fbpx

Escola: Como a Viver Fora da Escola!

Escola

Escola é muito mais do que aprender entre portas os conteúdos programáticos de cada disciplina. É uma experiência que nos marca para a vida, muito além do espaço de cada sala de aula. São memórias que nos completam e que fazem parte do nosso processo de crescimento e aprendizagem. Influenciam de forma determinante a nossa formação e desenvolvimento.

Recuem aos vossos tempos de estudantes. Sim, lembrem-se dos vossos passeios de turma, do autocarro, dos lanches e dos almoços, das gargalhadas, das canções… Eu lembro-me de quase todos os que fiz durante a minha vida escolar e guardo deles memórias felizes.

São importantíssimas as saídas com os professores e colegas. As partilhas que se fazem fora do contexto escolar ajudam a fortalecer os laços de amizade, fundamentais para um bom desenvolvimento social e afetivo de qualquer criança e adolescente.

Na nossa Escola, as visitas de estudo, os passeios dos 3 dias e a viagem de finalistas, fazem parte do seu projeto educativo. As visitas de estudo são consideradas por nós, indispensáveis. Durante todo o percurso escolar, os nossos alunos visitam museus, monumentos, exposições, tendo em conta as várias áreas do saber. São visitas planeadas e orientadas visando os planos curriculares, mas também adaptadas às várias idades que compõem o nosso universo escolar.

Os passeios dos 3 dias, embora com objetivos diferentes, são igualmente importantes. Privilegiam o convívio, a amizade, a solidariedade, aspetos importantes na formação pessoal e social de cada um de nós. As viagens de finalistas constituem um marco importante, pois é o culminar de uma etapa, é o fecho de um ciclo e é a despedida, nem sempre fácil, entre os vários alunos e professores que partilharam muitos momentos juntos.

 

Visitas de estudo: enriquecimento pessoal e uma nova visão do mundo

Em qualquer uma destas “saídas“ há, no entanto, um ponto que é comum: o fortalecimento e o enriquecimento pessoal. Isto porque, além de desenvolver as aptidões sociais a escola está a promover uma forma complementar de ensino que amplia a visão que temos do Mundo.

Para conseguirmos ajudá-los a ser equilibrados e felizes não basta ensinar-lhes a matemática ou o português, não basta esperar que tenham notas boas e cumpram os objetivos académicos. É necessário também e expectável que se saibam relacionar uns com os outros e com os professores e funcionários. Não nos podemos esquecer que grande parte do dia é passado na escola.

Deste modo, estas saídas escolares promovem não só o desenvolvimento de competências sociais, como também o desenvolvimento da autonomia. Com efeito, os alunos, nestas circunstâncias, são obrigados a ultrapassar eventuais dificuldades e a resolver algum conflito que possa surgir, embora sempre orientados pelos seus professores e monitores.

 

Um dos objetivos do Externato Champagnat é ter um papel importante na formação de crianças e jovens felizes consigo e com o Mundo. Durante o passeio, pretende-se também “tirar” as nossas/vossas crianças da internet, dos jogos online e da televisão. Fazê-los viver outras experiências e demonstrar-lhes que há vida para além das tecnologias.

Queremos crianças e jovens que se sintam felizes. Pensamos que a nossa escola poderá contribuir bastante na construção dessa felicidade e bem-estar. Quando as crianças se sentem bem na escola isso irá transmitir-se também, na família, de uma forma positiva.

 

Sara Alves
Diretora de turma do 8.º ano A
3.º ciclo do Externato Champagnat

 


 

Deixe uma resposta