fbpx

Regresso às aulas tranquilo: 20 dicas para pais e filhos!

regresso às aulas

Regresso às aulas nem sempre vem acompanhado de excitação. As novas rotinas criam necessidade de adaptação e, por vezes, nem mesmo a compra de material escolar mitiga os efeitos da mudança.

O regresso à normalidade traz alguma apreensão aos pais e aos filhos. Os adultos querem que tudo seja perfeito e harmonioso, os mais novos receiam a mudança: novos professores, novos amigos, matéria nova e tendencialmente mais complexa.

Mas voltar à rotina não tem de ser doloroso. Damos-lhe algumas dicas que pode aplicar no regresso às aulas e que deve manter ao longo do ano. Sabemos que o sucesso do seu filho é o seu principal objetivo.

 

10 dicas para entrar na rotina no regresso às aulas:

  1. Destaque o lado positivo do regresso às aulas. Motive o seu filho falando-lhe dos novos amigos, do material escolar, das visitas de estudo e das atividades extracurriculares pelas quais pode optar.
  2. Inclua o seu filho na compra do novo material. Opte não só pelo que é útil, mas por aquilo com que ele se sentirá bem (mochila e cadernos alusivos ao seu desenho animado preferido, por exemplo).
  3. Não queira comprar tudo de uma vez. Vá adquirindo o material à medida que os professores o solicitam, evitando comprar o que é desnecessário. Reutilize o material escolar que ainda estiver em condições e coloque etiquetas nos livros e cadernos.
  4. Ter um local de estudo é importante para a organização. O regresso às aulas é boa altura para comprar uma secretária para o seu filho, com gavetas para guardar os livros e cadernos.
  5. Trace algumas regras logo no arranque do ano escolar. Crie restrições no que toca aos horários para ver televisão e jogar videojogos.
  6. Encontre, em diálogo com o seu filho, atividades extracurriculares que lhe darão prazer.
  7. Coloque o horário escolar numa área comum, para que seja consultado por todos os membros do agregado familiar.
  8. Participe nas reuniões de início do ano letivo, mesmo que tal implique ausentar-se do trabalho. É importante conhecer a escola e os professores do seu filho, bem como os restantes encarregados de educação. Troque contactos com alguns deles.
  9. Estabeleça limites no que toda às despesas. Estipule uma semanada do seu filho e ensine-o a gerir os gastos em função do dinheiro disponível.
  10. Esteja atento às alterações de humor. Se o seu filho voltar triste da escola ou estiver desmotivado, pode ser um sinal de que o regresso às aulas não está a ser harmonioso. Converse com ele para saber o que está a sentir e como deve agir.

 

10 truques para aplicar no regresso às aulas e ao longo do ano:

  1. Ter uma boa rotina de sono é fundamental para um crescimento saudável e para que os dias de escola sejam produtivos. Deixe claro desde o início que há novos horários para ir para a cama.
  2. Torne as manhãs divertidas. Perca alguns minutos a mimar o seu filho e vá brincando à medida que se preparam para sair de casa. Acordar cedo vai, assim, ser menos custoso.
  3. Ligar a televisão num canal infantil pode fazer com que o pequeno-almoço seja mais demorado, mas pode ser um mal necessário. Se o seu filho comer mais facilmente enquanto vê desenhos animados, não prescinda de mais cinco ou 10 minutos do seu tempo.
  4. Prepare a mochila na noite anterior, verifique se fez os trabalhos de casa e se tem recados dos professores.
  5. Escolher a roupa no dia anterior e permitir que o seu filho dê uma palavra no que vai vestir evita algumas birras matinais.
  6. Utilize a tecnologia a seu favor. Registe-se nos sites das editoras e encontre os manuais digitais e interativos. Estudar pode tornar-se mais divertido se for feito ao computador ou no tablet.
  7. Implementar uma rotina de estudo ajuda o seu filho a não “perder o fio à meada”. Crie um horário de estudo num dia com menor carga de trabalho. Acompanhe, mas permita que o seu filho seja autónomo e tenha os próprios métodos.
  8. A violência e o bullying estão entre as principais preocupações dos pais. Explique ao seu filho que não deve maltratar os colegas, mas que também não se deve deixar maltratar. É importante que tenha uma boa autoestima e que não tenha medo. Incentive-o a falar com os pais e professores caso se sinta desconfortável.
  9. Passe tempo de qualidade com o seu filho. Não deixe que o trabalho, a escola e as inúmeras tarefas do dia-a-dia o impeçam de ver o seu filho crescer.
  10. Dê espaço para a brincadeira. Estudar é importante e é uma das suas missões, mas a infância tem de ser marcada por momentos de lazer.

 


 

Deixe uma resposta