Viajar de carro com Crianças: Dicas, Cuidados e Brincadeiras!

viajar de carro

Viajar de carro é penoso para os adultos, quanto mais para as crianças. Viagens com os seus filhos requerem paciência e criatividade. À enorme quantidade de bagagem a transportar, junta-se um desafio: como entreter os miúdos durante várias horas dentro de um carro?

O primeiro passo para viajar de carro com crianças passa por um bom planeamento, não só do que vai levar como da hora de saída. Depois, lembre-se de fazer várias paragens e brincadeiras a bordo.

 

5 Dicas Para Viajar de Carro

  1. Organize tudo com antecedência. Faça uma lista daquilo que precisa de levar, não só para o destino como para a viagem. Faça-o em função do espaço que tem disponível no carro. A bagageira não é infinita e, com crianças, vai sempre querer levar mais e mais.
  2. Se o seu filho tiver tendência a enjoar quando viaja de carro, é prudente dar-lhe um medicamento para o enjoo. Aconselhe-se com o seu médico ou farmacêutico. Administre o fármaco algum tempo antes de iniciar a viagem (meia a uma hora antes é o mais comum, mas deve sempre ler a bula informativa).
  3. A prioridade é a segurança do seu filho. Certifique-se de que a cadeira de retenção está bem colocada e de que os cintos estão à sua medida. Ao longo da viagem, não deve ceder aos pedidos dos seus filhos para retirar os cintos nem deixá-los sozinhos dentro do carro quando faz paragens.
  4. As crianças têm dificuldade em estar quietas durante muito tempo. O ideal é fazer viagens à noite (final do dia ou de madrugada), para que os seus filhos vão a dormir o máximo tempo possível. O conforto é primordial, por isso vista-lhes fato de treino ou pijama.
  5. Vá sem pressa. Em viagens de carro com crianças é aconselhável fazer paragens de 15 a 20 minutos a cada duas horas. Serve para ir à casa de banho, esticar as pernas e permitir que estas se distraiam e gastem alguma energia ao ar livre. Se a viagem de carro for em contexto de férias, não tenha pressa de chegar ao destino e desfrute.

 

O que não deve faltar a bordo ao viajar de carro com crianças

Tenha sempre à mão um saco com alguns bens essenciais. Em função da idade do seu filho, pode precisar de fraldas, muda-fraldas, biberão e chupeta. Já comida, água e guardanapos ou toalhitas é algo que não deve faltar, seja qual for a idade das crianças.

Indispensáveis são também uma almofada, uma manta fina para os cobrir no caso de adormecerem, um casaco e alguns brinquedos para se entreterem. Peça ao seu filho que escolha os brinquedos que quer levar na viagem, desde que caibam numa pequena mochila. Se a criança ainda não tiver idade para escolher, opte pelos seus preferidos ou dê-lhe um brinquedo novo, que capte a sua atenção.

Quando a viagem de carro é feita durante o dia, é importante não esquecer uma rede/cortina para proteger as crianças do sol. Em alternativa, pode prender uma fralda de pano na janela.

 

10 Brincadeiras para entreter as crianças

Evite que as crianças passem o tempo todo a perguntar “quando chegamos?” fazendo brincadeiras que as deixem entretidas. Sabemos que não é fácil, por isso deixamos algumas sugestões:

  1. Brincar com as matrículas dos carros que passam, através de jogos de memória (decorar as matrículas), matemáticos (fazer cálculos com os números) ou de vocabulário (fazer jogos de palavras com as letras).
  2. Levar um leitor de DVD para ver filmes ou desenhos animados (alguns automóveis estão equipados com estes dispositivos) ou um tablet com jogos. Peça à criança que use phones nos ouvidos, assim os pais podem conversar normalmente. Leve um carregador de isqueiro se empresta o seu telemóvel para jogar ou ver vídeos.
  3. Ler. Há crianças que enjoam quando leem, mas há também outras que adormecem com um livro. Pode também ser o pai/mãe a contar a história.
  4. Jogar à letra ou palavra proibida: construam frases sem que ninguém refira a palavra ou letra proibida. O primeiro a fazê-lo perde.
  5. Era uma vez… Contar uma história inspirada no que se vê pelas janelas. Alguém começa com uma frase e os outros vão prosseguindo.
  6. Brincar com a música e as palavras: um jogador escolhe uma palavra e os restantes têm de cantar uma música que inclua a palavra.
  7. Um concurso de karaoke, no qual os pais também participam, ou colocar um CD com as músicas dos artistas ou bandas preferidas do seu filho. Deixe-o cantar e dançar à vontade.
  8. Adivinhar a cor do próximo carro.
  9. Conversar. Se o seu filho já for crescido, a viagem é uma excelente oportunidade para colocar a conversa em dia. Falem do dia a dia na escola, do destino de férias, da família ou dos amigos.
  10. O jogo do silêncio: Ver quem consegue estar mais tempo sem dizer uma única palavra.

 



Deixe uma resposta