Férias com Crianças: 4 Dicas Para Sobreviver e Desfrutar!

férias

Férias com crianças é para muitos pais o maior desafio do verão. Já para a maior parte das crianças é o momento mais esperado do ano!

Pais e filhos passam mais tempo juntos, as famílias reúnem-se mais vezes, o calor convida a atividades divertidas.

Este é um momento de enriquecimento emocional, de crescimento e desenvolvimento de vivências que produzem memórias marcantes.

As crianças experienciam uma sensação de liberdade, associada à ausência de calendários rígidos e à quebra da rotina vivida durante o resto do ano.

Efetivamente, são as crianças quem mais aproveitam as férias, ao contrário dos pais que se centram nas preocupações relativas à sua organização e gestão.

Os pais lutam para alcançar o equilíbrio perfeito, nem sempre possível, entre as expectativas dos filhos e as suas próprias.

Mas nem as mais bem planeadas férias com crianças escapam à ocorrência de imprevistos e é, por isso, necessário ter capacidade de adaptação.

Já falamos anteriormente sobre a temática das férias com crianças dada a importância que este momento tem para toda a família.

Se for viajar com os seus filhos, verifique as nossas dicas para umas férias memoráveis.

Sabemos que não só o destino ou tipo de férias são uma preocupação para quem faz férias com crianças.

Muitas vezes os pais perguntam-se como entreter os mais pequenos, pois a falta de rotina ou ocupação também tem o seu lado negativo: o aborrecimento.

Felizmente, pode confirmar que até onde a imaginação permitir o que não falta são opções divertidas para animar toda a família.

Por vezes, a antecipação dos problemas e situações de stress que podem ocorrer condiciona a forma como se vivencia estes momentos.

Deixamos, por isso, algumas dicas sobre como gerir as férias com crianças.

 

4 Dicas para sobreviver às férias com crianças

1. Planeie-as

Pensar no que gostaria de fazer com os seus filhos é essencial. Fale com eles e tente perceber que tipo de experiências valorizam.

Preferem praia ou campo? Ficar em casa e explorar a vila/cidade ou conhecer um sítio novo? Atividades de aventura ou cultura?

Trace um plano para que o que pode ser controlado decorra como previsto. Planear com antecedência ajuda-o a ser mais eficiente.

Defina um orçamento e contemple uma verba s.o.s. para algum imprevisto que possa surgir.

Pondere entre marcar viajem/alojamento com antecedência ou aproveitar ofertas de última hora.

Hugo Rodrigues, pediatra, deixa alguns conselhos úteis sobre o que deve ter em conta ao preparar férias com crianças.

Mantenha um espírito aberto, o seu plano é apenas um ponto de partida para as suas férias. Não se pode controlar tudo.

 

2. Aproveite o tempo em família

Este é um momento em que deve estar disponível para os seus filhos. As crianças valorizam a atenção que os pais lhes destinam nas férias.

Não se espera por isso que passe o tempo ao telemóvel ou no portátil a trabalhar.

Caso não possa desligar-se totalmente do trabalho durante as férias, tente estabelecer horários restringidos para trabalhar ou receber chamadas.

Preferencialmente, tente aproveitar o momento da sesta ou depois de deitar os seus filhos para que eles não sintam a sua ausência.

 

3. Diminua o ritmo

O tempo é o bem mais precioso que podemos ter. As rotinas do dia a dia privam-nos da disponibilidade para relaxar e para aproveitar as pequenas coisas.

As crianças também se ressentem desta privação. Vivem o dia com um ritmo acelerado entre aulas, atividades extracurriculares e o estudo.

Por isso, nas férias não imponha a necessidade de cumprir religiosamente horários ou de executar o seu plano de forma cega.

Aproveite horas de refeição mais demoradas e contemple momentos livres no calendário das férias, por exemplo.

As crianças precisam de espaço para serem espontâneas e criativas.

 

4. Divirta-se!

A melhor forma de sobreviver a toda a logística e ginástica que as férias com crianças implicam, é divertindo-se.

Não se deixe apoderar pela necessidade de estar no comando 24/7 a controlar tudo, pois estará logo a distanciar-se.

Tenha em mente todas as vezes que pensou como gostaria de ter mais tempo para estar em família e canalize esse sentimento durante as férias.

Inclua no seu planeamento atividades destinadas a adultos e crianças e partilhe momentos de alegria com os seus filhos.

Brinque, deixe-se contagiar pela alegria deles e faça destas férias as melhores de sempre!

 



Deixe uma resposta