Férias com crianças: 12 Dicas para relaxar em família!

Férias com crianças

Férias com crianças são um grande desafio! Para quem tem filhos, os dias de descanso do trabalho nem sempre são sinónimo de sossego e descontração. Os mais novos proporcionam, às vezes, experiências stressantes e cansativas.

Saiba, contudo, que é possível relaxar, mesmo quando passa férias com crianças. Para tal, é importante que faça uma boa planificação e que adote alguns cuidados.

Porque sabemos que não é fácil elaborar um guião completo, damos-lhe uma ajuda. Siga as nossas dicas e desfrute de umas férias em pleno!

 

12 Dicas para as suas férias com crianças

  1. Planear as viagens

Quer seja de carro, de avião ou de comboio, é importante planificar as viagens. Escolha o melhor horário e vista ao seu filho roupas confortáveis. Leve água, fruta ou snacks e algo para o entreter.

 

  1. Levar objetos essenciais

Se tem bebés, leve o carrinho de passeio e contacte o alojamento onde vai ficar hospedado para saber se dispõe de berço e cadeira de refeição. Para férias com crianças de outras idades, assegure-se de que leva livros, brinquedos, jogos, filmes, etc.

 

  1. Ir de férias com amigos que também tenham filhos

Se tem amigos com filhos cuja idade ronda a dos seus, aproveite. É uma situação “win-win”. Ganham as crianças, que estão entretidas e divertidas umas com as outras, e ganham os pais, que podem relaxar e aproveitar o momento.

 

  1. Escolher o alojamento mais adequado às suas necessidades

Ao optar por uma casa ou aparthotel sabe, à partida, que haverá mais espaço para todos. Além disso, permite que durmam em quartos separados e dá-lhes a vantagem de poder fazer algumas refeições caseiras. Já o hotel é, por si só, a opção mais completa, pois combina vários serviços num só sítio (incluindo restauração e limpeza). Escolha o que melhor se adequa à sua família e às suas necessidades.

 

  1. Fazer listas

Depois de saber para onde, como e quando vai, é uma boa ideia fazer listas, para não se esquecer de nada e para sentir que tem tudo sob controlo. Subdivida a lista em categorias (por exemplo, compras a fazer, o que levar nas malas, atividades e restaurantes).

 

  1. Diversificar os programas

As idas à praia podem tornar-se enfadonhas para os mais pequenos. Aproveite as férias com crianças para fazer atividades diferentes e estimulantes, como ir ao zoo, a um parque de diversões ou a um museu interativo. Estas experiências são marcantes para os mais novos.

 

  1. Estabelecer regras

É certo que estão todos de férias e é altura de fugir à monotonia do dia-a-dia. Contudo, deve manter algumas rotinas, como dormir a sesta e comer a sopa. Durante as suas férias com crianças, é importante manter a autoridade.

 

  1. Planear as refeições

Quando estamos de férias, temos tendência a cometer alguns excessos no que toca à alimentação (quer na quantidade, quer na qualidade). Aproveite as refeições caseiras para contrariar esta tendência e certifique-se de que prepara pratos saudáveis. Inclua as crianças na confeção das refeições, para que se sintam úteis e aprendam a importância de uma boa dieta.

 

  1. Ter acesso à documentação pessoal

Leve sempre os documentos de identificação e os boletins de vacinação de todos os membros da família.

 

  1. Levar uma mini farmácia

“Uma pessoa prevenida vale por duas”. O ideal é não precisar, mas é importante ter consigo um kit de farmácia e primeiros socorros para os imprevistos que possam surgir. Pensos rápidos, álcool etílico, betadine e analgésicos poderão fazer falta.

 

  1. Não esquecer o protetor solar

Se vai de férias com crianças para destinos de praia, proteger-se do sol deve ser uma das suas preocupações. É, por isso, fundamental levar protetor solar, chapéu e guarda-sol. Evite as idas à praia nas horas de maior calor (11h-17h) e siga as recomendações do Serviço Nacional de Saúde.

 

  1. Levar roupas quentes

Nos dias que correm, o clima é cada vez mais incerto. Os verões já não são a garantia de sol e calor. Como tal, não se esqueça de levar na mala pelo menos umas calças e um casaco para os dias menos quentes e para as noites frescas.

 

Férias com crianças envolvem uma enorme logística. Contudo, são a promessa de momentos divertidos, prazerosos e repletos de amor. Viva intensamente esta altura do ano em que não há trabalho, escola ou horários a cumprir. Liberte-se do peso do dia-a-dia, relaxe e aproveite. Boas férias!

 



Deixe uma resposta