fbpx

Regresso à Escola: 6 Dicas Para ser Bem-sucedido!

regresso à escola

O regresso à escola é vivido de forma intensa, tanto pelos pais, como pelas crianças, em cada novo ano letivo. Entre a excitação de viver uma nova etapa e o receio de lidar com dificuldades repetidas, o stress pode, por vezes, tomar conta de si e do seu filho.

Peça fundamental e fulcral no desenvolvimento do seu filho, a escola deve ser encarada de forma positiva, por mais stressante que esta fase de início do ano letivo possa ser. Não existe, é certo, fórmula mágica que o ajude a gerir de forma perfeita o regresso à escola, mas há alguns passos que tornam este processo mais simples.

Deixamos aqui algumas dicas para ajudar na preparação do regresso do seu filho à escola.

 

6 Dicas para gerir com sucesso o regresso à escola

 

1. Converse com o seu filho sobre a escola

A forma mais eficaz de saber o que pensa o seu filho sobre o regresso à escola é conversando com ele. Está ansioso? Tem algum receio? Quais as suas expetativas? É importante que o seu filho sinta que pode conversar consigo sobre qualquer aspeto e, sobretudo, sobre a escola.

Questione o balanço que o seu filho faz do ano anterior. O que correu melhor e pior em termos de comportamento, estudo, relacionamento interpessoal? Se considerar necessário, ajude-o a fazer um plano para melhorar os aspetos menos positivos, com alguns objetivos. Estudar mais, brincar com as outras crianças e não sozinho, não falar ao mesmo tempo que o professor, são alguns exemplos.

Mostre-lhe que este ano letivo vai correr ainda melhor!

 

2. Faça uma checklist do material escolar

A melhor forma de organização (ainda) passa pelo papel e caneta. Escrever e reescrever ajuda o nosso cérebro a memorizar e assimilar informação.

Faça uma checklist com o material essencial para o regresso à escola do seu filho. Organize a lista de forma a colocar os itens por ordem decrescente de importância. Contudo, antes de começar a elaborar a lista, verifique com o seu filho quais os materiais do ano passado que pode reutilizar despertando a sua consciência para a reciclagem e para a poupança.

 

3. Reorganize o roupeiro do seu filho

O regresso à escola é acompanhado da mudança de estação, por isso, é importante que tenha o guarda-roupa do seu filho organizado.

Além da adaptação às novas temperaturas, é necessária roupa adequada à escola e às atividades extracurriculares que o seu filho possa frequentar. Para além do que, entre estações, há um pulo de crescimento que obriga a novas peças de roupa.

Por outro lado, a reorganização do guarda-roupa constitui uma oportunidade para verificar o que pode ser doado. Com o crescimento veloz, há muita roupa em ótimo estado, que deixa de servir, mas que pode ser dada a quem mais precisa. Peça ajuda ao seu filho na escolha de roupa para doar e depois entregue numa instituição que necessite. Incuta no seu filho uma atitude solidária!

 

4. Defina a agenda familiar

Outra questão importante a ter em consideração é a definição da agenda familiar. Conciliar previamente horários, formas de deslocação e boleias é importante para evitar um dia-a-dia desorganizado e stressante.

Também o acompanhamento do estudo deve ser previamente definido. O seu filho estudará e fará os trabalhos de casa num ATL, com um explicador privado ou com os pais?

Não deixe esta questão pendente até meio do primeiro período, pois é importante para o seu filho começar o ano letivo de forma organizada e consistente.

 

5. Implemente rotinas saudáveis

É essencial que o seu filho tenha rotinas saudáveis ao longo de todo o ano escolar. É certo que as férias são um período de escape a vários níveis, mas é importante que regressem as rotinas “normais”.

Os horários devem ser mais controlados, no sentido em que deitar cedo e dormir uma boa noite de sono é fundamental para o seu filho. Fazer refeições a horas certas é também crucial, pois ajuda a alinhar as restantes rotinas, como a hora do estudo, da brincadeira ou do banho.

A preocupação e atenção com a alimentação também deve fazer parte deste plano de rotinas saudáveis. Aproveite o regresso à escola para praticar uma dieta mais saudável e equilibrada em casa, melhorando hábitos e práticas alimentares.

Promova igualmente a prática de exercício físico. Afira o interesse do seu filho em praticar alguma modalidade desportiva. Em alternativa, opte por fazer deporto em família. Defina um dia da semana para andar de bicicleta, correr ou ir à piscina com o seu filho.

 

6. Organize um lanche comemorativo

Uma forma de ajudar o seu filho a encarar o regresso à escola de forma positiva é organizando uma pequena festa temática. Faça umas bandeirolas de papel alusivas ao regresso à escola e decore a sua casa com balões coloridos, criando um ambiente alegre e divertido. Pode ser apenas um pequeno lanche com alguns amigos da escola. É o suficiente para promover o convívio e o reatar de ligações.

Para si, esta também é uma oportunidade de conviver e conversar com outros pais sobre o regresso à escola. Pode partilhar preocupações, ideias e dicas enquanto o seu filho brinca com os amigos e descomprime a ansiedade do regresso à escola.

 


 

Deixe uma resposta