar um acampamento “caseiro”. Será igualmente divertido!

 

  1. Encene uma peça de teatro

Estimular a criatividade e a capacidade de comunicação dos seus filhos é tão importante quanto promover a prática desportiva. Uma forma divertida de o fazer é incentivá-los a criar uma pequena peça de teatro. Podem basear-se num conto de que gostem ou até numa história inventada!

Ajude-os a ensaiar as falas e a criar um cenário e convide alguns familiares para jantar e assistir à apresentação. Não se esqueça de filmar a peça de teatro. Além disso, pode colocar um cartão de memória na cápsula do tempo para recordarem nas próximas férias!

 

Estas são apenas algumas ideias para o ajudar a manter as crianças ocupadas e entretidas durante as férias de verão. Se precisar de mais inspiração, saiba que temos outras sugestões para si.

Independentemente das atividades que selecionar, o importante é que participe e que viva momentos de felicidade com os seus filhos.

 



Deixe uma resposta