fbpx

Férias: 20 sugestões divertidas para entreter o seu filho!

Férias

Férias! Alegria e energia inesgotável para as crianças, felicidade e cansaço a dobrar para os crescidos. Cuidar dos filhos durante 24 horas por dia requer muita criatividade e uma boa dose de paciência.

Quem tem filhos não se surpreende quando ouve frases como “Mãe, o que é que eu faço?” ou “Pai, não tenho nada para brincar”. As crianças exigem mais atenção dos pais quando estão de férias e estes têm de responder com imaginação.

Porque sabemos que nem sempre as ideias surgem, sugerimos-lhe algumas atividades que pode pôr em prática nas férias dos seus filhos. Acima de tudo, não os deixe ficar em casa agarrados à televisão, aos tablets e às consolas. As férias convidam a experiências inesquecíveis.

 

O que fazer com o seu filho nas férias?

1. Se o seu filho se mostrar entusiasmado por conhecer novos amigos e estar rodeado de outras crianças, pense em inscrevê-lo num campo de férias ou ATL. Ao mesmo tempo que se diverte, ganha autonomia.

2. Vão à praia, ao rio ou à piscina. Qualquer opção que permita estar na água é o paraíso para os miúdos. Compre bóias, colchões ou pranchas e multiplique a diversão.

3. O jardim zoológico faz as delícias dos pequeninos. Visitem museus, vão ao oceanário, ao planetário ou a um centro de ciência. O seu filho conhecerá melhor o que o rodeia e as experiências científicas deixá-lo-ão boquiaberto.

4. Brincar com plasticina estimula a imaginação e é super divertido. Vista-lhe uma bata e deixe que o seu filho se suje. O melhor é ir vigiando esta atividade, para evitar que a plasticina se espalhe pela casa.

5. Deixe o seu filho passar um dia na casa de um amigo e retribua cuidando do amigo noutro dia da semana. Duas crianças têm mais facilidade em entreter-se do que uma criança sozinha. Se pensa que vai ter trabalho a dobrar, desengane-se: a tendência é para o seu filho pedir menos a sua atenção.

6. Ainda se lembra do tempo em que saltava à corda, fazia caça ao tesouro, jogava à macaca ou ao esconde-esconde? Junte os seus filhos e sobrinhos e ensine-lhes as brincadeiras da sua infância. São um ótimo incentivo para estarem ao ar livre e aproveitarem os dias de calor.

7. Apanhem conchas e pedras na praia e pintem-nas com guaches. Podem até fazer colagens e criar elementos decorativos para o quarto das crianças.

8. Tire uma tarde para fazer biscoitos com o seu filho. A cozinha pode ser extremamente divertida. As crianças não só adoram colocar as mãos na massa como lavar a loiça e sentir que estão a ajudar numa tarefa que é geralmente atribuída aos pais.

9. Aproveite as férias para dar uma volta ao armário e doar o que já não usa. Deixe que a sua filha experimente as suas roupas e sapatos e que se sinta adulta por alguns minutos.

10. Vão ao cinema ver um filme ou assistam a uma peça de teatro. Aproveitem para convidar um primo ou amigo.

11. Passem alguns dias na casa dos avós, especialmente se estes morarem noutra cidade ou no campo. As férias são uma excelente oportunidade para avós e netos passaram tempo de qualidade e deixarem os pais livres para relaxar.

12. Qualquer criança gosta de uma dose de aventura. Compre uma tenda e deixe os seus filhos acampar no quintal ou terraço, desde que o espaço seja fechado e seguro.

13. Se estiverem numa zona rural, façam passeios de bicicleta, apanhem plantas e andem de cavalo ou pónei. O contacto com a Natureza é uma oportunidade que deve ser agarrada.

14. Passem o dia num parque aquático, aproveitem os escorregas e a água até anoitecer. É felicidade garantida.

15. Fomente hábitos de leitura. Se o seu filho já souber ler e escrever, compre livros adequados para a idade ou troque livros com os amigos. É uma ótima alternativa aos videojogos e desenhos animados.

16. Façam um piquenique num jardim público ou parque. Peça ao seu filho que o ajude a preparar a comida para levar. Opte por alimentos saudáveis e frescos.

17. Dediquem um dia aos desportos radicais. Escalada, canoagem e paintball são algumas hipóteses. Podem também fazer um passeio de barco ou gaivota. Aproveite para tirar fotos e vídeos para mais tarde recordar.

18. Compre jogos de tabuleiro e junte lá em casa os elementos mais novos da família. Se puderem fazê-lo numa mesa ou manta ao ar livre, tanto melhor.

19. Façam trabalhos manuais. Aproveitem material reciclável para criar objetos úteis ou brinquedos únicos. As velhas maracas são apenas um exemplo. Há livros que ensinam a construir aviões, mesas de matraquilhos e até porquinhos mealheiros.

20. Porque as férias servem para quebrar horários, deixe o seu filho deitar-se mais tarde e faça uma festa do pijama. Quer seja com outras crianças ou com os pais, uma luta de almofadas é sempre sinónimo de diversão.

 

A infância é a melhor fase da vida dos seus filhos e as férias devem ser aproveitadas ao máximo. Recupere o tempo perdido ao longo do ano e lembre-se: o que importa é que as crianças se divirtam e sejam felizes.

 


 

Deixe uma resposta